Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com referência à organização da estrutura escolar por ciclos, fases e seriação, julgue os itens subseqüentes.

Os professores que trabalham com o currículo organizado por ciclos têm demonstrado muito mais preocupações em elaborar seus planejamentos de ensino para cumprir os conteúdos estipulados para aquele ciclo, independentemente do ritmo de aprendizagem dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No livro A resolução de problemas na Matemática escolar, Krulik e Reys, Editora Atual, discute-se uma das interpretações mais comuns de resolução de problemas, a ser considerada como um processo. Um dos artigos, escrito por Nicholas A. Branca, diz: O que é considerado importante nesta interpretação são os métodos, os procedimentos, as estratégias, e os heurísticos – aqui usados para indicar estratégia geral, independente do problema em particular – que os alunos usam na resolução de problemas. Essas partes do processo são a sua essência, e como tal, tornam-se um foco do currículo matemático.

A partir dessa afirmação, NÃO é correto dizer que:

  • A.

    É muito importante o modo como o aluno resolve problemas

  • B.

    Faz parte do processo de resolução de problemas levar-se em conta os heurísticos utilizados.

  • C.

    Na resolução de problemas é importante mobilizar estratégias gerais.

  • D.

    Não é importante determinar previamente o objetivo a ser atingido na resolução de um problemas.

  • E.

    Se o aluno estiver munido de uma variedade de estratégias estará mais habilitado para resolver problemas.

Uma criança de um ano e meio insiste em subir e descer alguns degraus existentes próximo ao local que você está com o grupo. Diante dessa situação, a conduta mais adequada do professor deve

  • A.

    tentar chamar sua atenção para outra coisa, pois aquele local é perigoso.

  • B.

    reivindicar com um superior para que alguma coisa seja feita, pois os degraus são inadequados naquele local.

  • C.

    explicar para a criança porque ela não pode ficar lá.

  • D.

    não intervir, pois ela está fazendo o que quer e tem competência para continuar brincando sem perigo.

  • E.

    criar uma forma de permitir que ela realize essa atividade, com segurança.

Apesar da grande discussão acerca do papel da avaliação em âmbito escolar, no caso das organizações de trabalho e empresas, mesmo em face do crescente investimento em sistemas de capacitação e desenvolvimento profissional, a maioria ainda desconhece as principais possibilidades e finalidades das avaliações de aprendizagem. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Avaliar aprendizagem implica investigar, somente ao final do processo instrucional, quantos objetivos foram devidamente alcançados pelos educandos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à organização da estrutura escolar por ciclos, fases e seriação, julgue os itens subseqüentes.

A partir de 1980, vários estados e municípios reestruturaram o ensino fundamental com o objetivo político de minimizar o problema da repetência na primeira série. Foi adotado como princípio norteador a flexibilização da seriação. Assim, a seriação deu lugar ao ciclo básico com duração de dois anos para as crianças se alfabetizarem. Observou-se com essa organização que os problemas em relação ao desenvolvimento escolar foram superados, pois as crianças aprenderam a ler e escrever sem dificuldades.

  • C. Certo
  • E. Errado

O termo Metacognição é utilizado por alguns estudiosos para designar o conhecimento consciente do educando sobre o próprio processo de raciocínio. Sternberg em artigo publicado na revista Edutional Researcher, 1996, escreveu que metacognição

 .... se refere ao conhecimento sobre o próprio processo de raciocínio que, por ser consciente, guia e aprimora a eficiência do comportamento orientado para a solução de problemas.

Suponha a situação de um aluno que mostra ao professor a resolução de um problema pedindo que ele avalie se está ou não correta. O professor lê a resolução e percebe que ela está correta. Qual a resposta mais adequada do professor no sentido de estimular a metacognição do aluno?

  • A.

    Você acertou. Muito bem!

  • B.

    O que você acha? Que errou ou que acertou?

  • C.

    Apesar de estar certo, é bom você refazer.

  • D.

    Uma resolução nunca está certa totalmente. Vamos ver o que dá para aproveitar daquilo que você fez.

  • E.

    Explique-me como você resolveu o problema para que eu possa lhe ajudar a descobrir se está certo ou errado.

O exercício metodológico sistematizado do professor de educação infantil deve contemplar:

  • A.

    observar, refletir, avaliar e planejar.

  • B.

    explicitar sua hipótese e defendê-la.

  • C.

    estudar, aplicar e divulgar os resultados.

  • D.

    definir sujeitos, fazer uma experiência, coletar os dados e publicá-los.

  • E.

    desenvolver uma monografia baseada em suas memórias após um grande período de experiência prática.

Apesar da grande discussão acerca do papel da avaliação em âmbito escolar, no caso das organizações de trabalho e empresas, mesmo em face do crescente investimento em sistemas de capacitação e desenvolvimento profissional, a maioria ainda desconhece as principais possibilidades e finalidades das avaliações de aprendizagem. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A avaliação fornece informações importantes para a tomada de decisão sobre a contratação ou não de centros de capacitação e desenvolvimento profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Diante dos altos índices de evasão e reprovação registrados no ensino fundamental de determinado município, o secretário de educação resolveu implantar o programa de aceleração do fluxo escolar em todos os estabelecimentos de ensino, considerando que a repetência e a evasão nesse nível de ensino acarretam diversos problemas tanto para o poder público quanto para os próprios indivíduos, principalmente àqueles que pertencem aos setores desfavorecidos.

À luz dessa situação hipotética e de temas a ela associados, julgue os itens seguintes.

Os alunos que apresentam necessidades especiais devem ser atendidos exclusivamente pelos centros de ensino especiais, os quais devem buscar o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem desses alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O psicólogo Jean Piaget escreveu em 1948:

Analise as afirmações abaixo.

I. A matemática é tão difícil para muitas crianças porque ela lhes é imposta, sem consideração pela forma com que aprendem ou pensam.

II. As situações de contexto que o professor cria são cruciais para o desenvolvimento matemático da criança.

III. Numa situação de aprendizado autônomo o professor organiza os conteúdos de maneira linear e progressiva para que a criança possa guiar-se com mais facilidade.

Dentre estas afirmações, estão em concordância com o texto de Piaget APENAS

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...