Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere os itens abaixo:

I - Visão do Homem: centrada na existência, na vida, na atividade. Descoberta das diferenças individuais. Eixo Principal: o sentimento. Importante: o aspecto psicológico (processos mentais e habilidades cognitivas), os métodos, o aluno, os interesses, a espontaneidade, o não diretivismo (a não intervenção do professor), qualidade de ensino, a relação do professor e aluno (democrática). Experiências vividas.

II - Não pressupõe explicitamente uma visão de homem. Eixo Principal: eficiência técnica, produtividade. Importante: a objetivação e a operacionalização do trabalho pedagógico (procura-se eliminar subjetividade; o professor e o aluno são executores do processo educativo); técnicas e métodos; diretivismo; quantidade e qualidade técnica; conhecimento positivo e técnico (especialização e profissionalização).Preocupação Política: inclusão do indivíduo na máquina produtiva do sistema social global.

III - Visão de Homem: totalidade (síntese de múltiplas determinações), processo (faz-se a si próprio ao fazer a sua história). Eixo Principal: a lógica dialética.Importante: o conteúdo (concreto englobando o sócio-político-históricocultural); o professor; a escola; o saber (vinculado ao social); diretivismo (intervenção do professor); o engajamento político; a competência técnica, interesse pelas classes populares.Preocupação Política: democratização ou socialização do ensino e a transformação da sociedade.

Os itens I, II e III identificam, respectivamente, procedimentos que estão de acordo com as tendências pedagógicas da

  • A.

    Pedagogia Tecnicista, Libertadora e Nova

  • B.

    Pedagogia Libertadora, Nova e Tradicional

  • C.

    Pedagogia Crítico-social dos conteúdos, Libertadora e Nova

  • D.

    Pedagogia Nova, tecnicista e Crítico-social dos conteúdos.

  • E.

    Pedagogia Crítico-social dos conteúdos, Nova e tecnicista

Com a evolução das relações de trabalho, em decorrência de pressões sociais e da sofisticação dos ambientes organizacionais, uma nova postura da área de recursos humanos fez-se necessária. Acerca da gestão estratégica de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

O reconhecimento dos colaboradores como principal ativo das organizações pouco impacta no desenvolvimento de políticas e práticas de recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao elegermos o currículo das nossas escolas, a reflexão deve contemplar quais conhecimentos incluir/excluir, que grupos sociais considerar e de que forma estão sendo incluídos/excluídos e, conseqüentemente, que divisões sociais estão sendo produzidas ou reforçadas no interior desse currículo. Nesse processo, ao administrador escolar, enquanto especialista em assuntos educacionais, compete:

  • A.

    Com o orientador educacional e o supervisor escolar, refletir e encaminhar as discussões, junto à comunidade escolar, do processo de articulação das ações curriculares, mediando e interferindo para que o aluno e sua realidade sejam foco permanente de reflexão e do redirecionamento desta.

  • B.

    Coordenar somente o processo de discussão, elaboração e operacionalização do planejamento de ensino.

  • C.

    Responsabilizar-se apenas pela apresentação de dados da comunidade escolar, como suporte para as escolhas que farão parte do currículo.

  • D.

    Definir e elaborar, junto com os administradores das outras escolas da rede, somente os projetos que as escolas devem incluir no currículo e desenvolver durante o ano letivo.

O planejamento de condições de ensino deve ser realizado de modo a facilitar todas as fases do processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso criar eventos instrucionais que estimulem cada etapa do processamento cognitivo de informações. A respeito da criação de condições de ensino (recursos e métodos), julgue os seguintes itens.

As taxonomias de objetivos educacionais (como as de Bloom e colaboradores) ou o sistema de classificação de resultados de aprendizagem (como o de Gagné) são ferramentas úteis que facilitam a elaboração de planos de ensino bem seqüenciados e a escolha de métodos e recursos de ensino adequados aos objetivos instrucionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, pertinentes às bases psicológicas da aprendizagem.

Para a teoria construtivista, o aluno aprende imitando os companheiros de classe e os adultos mais experientes, ou seja, os familiares, os professores e os membros da sua comunidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A finalidade da avaliação pode ser concebida em duas dimensões diversas:

De controle como cerceamento, ou de controle enquanto acompanhamento. Das alternativas abaixo, em qual delas mais se encontra a dimensão de controle da avaliação enquanto acompanhamento?

  • A.

    Presença de parâmetros comparativos, verificando a caminhada do aluno através de fichas.

  • B.

    Garantir a neutralidade e objetividade do processo, estabelecendo uma série de regras, normas e fórmulas para estatisticamente verificar o desempenho do aluno.

  • C.

    Observar os trajetos percorridos por cada um, obedecendo os ritmos e interesses diversos.

  • D.

    Privilégio às tabelas de ponto, observando o alcance ou não de determinados padrões.

(O melhor professor) é aquele que quer que o aluno aprenda, que se empenha pra que o aluno aprenda, não aquele professor que finge que ensina e o aluno finge que aprende.  (...)

O professor que saiba valorizar o nosso trabalho. (...) Que explica a matéria bem, devagar. Que quando eu não vou aprendendo, vai repetindo (...)

Para Júlio Groppa, estes depoimentos revelam que para que o professor possa fazer valer seu projeto moralizante, o aluno impõe as regras operacionais: é preciso parecer familiar, próximo, amigo. A senha para esta passagem será, então, a amizade − o que traduz a tentativa de simetrização dos lugares instituídos, e que resultaria na simulação de uma parceria.

Estabelece-se, assim, para o Autor, uma espécie de barganha imaginária, em que cada qual, perante os riscos imanentes, requer que o outro abra mão do que lhe for mais caro:

  • A.

    para o aluno, a obediência voluntária; para o professor, a hegemonia de seu lugar.

  • B.

    para o aluno, a disposição para aprender; para o professor, a vontade de ensinar.

  • C.

    para o aluno, a dedicação só quando o professor é amigo; para o professor, conseguir que todos os alunos aprendam.

  • D.

    para o aluno, fazer o que tiver vontade na classe; para o professor, a atenção e dedicação de todos.

  • E.

    para o aluno, a indisciplina; para o professor, os objetivos do projeto escolar.

A avaliação está presente em toda a vida escolar, além de marcar as práticas pedagógicas e as relações sociais. Como parte do processo de ensinoaprendizagem, ela se torna relevante quando apreendida no contexto escolar em que ocorre. Segundo Juan Manuel Alvarez Mendes (2002) a avaliação que faz alusão à necessária participação de todos os sujeitos que se vêem afetados, principalmente professor e aluno, não como meros expectadores ou sujeitos passivos "que respondem", mas que reagem e participam das decisões que são adotadas e que lhes afetam. Neste sentido, o autor está referindo-se à avaliação:

  • A.

    Somática.

  • B.

    Diagnóstica.

  • C.

    Democrática.

  • D.

    Classificatória.

  • E.

    Formativa e somativa.

Com a evolução das relações de trabalho, em decorrência de pressões sociais e da sofisticação dos ambientes organizacionais, uma nova postura da área de recursos humanos fez-se necessária. Acerca da gestão estratégica de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

A promoção do alinhamento entre objetivos individuais e organizacionais é um dos principais objetivos da gestão estratégica de recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A escola, por si, não forma cidadãos, mas pode preparar, instrumentalizar e proporcionar condições para que seus alunos possam apropriar-se dos conhecimentos, firmar-se e construir sua cidadania. Para cumprir essa função social, a escola precisa:

  • A. Apenas I e IV.
  • B. I, II, III, IV.
  • C. Apenas I, II, III.
  • D. Apenas II e III.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...