Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enumere as lacunas da coluna B de acordo com o termo conceitual apresentado na coluna A:
Coluna A
1. Percepção da educação brasileira nos anos 70.
2. Perspectiva curricular da educação popular.
3. Perspectiva da pedagogia crítico-social dos conteúdos.
4. Movimento de renovação curricular da década de 80 do século XX.
Coluna B
( ) Focaliza questões referentes ao conhecimento escolar, propondo- se a resgatar a importância dos conteúdos e a ressaltar a função básica da escola – a transmissão do saber sistematizado, a transmissão dos conteúdos escolares.
( ) Adota-se o ponto de vista que a escola deve transmitir a todos a que ela tenha acesso, sem discriminação, o "saber universal", ou seja, o saber historicamente acumulado, necessário à formação de cidadãos.
( ) A abordagem crítica de questões curriculares no Brasil acentua- se quando se inicia o processo de redemocratização do país, e especialistas brasileiros, preocupados com os altos índices de evasão e repetência, problematizam o currículo e a estrutura da escola.
( ) Para pensar a escola e o currículo, os autores rejeitam a dicotomização entre saber sistematizado e conscientização, argumentando que tudo que é ensinado e aprendido precisa sê-lo criticamente.
A seqüência correta da Coluna B, de cima para baixo é:
3, 4, 1, 2.
4, 2, 1, 3.
1, 2, 4, 3.
3, 4, 2, 1.
Quando analisamos modelos sistematizados para propostas de mudança educativa, constatamos que tanto a descentralização como a centralização são instrumentos para a gestão de problemas permanentes, cujas soluções se situam em tempos e contextos específicos. Aplicando o quadro conceitual abaixo, assinale a alternativa correta:
A política centralista tem papel predominante, nos territórios locais, na contextualização da política curricular mediante a concepção, implementação e avaliação de projetos curriculares que são recontextualizados em função de orientações políticas que assegurem a igualdade.
O vetor principal da descentralização educativa é o da territorialização da decisão, isto é, o reconhecimento de que territórios são recursos instrumentais para a democratização e a eficiência.
A crítica à heterogeneidade e à defesa de uma democracia próxima dos atores, com competência para interpretar localmente as decisões centrais, não são aspectos de maior relevância nas políticas centralizadas.
A indefinição dos limites entre as dimensões de localização do poder (nível central ou nível local) e de assunção do poder (responsabilidade política e responsabilidade profissional) é uma das questões em permanente debate na concepção de política curricular de consenso entre os atores e que não merece relevância na discussão de descentralização educativa.
Escolha a alternativa correta. As interações sociais constituem um campo rico de significados para as crianças de 0 a 6 anos, nessa direção as creches e pré-escolas devem ser:
Um espaço onde o desenvolvimento infantil aconteça de forma harmônica e linear.
Um espaço privilegiado de interações não só de adultos e crianças, mas entre as próprias crianças, e das crianças com o mundo físico, social e cultural.
Um espaço que reafirme o modelo escolar de atendimento, enfatizando aspectos do desenvolvimento infantil.
Um espaço seguro e sem conflitos que possibilite o "desabrochar" da infância.
As práticas do cotidiano escolar têm, por trás de si, vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade, e como conseqüência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a – aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1988), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:
Pedagogia Liberal (tradicional, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Emancipatória (libertadora, renovada progressista, libertária e crítico-social dos conteúdos).
Pedagogia Autoritária (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Progressista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
A Educação Infantil deve ser uma ação científica e sistematicamente pensada, elaborada e planejada que objetiva a formação das crianças enquanto ser social. Escolha a alternativa que NÃO é coerente com essa perspectiva de Educação Infantil.
A criança é considerada um ser social, cultural e histórico e, portanto participa ativamente do processo educativo.
As ações e intenções dos professores na educação infantil devem estar voltadas para os interesses e necessidades específicas das crianças pequenas.
A criança é um ser passivo de ações desencadeadas pelos adultos, sob a influência do meio.
A criança é um sujeito ativo que influencia, modifica e constrói o meio.
A história das instituições de Educação Infantil no Brasil, revelam uma duplicidade nas propostas de atendimento às crianças. Para as creches era atribuída a função de beneficência, e aos jardins de infância e préescola, era atribuída uma função educativa. Considerando o enunciado escolha a alternativa correta:
Todas as instituições pré-escolares têm um caráter filantrópico, caritativo e assistencial, portanto não possuem objetivos educacionais.
Esta questão é uma falsa dicotomia, todas as instituições têm um caráter educativo, as creches uma proposta de educação assistencial e a pré-escola uma proposta escolarizante.
Somente as pré-escolas e os jardins de infância têm um caráter educacional.
As creches, pré-escolas e jardins de infância não se diferenciam em objetivos, conteúdos e procedimentos de atenção à criança.
Considerando o enunciado, escolha a alternativa INCORRETA. Na atualidade, a mídia impressa e eletrônica, principalmente TV e a Internet, têm um potencial pedagógico que tem sido desprezado na educação. Fazer uso dos multimeios para enriquecer e contextualizar o processo ensino aprendizagem significa, criticamente, conhecê-los para:
saber de suas vantagens e desvantagens.
a adesão incondicional.
saber dos seus riscos e possibilidades.
transformá-los, em alguns momentos, em ferramentas, e, em outros dispensá-los.
Um projeto de educação permanente em saúde, para ser eficaz, deve compreender as seguintes instâncias estratégicas: educação no trabalho, capacitação em áreas prioritárias (curto e médio prazos), atualização, capacitação profissional formal de base e formação avançada. Integradas, essas instâncias garantem, na área de saúde, um sistema de gestão de pessoas de qualidade. Em relação à caracterização da educação permanente na área de saúde, julgue os itens a seguir.
Um projeto de educação permanente deve articular-se com as políticas de recursos humanos, obedecer à análise de necessidades e de conjuntura, propor objetivos de curto e médio prazos, determinar prioridades e selecionar estratégias e instâncias de ação.
Escolha a alternativa certa. Considerando que a construção do conhecimento é um processo que integra a avaliação, como devem ser avaliados os conhecimentos aprendidos e/ou construídos pelos/as alunos/as?
Com base nos critérios definidos para cada série e nos critérios mais gerais, vinculados à organização curricular e as condições de aprendizagem oferecidas, avaliar as características próprias, os limites e as possibilidades grupais e individuais de cada turma.
Atribuindo notas/conceitos através de provas, de testes e de trabalhos e/ou exercícios.
Através de instrumentos de medição da aprendizagem que possibilita a aprovação ou reprovação.
Julgando as habilidades intelectuais, envolvendo os aspectos pessoais e comportamentais dos educandos.
Um projeto de educação permanente em saúde, para ser eficaz, deve compreender as seguintes instâncias estratégicas: educação no trabalho, capacitação em áreas prioritárias (curto e médio prazos), atualização, capacitação profissional formal de base e formação avançada. Integradas, essas instâncias garantem, na área de saúde, um sistema de gestão de pessoas de qualidade. Em relação à caracterização da educação permanente na área de saúde, julgue os itens a seguir.
Os projetos de educação permanente, para serem concebidos e acompanhados de forma eficaz, devem contemplar apenas uma instância por vez.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...