Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando a concepção inclusiva de educação, o papel das Instituições de Educação Especial é definido como:
Modalidade de ensino que funciona paralela ao ensino regular, podendo realizar as mesmas atividades que a escola regular, inclusive escolarizar.
Modalidade de ensino que se responsabilizará pelo atendimento ao aluno que não apresenta condições cognitivas para freqüentar o ensino regular.
Instituições que vêm impedindo o processo de inclusão e por isso devem ser extintas.
Modalidade que perpassa, como complemento ou suplemento, todas as etapas e níveis de ensino. Oferece um conjunto de recursos educacionais e de estratégias de apoio colocados à disposição dos alunos com deficiência, removendo barreiras que impedem a freqüência desses alunos às classes comuns do ensino regular.
Para Piaget, o jogo de exercício, que, segundo o autor, não tem outra finalidade que não o próprio prazer do funcionamento, e não é uma conduta exclusiva deste ou daquele período da vida, mas é uma ação evidente e a única forma de jogo possível para as crianças do período
hipotético dedutivo.
sensoriomotor.
operatório formal.
pré-operatório.
simbólico.
Na organização do currículo escolar brasileiro observa-se que:
I. Cada sistema de ensino e suas respectivas escolas têm ampla liberdade para definir seus componentes integradores. Orientação essa que firma o princípio da flexibilidade curricular propugnada pela LDB e confirma a tendência contemporânea de diversificação das fontes do currículo.
II. Língua Estrangeira Moderna é componente obrigatório em toda a extensão da educação básica, o que se justifica pelo crescente processo de planetarização das relações internacionais, seja no âmbito econômico, seja no âmbito cultural.
III. Mediante ajuste da proposta pedagógica da disciplina Educação Física à faixa etária da população escolar, a mesma passa a ser de caráter obrigatório aos cursos noturnos.
Somente a assertiva I está correta
Somente a assertiva II está correta
Somente a assertiva III está correta
Todas as assertivas estão corretas
Todas as assertivas estão incorretas
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com a evolução das relações de trabalho, em decorrência de pressões sociais e da sofisticação dos ambientes organizacionais, uma nova postura da área de recursos humanos fez-se necessária. Acerca da gestão estratégica de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.
A estratégia de controle de pessoal é cada vez mais enfatizada pelas novas áreas de recursos humanos.
As Novas Tecnologias em Educação, tais como o uso da informática, a utilização da internet, da multimídia, e de outros recursos ligados às linguagens digitais de que atualmente dispomos estão cada vez mais presentes nas escolas para qualificar o processo educativo. Sobre estas é correto afirmar:
A integração destas à educação deverá se dar de forma aleatória, sem o estabelecimento de objetivos específicos ou projetos próprios, pois o que importa é oferecer aos alunos o acesso ao computador.
A integração destas à educação deverá se dar de forma aleatória, sem o estabelecimento de objetivos específicos ou projetos próprios, pois o que importa é oferecer aos alunos o acesso ao computador.
A obtenção de resultados qualitativos no processo educacional escolar com o uso dessas tecnologias depende da forma como elas são introduzidas e utilizadas nesse processo.
Em nada ou muito pouco vêm colaborar para tornar o processo ensino e aprendizagem mais prazeroso, eficiente e de qualidade.
O planejamento de condições de ensino deve ser realizado de modo a facilitar todas as fases do processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso criar eventos instrucionais que estimulem cada etapa do processamento cognitivo de informações. A respeito da criação de condições de ensino (recursos e métodos), julgue os seguintes itens.
O material impresso é um dos meios de entrega mais utilizados em treinamentos a distância. Essa mídia serve também de apoio a cursos presenciais e semipresenciais. Porém, o material impresso deve ser totalmente substituído por novas tecnologias da informação e comunicação, tanto nos ambientes educacionais quanto nos organizacionais.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma professora de uma turma da 3.ª série propôs uma atividade externa à escola. Três alunos sugeriram uma visita a um museu. Todos concordaram. Então, passaram a uma nova etapa: começaram a organizar a atividade. As crianças foram falando o que precisavam fazer para organizá-la e a professora foi listando os itens na lousa: a definição da data, as informações sobre o horário de visita ao museu, o transporte para o deslocamento, o melhor trajeto do ônibus, o comunicado aos pais, o lanche, o roteiro da visita e a forma de registro. Entre uma fala e outra, o grupo ia aprovando algumas decisões e modificando outras.
Diante da situação descrita e considerando o planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.
A participação dos alunos no planejamento da visita ao museu é considerada uma ação pedagógica, uma vez que os alunos aprendem a fazer escolhas e a tomar decisões.
Segundo Mazzotta (2001), "A inclusão da educação de deficientes, da educação dos excepcionais ou da educação especial na política educacional brasileira vem a ocorrer":
No final dos anos 20 e início da década de 30 do século XX.
No final dos anos 50 e início da década de 60 do século XX.
Somente com a Lei n.º 5.692/71.
Somente com a Lei n.º 4.024/61.
Segundo Freire, a autoconcentração é a marca característica do aluno na fase
de primeira infância.
de segunda infância
da pré-adolescência.
da adolescência.
adulta.
O percentual máximo de faltas que o aluno do ensino fundamental e médio pode acumular, sem que alcance o status de "reprovação por faltas", é:
25% do total de horas previstas para o período letivo
75% do total dos dias previstos para o período letivo
25% do total dos dias previstos para o período letivo
75% do total da carga horária de cada disciplina prevista para o período letivo
25% do total de carga horária de cada disciplina prevista para o período letivo
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...