Questões de Pedagogia

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Das alternativas abaixo identifique aquela na qual todos/as propõem alternativas às concepções de avaliação escolar, que historicamente têm servido para selecionar e classificar os alunos- desvinculada do processo educativo com um todo:

  • A.

    Lea Depresbiteris, Philippe Perrenoud, Jussara Hoffmann, Maria Teresa Steban e Carlos Cipriano Luckesi.

  • B.

    Michel Thiollent, Edgar Morin, Mari Rangel, Naura Syria Carapeto Ferreira e Juan José Mourino Mosquiera.

  • C.

    Álvaro Vieira Pinto, Carlos Rodrigues Brandão, Rubem Alves, Paulo Freire e Celso dos Santos Vasconcellos.

  • D.

    Philippe Perrenoud, Michael Scriven, Tyler Ralph, Benjamin Bloom e Clarilza Prado Sousa.

Um projeto de educação permanente em saúde, para ser eficaz, deve compreender as seguintes instâncias estratégicas: educação no trabalho, capacitação em áreas prioritárias (curto e médio prazos), atualização, capacitação profissional formal de base e formação avançada. Integradas, essas instâncias garantem, na área de saúde, um sistema de gestão de pessoas de qualidade. Em relação à caracterização da educação permanente na área de saúde, julgue os itens a seguir.

A elaboração de um projeto de educação permanente em saúde, por basear-se em instâncias abrangentes, independe das características dos diversos contextos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o enunciado, escolha a alternativa certa. Se entendermos o PPP como organização do trabalho pedagógico na escola (VEIGA, Ilma Passos, 1994, p. 11), um dos elementos constitutivo do PPP é o currículo, por ser:

  • A.

    o processo permanente de reflexão e discussão dos problemas educacionais.

  • B.

    o processo onde os agentes da prática educativa elegem as prioridades materiais e administrativas da escola.

  • C.

    o eixo articulador dos diferentes aspectos do trabalho educativo, integrantes do processo de socialização e construção dos saberes escolares.

  • D.

    o processo técnico-adnimistrativo de gestão da escola.

Um projeto de educação permanente em saúde, para ser eficaz, deve compreender as seguintes instâncias estratégicas: educação no trabalho, capacitação em áreas prioritárias (curto e médio prazos), atualização, capacitação profissional formal de base e formação avançada. Integradas, essas instâncias garantem, na área de saúde, um sistema de gestão de pessoas de qualidade. Em relação à caracterização da educação permanente na área de saúde, julgue os itens a seguir.

A estruturação das instâncias em questão tem como propósito visualizar as distintas estratégias que podem articular-se no desenvolvimento de um projeto integral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o enunciado, escolha a alternativa certa. Na idealização de um novo projeto de escola pública e de sociedade, o PPP tem sido apontado como um instrumento pedagógico e político de mudança. Ao construirmos o PPP temos a intenção de:

  • A.

    elaborar um documento, para atender as exigências da Secretaria da Educação, em conformidade com a LDB.

  • B.

    ter um documento dos especialistas para a assessoria pedagógica.

  • C.

    definir a filosofia, as diretrizes, as metas e os fins da ação pedagógica para a formação de sujeitos capazes de intervirem e transformarem a realidade.

  • D.

    resolver os problemas de gestão e manutenção da escola, em parceria com a comunidade.

Apesar de a lógica de planejamento de um programa de capacitação obedecer ao sentido de cima para baixo, ou seja, apesar de o processo ser iniciado por meio da análise organizacional e ser finalizado com a execução da análise individual, a propagação dos efeitos desses programas segue justamente o sentido inverso, de baixo para cima. Os primeiros resultados são observados nas pessoas, nos aspectos de satisfação pessoal e de aprendizagem, para somente depois serem transferidos para o nível da organização. Com referência à etapa de avaliação de programas de capacitação, julgue os itens que se seguem.

A avaliação do valor final investiga melhorias nos níveis de desempenho dos participantes dos programas de capacitação em suas atribuições de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Escolha a alternativa certa.

Tomaz Tadeu da Silva (2000, p. 150) afirma que depois das teorias críticas e pós-críticas não podemos mais olhar para o currículo com a mesma ingenuidade de antes.

Ambas as teorias nos ensinaram, de diferentes formas, que o currículo é:

  • A.

    uma questão eminentemente técnica, voltada para questões relacionadas a procedimentos e métodos.

  • B.

    uma questão relacionada a transmissão de conhecimentos universalmente válidos/legítimos.

  • C.

    uma questão relacionada ao "como" selecionar objetivos, conteúdos e práticas escolares.

  • D.

    uma questão de saber, identidade e poder.

Apesar de a lógica de planejamento de um programa de capacitação obedecer ao sentido de cima para baixo, ou seja, apesar de o processo ser iniciado por meio da análise organizacional e ser finalizado com a execução da análise individual, a propagação dos efeitos desses programas segue justamente o sentido inverso, de baixo para cima. Os primeiros resultados são observados nas pessoas, nos aspectos de satisfação pessoal e de aprendizagem, para somente depois serem transferidos para o nível da organização. Com referência à etapa de avaliação de programas de capacitação, julgue os itens que se seguem.

O terceiro nível — comportamento no cargo — avalia quanto os participantes aprenderam durante o programa instrucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o enunciado, escolha a alternativa certa. Se concordarmos que currículo constitui-se no núcleo que corporifica o conjunto de todas as experiências cognitivas e afetivas proporcionadas aos alunos e alunas no decorrer do processo de educação escolar, podemos tratá-lo como sendo:

  • A.

    um espaço transcendente e atemporal, desvinculado de formas específicas e contingentes de organização da sociedade.

  • B.

    um espaço conflituoso e ativo de produção cultural.

  • C. um espaço harmonioso de produção de identidades e subjetividades.
  • D.

    um espaço de transmissão de uma cultura incontestada e unitária, necessária ao ajustamento/adaptação do indivíduo a sociedade.

Apesar de a lógica de planejamento de um programa de capacitação obedecer ao sentido de cima para baixo, ou seja, apesar de o processo ser iniciado por meio da análise organizacional e ser finalizado com a execução da análise individual, a propagação dos efeitos desses programas segue justamente o sentido inverso, de baixo para cima. Os primeiros resultados são observados nas pessoas, nos aspectos de satisfação pessoal e de aprendizagem, para somente depois serem transferidos para o nível da organização. Com referência à etapa de avaliação de programas de capacitação, julgue os itens que se seguem.

Medidas de reação, utilizadas no primeiro dia de curso, geralmente investigam a qualidade da programação do evento instrucional, bem como o desempenho didático do instrutor.

  • C. Certo
  • E. Errado
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