Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na teoria piagetiana, a criança, no primeiro ano de vida, aprende, principalmente, por meio de

  • A.

    satisfação de suas necessidades básicas (de alimentação, de sono e de higiene).

  • B.

    maturação das capacidades inatas, a partir dos reflexos.

  • C.

    estímulos e experiências proporcionados pelos adultos que a cercam, possibilitando o aprendizado de suas primeiras rotinas.

  • D.

    desenvolvimento das informações de seu código genético.

  • E.

    exploração e experimentação sobre os objetos, utilizando-se de esquemas sensório-motores.

Apesar da grande discussão acerca do papel da avaliação em âmbito escolar, no caso das organizações de trabalho e empresas, mesmo em face do crescente investimento em sistemas de capacitação e desenvolvimento profissional, a maioria ainda desconhece as principais possibilidades e finalidades das avaliações de aprendizagem. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A avaliação objetiva investigar o desempenho humano nas organizações em situações controladas, distantes ou próximas do contexto organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Diante dos altos índices de evasão e reprovação registrados no ensino fundamental de determinado município, o secretário de educação resolveu implantar o programa de aceleração do fluxo escolar em todos os estabelecimentos de ensino, considerando que a repetência e a evasão nesse nível de ensino acarretam diversos problemas tanto para o poder público quanto para os próprios indivíduos, principalmente àqueles que pertencem aos setores desfavorecidos.

À luz dessa situação hipotética e de temas a ela associados, julgue os itens seguintes.

No âmbito das considerações do secretário de educação quanto aos problemas “para o poder público”, a retenção dos alunos no sistema de ensino causada pelo número excessivo de reprovações nas séries iniciais contribui significativamente para o aumento dos gastos públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

É comum nas instituições de Educação Infantil observarmos as crianças, ao brincarem, utilizarem um objeto qualquer para representar outro (por exemplo, um toco de madeira transforma-se em um pente). Indique como este jogo é designado e uma de suas funções.

  • A.

    Jogo simbólico e construção de novas possibilidades de ação pela criança em seu meio.

  • B.

    Jogo de regras e conhecimento de regras e o trabalho com limites sociais.

  • C.

    Jogo de aquisição e aumento da criatividade infantil.

  • D.

    Jogo verbal e desenvolvimento da linguagem verbal na criança em idade pré-escolar.

  • E.

    Jogo de construção e possibilitar o desenvolvimento global da criança.

 

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

Normativa ou formativa, a avaliação deve sempre permitir a reformulação ou readequação da proposta pedagógica em questão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Diante dos altos índices de evasão e reprovação registrados no ensino fundamental de determinado município, o secretário de educação resolveu implantar o programa de aceleração do fluxo escolar em todos os estabelecimentos de ensino, considerando que a repetência e a evasão nesse nível de ensino acarretam diversos problemas tanto para o poder público quanto para os próprios indivíduos, principalmente àqueles que pertencem aos setores desfavorecidos.

À luz dessa situação hipotética e de temas a ela associados, julgue os itens seguintes.

O programa implantado pelo secretário de educação objetiva promover, a curto e médio prazos, a melhoria do desempenho de rendimento dos alunos que se encontram em defasagem idade/série.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma perspectiva construtivista, a alfabetização é entendida como:

  • A.

    o ensino formalizado das letras e normas gramaticais.

  • B.

    processo de aquisição dos sons por parte das crianças com vistas à aquisição da escrita.

  • C.

    um processo de formação de leitores e escritores capazes de produzir e reproduzir sentidos, por meio de sistemas gráficos, com vistas à comunicação.

  • D.

    capacidade de decifrar e compor um texto a partir do uso das letras, palavras e regras gramaticais, que se inicia ao final da pré-escola.

  • E.

    um processo gradual e cumulativo que se inicia com a leitura e escrita de letras, silabas, palavras, frases e, finalmente, textos.

 

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

A avaliação normativa torna-se evidente quando a proposta pedagógica assume a construção do conhecimento como seu principal pilar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Laura, que é professora universitária atuante na área de pedagogia para licenciaturas, foi convidada para discutir com um grupo de professores que atuam no ensino fundamental do município de Boa Vista sobre o tema educação básica no Brasil. Na introdução de sua palestra, ela afirmou que a educação brasileira, nas últimas duas décadas, apresentou mudanças significativas, citando, como exemplo, a queda na taxa de analfabetismo e o aumento significativo do número de matrículas em todos os níveis de ensino. Explicou, ainda, que essas mudanças são resultantes da implementação de políticas públicas de universalização do atendimento escolar para crianças na faixa etária escolar obrigatória e das transformações ocorridas no mundo do trabalho.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

As “transformações no mundo do trabalho”, mencionadas pela professora Laura, incluem iniciativas no sentido de proibir o trabalho infantil e estimular o retorno das crianças à escola por meio de medidas compensatórias, como a de complementação da renda familiar associada à exigência de que os filhos de beneficiados pelo programa estejam matriculados em estabelecimento de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em seu grupo existe uma criança, por volta de 3 anos de idade, muito ativa, esperta e que requer constantemente a sua atenção. Um certo dia, quando você passava com o grupo próximo a um telefone, essa criança diz: "Quero telefonar para a minha mãe!". Do ponto de vista do desenvolvimento infantil, você interpreta que nesse momento ela:

  • A.

    inventou uma nova maneira de chamar a sua atenção.

  • B.

    está carente, alguma coisa ruim aconteceu em casa.

  • C.

    está testando limites, já que é proibido as crianças falarem ao telefone.

  • D.

    está se apropriando de conhecimentos e formas sociais das pessoas se comunicarem quando estão distantes.

  • E.

    é uma criança que se distrai por qualquer coisa, não conseguindo manter a concentração no que é proposto.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...