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Das alternativas abaixo identifique aquela na qual todos/as propõem alternativas às concepções de avaliação escolar, que historicamente têm servido para selecionar e classificar os alunos- desvinculada do processo educativo com um todo:
Lea Depresbiteris, Philippe Perrenoud, Jussara Hoffmann, Maria Teresa Steban e Carlos Cipriano Luckesi.
Michel Thiollent, Edgar Morin, Mari Rangel, Naura Syria Carapeto Ferreira e Juan José Mourino Mosquiera.
Álvaro Vieira Pinto, Carlos Rodrigues Brandão, Rubem Alves, Paulo Freire e Celso dos Santos Vasconcellos.
Philippe Perrenoud, Michael Scriven, Tyler Ralph, Benjamin Bloom e Clarilza Prado Sousa.
Um projeto de educação permanente em saúde, para ser eficaz, deve compreender as seguintes instâncias estratégicas: educação no trabalho, capacitação em áreas prioritárias (curto e médio prazos), atualização, capacitação profissional formal de base e formação avançada. Integradas, essas instâncias garantem, na área de saúde, um sistema de gestão de pessoas de qualidade. Em relação à caracterização da educação permanente na área de saúde, julgue os itens a seguir.
A elaboração de um projeto de educação permanente em saúde, por basear-se em instâncias abrangentes, independe das características dos diversos contextos.
Considerando o enunciado, escolha a alternativa certa. Se entendermos o PPP como organização do trabalho pedagógico na escola (VEIGA, Ilma Passos, 1994, p. 11), um dos elementos constitutivo do PPP é o currículo, por ser:
o processo permanente de reflexão e discussão dos problemas educacionais.
o processo onde os agentes da prática educativa elegem as prioridades materiais e administrativas da escola.
o eixo articulador dos diferentes aspectos do trabalho educativo, integrantes do processo de socialização e construção dos saberes escolares.
o processo técnico-adnimistrativo de gestão da escola.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Um projeto de educação permanente em saúde, para ser eficaz, deve compreender as seguintes instâncias estratégicas: educação no trabalho, capacitação em áreas prioritárias (curto e médio prazos), atualização, capacitação profissional formal de base e formação avançada. Integradas, essas instâncias garantem, na área de saúde, um sistema de gestão de pessoas de qualidade. Em relação à caracterização da educação permanente na área de saúde, julgue os itens a seguir.
A estruturação das instâncias em questão tem como propósito visualizar as distintas estratégias que podem articular-se no desenvolvimento de um projeto integral.
Considerando o enunciado, escolha a alternativa certa. Na idealização de um novo projeto de escola pública e de sociedade, o PPP tem sido apontado como um instrumento pedagógico e político de mudança. Ao construirmos o PPP temos a intenção de:
elaborar um documento, para atender as exigências da Secretaria da Educação, em conformidade com a LDB.
ter um documento dos especialistas para a assessoria pedagógica.
definir a filosofia, as diretrizes, as metas e os fins da ação pedagógica para a formação de sujeitos capazes de intervirem e transformarem a realidade.
resolver os problemas de gestão e manutenção da escola, em parceria com a comunidade.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Apesar de a lógica de planejamento de um programa de capacitação obedecer ao sentido de cima para baixo, ou seja, apesar de o processo ser iniciado por meio da análise organizacional e ser finalizado com a execução da análise individual, a propagação dos efeitos desses programas segue justamente o sentido inverso, de baixo para cima. Os primeiros resultados são observados nas pessoas, nos aspectos de satisfação pessoal e de aprendizagem, para somente depois serem transferidos para o nível da organização. Com referência à etapa de avaliação de programas de capacitação, julgue os itens que se seguem.
A avaliação do valor final investiga melhorias nos níveis de desempenho dos participantes dos programas de capacitação em suas atribuições de trabalho.Escolha a alternativa certa.
Tomaz Tadeu da Silva (2000, p. 150) afirma que depois das teorias críticas e pós-críticas não podemos mais olhar para o currículo com a mesma ingenuidade de antes.
Ambas as teorias nos ensinaram, de diferentes formas, que o currículo é:
uma questão eminentemente técnica, voltada para questões relacionadas a procedimentos e métodos.
uma questão relacionada a transmissão de conhecimentos universalmente válidos/legítimos.
uma questão relacionada ao "como" selecionar objetivos, conteúdos e práticas escolares.
uma questão de saber, identidade e poder.
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Apesar de a lógica de planejamento de um programa de capacitação obedecer ao sentido de cima para baixo, ou seja, apesar de o processo ser iniciado por meio da análise organizacional e ser finalizado com a execução da análise individual, a propagação dos efeitos desses programas segue justamente o sentido inverso, de baixo para cima. Os primeiros resultados são observados nas pessoas, nos aspectos de satisfação pessoal e de aprendizagem, para somente depois serem transferidos para o nível da organização. Com referência à etapa de avaliação de programas de capacitação, julgue os itens que se seguem.
O terceiro nível comportamento no cargo avalia quanto os participantes aprenderam durante o programa instrucional.
Considerando o enunciado, escolha a alternativa certa. Se concordarmos que currículo constitui-se no núcleo que corporifica o conjunto de todas as experiências cognitivas e afetivas proporcionadas aos alunos e alunas no decorrer do processo de educação escolar, podemos tratá-lo como sendo:
um espaço transcendente e atemporal, desvinculado de formas específicas e contingentes de organização da sociedade.
um espaço conflituoso e ativo de produção cultural.
um espaço de transmissão de uma cultura incontestada e unitária, necessária ao ajustamento/adaptação do indivíduo a sociedade.
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Apesar de a lógica de planejamento de um programa de capacitação obedecer ao sentido de cima para baixo, ou seja, apesar de o processo ser iniciado por meio da análise organizacional e ser finalizado com a execução da análise individual, a propagação dos efeitos desses programas segue justamente o sentido inverso, de baixo para cima. Os primeiros resultados são observados nas pessoas, nos aspectos de satisfação pessoal e de aprendizagem, para somente depois serem transferidos para o nível da organização. Com referência à etapa de avaliação de programas de capacitação, julgue os itens que se seguem.
Medidas de reação, utilizadas no primeiro dia de curso, geralmente investigam a qualidade da programação do evento instrucional, bem como o desempenho didático do instrutor.
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