Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Constitui uma das técnicas de aprendizagem prática:
debate cruzado;
estudo de caso;
socioanálise;
instrução programada;
rodízio.
Angel Pérez Gomez, cita Kemmis acerca da natureza do processo de reflexão. Assinale a alternativa incorreta com relação a essa nova concepção da prática profissional:
A reflexão não pressupões e prefigura relações sociais. A reflexão é uma forma individual de trabalho mental, quer seja mecânica ou especulativa.
A reflexão não é nem independente dos valores, nem neutral, antes expressa e servem interesses humanos, políticos culturais e sociais particulares.
A reflexão não é indiferente nem passiva perante a ordem social, nem propaga meramente valores sociais consensuais, antes reproduz ou transforma ativamente as práticas ideológicas que estão na base da ordem social.
A reflexão não é determinada psicologicamente, nem é pensamento puro, antes expressa uma orientação para a ação e refere-se às relações entre o pensamento e ação nas situações históricas em que nos encontramos.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A diretora Maria Auxiliadora assumiu o cargo em uma escola pública de 1.ª a 4.ª série que atende alunos de classes desfavorecidas. Diante dos problemas encontrados na instituição, tais como falta de material didático-pedagógico, péssimas condições do espaço físico, falta de mobiliário adequado, carteiras quebradas e desmobilização da associação de pais e mestres, em seu discurso de posse, falou sobre a importância da integração da família na escola como parceira para a resolução de problemas. Em seguida, professores e funcionários foram convidados a discutir a implantação do planejamento participativo (todas fases) naquela escola, envolvendo os demais membros da comunidade escolar.
Com base na situação hipotética e considerando a concepção, a construção, o acompanhamento e a avaliação do planejamento participativo, julgue os itens a seguir.
Segundo a diretora, o planejamento participativo se caracteriza como um processo. Portanto, será elaborado por etapas. É preciso ser vivenciado, assimilado, amadurecido e construído por todos os membros envolvidos.
A Resolução CEB nº 2/98 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, afirma que as escolas utilizarão a parte diversificada de suas propostas curriculares para enriquecer e complementar a base nacional comum, propiciando, de maneira específica, a introdução de
projetos e atividades do interesse de suas comunidades.
estudos transversais, como ética e cidadania.
programa de educação sexual e de saúde para os adolescentes.
propostas de formação profissional para adolescentes maiores de 14 anos.
uma língua estrangeira de acordo com o interesse dos docentes da escola.
Um dos papéis da área de recursos humanos de uma empresa moderna é:
a centralização;
a colaboração;
a ênfase na operacionalização;
a hierarquização;
a padronização.
Podemos estabelecer diferentes níveis e categorias quanto ao tipo de necessidades de formação assinaladas pelos professores. As necessidades relativas ao currículo dizem respeito:
Ao desenvolvimento de novos planos curriculares que implica a necessidade de aperfeiçoamento profissional dos professores, nomeadamente novos estilos de ensino, de apresentação da informação, de comunicação, de avaliação, de definição dos objetivos etc.
Às necessidades de aprendizagem dos alunos, tratamento da diversidade, problemas de disciplina, rendimento, motivação etc.
À abordagem dos professores, como profissionais e como pessoas, do que ao ensino.
Às necessidades da instituição na sua globalidade, do currículo, dos alunos, da organização e dos professores, do clima interno, das relações com o exterior.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A diretora Maria Auxiliadora assumiu o cargo em uma escola pública de 1.ª a 4.ª série que atende alunos de classes desfavorecidas. Diante dos problemas encontrados na instituição, tais como falta de material didático-pedagógico, péssimas condições do espaço físico, falta de mobiliário adequado, carteiras quebradas e desmobilização da associação de pais e mestres, em seu discurso de posse, falou sobre a importância da integração da família na escola como parceira para a resolução de problemas. Em seguida, professores e funcionários foram convidados a discutir a implantação do planejamento participativo (todas fases) naquela escola, envolvendo os demais membros da comunidade escolar.
Com base na situação hipotética e considerando a concepção, a construção, o acompanhamento e a avaliação do planejamento participativo, julgue os itens a seguir.
Para Maria Auxiliadora, a associação de pais e mestres pode ser parceira na construção do planejamento participativo daquela escola.
A roda de conversa, atividade já reconhecida no contexto das instituições de Educação Infantil, tem lugar na proposta pedagógica enquanto
momento estritamente dedicado a designar tarefas do dia para as crianças.
momento de retornar para as crianças avaliações do professor quanto ao comportamento destas.
atividade permanente da rotina, por isso sem objetivos pré-estabelecidos.
momento na rotina necessário para tranqüilizar as crianças e contribuir com a sua concentração nas atividades.
possibilidade de criar situações que contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral, por meio das interações estabelecidas nesta situação pedagógica.
Segundo Moacir Gadotti, a criação de conselhos de escola representa uma parte de um processo; eles só serão eficazes num conjunto de medidas políticas que visem
à participação e à democratização das decisões.
ao desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos.
à organização de grêmios estudantis.
à elaboração de um projeto político-pedagógico, que viabilize a auto-avaliação.
à organização de um currículo que proponha que os pais se transformem em professores e vice-versa.
" ...é objetivo a ser perseguido incansavelmente e, ao ser implementado, deve considerar as características e peculiaridades de cada organização e do grupo de pessoas que a compõe." (Pereira Garcia, 1999, p.227) Este trecho refere-se ao seguinte aspecto de um programa de Treinamento e Desenvolvimento:
hierarquização;
participação;
equipamentos;
redução de custos;
produto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...