Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, pertinentes às bases psicológicas da aprendizagem.
Historicamente, os educadores vêm percebendo que a aprendizagem do aluno, em determinado momento da escolaridade, depende das possibilidades delineadas e das formas de pensamento que eles dispõem naquela fase de desenvolvimento, sem levar em conta as experiências anteriores e a prática educativa que está sendo por eles vivenciada.
Na perspectiva de um ensino para todos e aberto às diferenças, avalia-se:
A aprendizagem considerando o desenvolvimento do grupo.
A aprendizagem pelo percurso do aluno no decorrer de um curso. Leva-se em conta o que ele é capaz de fazer para ultrapassar suas dificuldades, construir os conhecimentos, tratar informações, organizar seu trabalho e participar ativamente da vida escolar.
A aprendizagem considerando os objetivos traçados e a capacidade do aluno responder ao esperado.
A aprendizagem do aluno, seu rendimento individual. No entanto, todo o investimento do processo educacional é feito na perspectiva de que o aluno com deficiência se iguale aos outros alunos.
A pedagogia crítico-superadora, que busca responder a determinados interesses de classe é diagnóstica, judicativa e teleológica. É teleológica porque
apresenta os benefícios filosóficos.
determina um alvo onde quer chegar.
se antagoniza com a pedagogia piagetiana.
se exime de qualquer aspecto político.
é baseada em lógica cartesiana.
Papel do professor: transmitir conteúdos interligados à experiência concreta do aluno. Papel do aluno: aprender os conteúdos para ultrapassar o pré-saber e adquirir o conhecimento sistematizado. Estamos nos referindo à pedagogia:
Tradicional.
Nova
Crítico- social dos conteúdos
Libertadora
Tecnicista.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com a evolução das relações de trabalho, em decorrência de pressões sociais e da sofisticação dos ambientes organizacionais, uma nova postura da área de recursos humanos fez-se necessária. Acerca da gestão estratégica de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.
As políticas de recursos humanos são orientadas para a obtenção de objetivos estratégicos organizacionais.
Segundo Martins (1991), o planejamento, como elemento do processo administrativo, inclui:
A determinação de objetivos, políticas, métodos e programas a serem desenvolvidos, bem como das formas de acompanhamento e controle.
Determinação de objetivos, políticas e métodos, as metas a serem alcançadas, o cronograma e a avaliação.
Políticas, técnicas, métodos, os planos a serem desenvolvidos e sua implementação.
Introdução, justificativa, conteúdos, determinação de objetivos, os métodos e o cronograma.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O planejamento de condições de ensino deve ser realizado de modo a facilitar todas as fases do processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso criar eventos instrucionais que estimulem cada etapa do processamento cognitivo de informações. A respeito da criação de condições de ensino (recursos e métodos), julgue os seguintes itens.
Objetivos instrucionais cognitivos enfatizam resultados de aprendizagem expressos em termos de interesses, atitudes, valores, disposições ou tendências emocionais. Um exemplo de objetivo de ensino desse domínio é tratar indistintamente bem pessoas com diferentes características individuais, em situação de atendimento ao público.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, pertinentes às bases psicológicas da aprendizagem.
As teorias sociointeracionistas afirmam que a ausência de erros nos trabalhos executados pelos alunos é uma manifestação de aprendizagem.
É correto afirmar que:
Uma avaliação classificatória promove o diálogo entre os professores, entre professores e alunos e entre a escola e os pais, pela profundidade do acompanhamento.
A busca de objetividade e precisão em avaliação desvia o olhar do educador acerca do potencial do educando.
Notas e conceitos classificatórios não padronizam o que é diferente, personalizando as dificuldades e os avanços de cada aluno.
Uma análise qualitativa em avaliação não relativiza o certo e o errado.
Dentre os métodos de ensino, que podem ser utilizados pelos professores, existe um no qual é apresentada uma situação aos alunos e os mesmos deverão encontrar uma ou mais respostas, explorando estratégias independentes. Esse método é conhecido como ensino
científico.
globalizado.
do descobrimento guiado.
por solução de problemas.
por tentativa, erro e acertos casuais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...