Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As dimensões política, científica e artística do fazer do professor, no trabalho junto às crianças, referem-se, respectivamente, a:
sindicalizar-se, fazer pós-graduação e desenvolverse nas artes plásticas, música ou literatura.
ensinar as crianças sobre a ordem social, o método científico e habilidades artísticas.
defender um partido, um paradigma e uma concepção estética.
posicionar-se diante de valores sociais, usar métodos de investigação e criar espaços para a criatividade.
produzir ética, conhecimentos e erudição.
Apesar da grande discussão acerca do papel da avaliação em âmbito escolar, no caso das organizações de trabalho e empresas, mesmo em face do crescente investimento em sistemas de capacitação e desenvolvimento profissional, a maioria ainda desconhece as principais possibilidades e finalidades das avaliações de aprendizagem. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
A retroalimentação do subsistema de planejamento de programas de capacitação e desenvolvimento configura-se como uma das possibilidades oferecidas pela avaliação de aprendizagem.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Diante dos altos índices de evasão e reprovação registrados no ensino fundamental de determinado município, o secretário de educação resolveu implantar o programa de aceleração do fluxo escolar em todos os estabelecimentos de ensino, considerando que a repetência e a evasão nesse nível de ensino acarretam diversos problemas tanto para o poder público quanto para os próprios indivíduos, principalmente àqueles que pertencem aos setores desfavorecidos.
À luz dessa situação hipotética e de temas a ela associados, julgue os itens seguintes.
A educação básica é composta da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos e educação especial.
De acordo com o texto acima, a avaliação atual do ensino mascara:
a existência de discriminação e preconceitos de origem étnica, social ou sexual.
as atitudes de desempenho, como provas e trabalhos em grupo.
os currículos pretendido, implementado e conseguido.
a discriminação sofrida por alunos com maiores dificuldades.
que diferentes grupos sociais, sexuais ou étnicos exigem diferentes conteúdos curriculares.
A tendência predominante na educação contemporânea caracteriza como função do professor
ensinar a sua matéria, sem intervir no desenvolvimento do currículo da escola.
elaborar seus projetos, integrados à proposta pedagógica da escola.
desenvolver a sua programação de acordo com o currículo elaborado pelo MEC.
especificar os conteúdos de sua matéria conforme o roteiro de avaliação que deverá aplicar no final do período.
permitir que as crianças elaborem o próprio currículo.
Apesar da grande discussão acerca do papel da avaliação em âmbito escolar, no caso das organizações de trabalho e empresas, mesmo em face do crescente investimento em sistemas de capacitação e desenvolvimento profissional, a maioria ainda desconhece as principais possibilidades e finalidades das avaliações de aprendizagem. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
A avaliação é uma ferramenta eficaz de averiguação da qualidade dos serviços prestados pelos centros de capacitação e desenvolvimento profissional.
Diante dos altos índices de evasão e reprovação registrados no ensino fundamental de determinado município, o secretário de educação resolveu implantar o programa de aceleração do fluxo escolar em todos os estabelecimentos de ensino, considerando que a repetência e a evasão nesse nível de ensino acarretam diversos problemas tanto para o poder público quanto para os próprios indivíduos, principalmente àqueles que pertencem aos setores desfavorecidos.
À luz dessa situação hipotética e de temas a ela associados, julgue os itens seguintes.
As estatísticas educacionais têm apontado que os alunos da primeira e da quinta séries abandonam a escola, tendo em vista que consideram essas sérias as mais difíceis do ensino fundamental.
O processo de aprendizagem, segundo Vygotsky, é marcado, principalmente, pela compreensão de que este acontece
a partir do reforço de determinados comportamentos importantes para a vida em sociedade.
no processo de exploração das características dos objetos pela criança.
na interação com outras pessoas.
pela maturação de capacidades cognitivas.
no desenvolvimento das potencialidades da criança determinadas pelo seu código genético.
Apesar da grande discussão acerca do papel da avaliação em âmbito escolar, no caso das organizações de trabalho e empresas, mesmo em face do crescente investimento em sistemas de capacitação e desenvolvimento profissional, a maioria ainda desconhece as principais possibilidades e finalidades das avaliações de aprendizagem. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
A única finalidade da avaliação é corrigir o desempenho do educando, a fim de que este contribua eficazmente ao alcance dos objetivos organizacionais.
Diante dos altos índices de evasão e reprovação registrados no ensino fundamental de determinado município, o secretário de educação resolveu implantar o programa de aceleração do fluxo escolar em todos os estabelecimentos de ensino, considerando que a repetência e a evasão nesse nível de ensino acarretam diversos problemas tanto para o poder público quanto para os próprios indivíduos, principalmente àqueles que pertencem aos setores desfavorecidos.
À luz dessa situação hipotética e de temas a ela associados, julgue os itens seguintes.
Os estudos têm mostrado que o número maior de abandono escolar ocorre entre os alunos que passam por inúmeras reprovações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...