Questões de Pedagogia

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Constitui uma das técnicas de aprendizagem prática:

  • A.

    debate cruzado;

  • B.

    estudo de caso;

  • C.

    socioanálise;

  • D.

    instrução programada;

  • E.

    rodízio.

Angel Pérez Gomez, cita Kemmis acerca da natureza do processo de reflexão. Assinale a alternativa incorreta com relação a essa nova concepção da prática profissional:

  • A.

    A reflexão não pressupões e prefigura relações sociais. A reflexão é uma forma individual de trabalho mental, quer seja mecânica ou especulativa.

  • B.

    A reflexão não é nem independente dos valores, nem neutral, antes expressa e servem interesses humanos, políticos culturais e sociais particulares.

  • C.

    A reflexão não é indiferente nem passiva perante a ordem social, nem propaga meramente valores sociais consensuais, antes reproduz ou transforma ativamente as práticas ideológicas que estão na base da ordem social.

  • D.

    A reflexão não é determinada psicologicamente, nem é pensamento puro, antes expressa uma orientação para a ação e refere-se às relações entre o pensamento e ação nas situações históricas em que nos encontramos.

A diretora Maria Auxiliadora assumiu o cargo em uma escola pública de 1.ª a 4.ª série que atende alunos de classes desfavorecidas. Diante dos problemas encontrados na instituição, tais como falta de material didático-pedagógico, péssimas condições do espaço físico, falta de mobiliário adequado, carteiras quebradas e desmobilização da associação de pais e mestres, em seu discurso de posse, falou sobre a importância da integração da família na escola como parceira para a resolução de problemas. Em seguida, professores e funcionários foram convidados a discutir a implantação do planejamento participativo (todas fases) naquela escola, envolvendo os demais membros da comunidade escolar.

Com base na situação hipotética e considerando a concepção, a construção, o acompanhamento e a avaliação do planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

Segundo a diretora, o planejamento participativo se caracteriza como um processo. Portanto, será elaborado por etapas. É preciso ser vivenciado, assimilado, amadurecido e construído por todos os membros envolvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Resolução CEB nº 2/98 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, afirma que as escolas utilizarão a parte diversificada de suas propostas curriculares para enriquecer e complementar a base nacional comum, propiciando, de maneira específica, a introdução de

  • A.

    projetos e atividades do interesse de suas comunidades.

  • B.

    estudos transversais, como ética e cidadania.

  • C.

    programa de educação sexual e de saúde para os adolescentes.

  • D.

    propostas de formação profissional para adolescentes maiores de 14 anos.

  • E.

    uma língua estrangeira de acordo com o interesse dos docentes da escola.

Um dos papéis da área de recursos humanos de uma empresa moderna é:

  • A.

    a centralização;

  • B.

    a colaboração;

  • C.

    a ênfase na operacionalização;

  • D.

    a hierarquização;

  • E.

    a padronização.

Podemos estabelecer diferentes níveis e categorias quanto ao tipo de necessidades de formação assinaladas pelos professores. As necessidades relativas ao currículo dizem respeito:

  • A.

    Ao desenvolvimento de novos planos curriculares que implica a necessidade de aperfeiçoamento profissional dos professores, nomeadamente novos estilos de ensino, de apresentação da informação, de comunicação, de avaliação, de definição dos objetivos etc.

  • B.

    Às necessidades de aprendizagem dos alunos, tratamento da diversidade, problemas de disciplina, rendimento, motivação etc.

  • C.

    À abordagem dos professores, como profissionais e como pessoas, do que ao ensino.

  • D.

    Às necessidades da instituição na sua globalidade, do currículo, dos alunos, da organização e dos professores, do clima interno, das relações com o exterior.

A diretora Maria Auxiliadora assumiu o cargo em uma escola pública de 1.ª a 4.ª série que atende alunos de classes desfavorecidas. Diante dos problemas encontrados na instituição, tais como falta de material didático-pedagógico, péssimas condições do espaço físico, falta de mobiliário adequado, carteiras quebradas e desmobilização da associação de pais e mestres, em seu discurso de posse, falou sobre a importância da integração da família na escola como parceira para a resolução de problemas. Em seguida, professores e funcionários foram convidados a discutir a implantação do planejamento participativo (todas fases) naquela escola, envolvendo os demais membros da comunidade escolar.

Com base na situação hipotética e considerando a concepção, a construção, o acompanhamento e a avaliação do planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

Para Maria Auxiliadora, a associação de pais e mestres pode ser parceira na construção do planejamento participativo daquela escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

A roda de conversa, atividade já reconhecida no contexto das instituições de Educação Infantil, tem lugar na proposta pedagógica enquanto

  • A.

    momento estritamente dedicado a designar tarefas do dia para as crianças.

  • B.

    momento de retornar para as crianças avaliações do professor quanto ao comportamento destas.

  • C.

    atividade permanente da rotina, por isso sem objetivos pré-estabelecidos.

  • D.

    momento na rotina necessário para tranqüilizar as crianças e contribuir com a sua concentração nas atividades.

  • E.

    possibilidade de criar situações que contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral, por meio das interações estabelecidas nesta situação pedagógica.

Segundo Moacir Gadotti, a criação de conselhos de escola representa uma parte de um processo; eles só serão eficazes num conjunto de medidas políticas que visem

  • A.

    à participação e à democratização das decisões.

  • B.

    ao desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos.

  • C.

    à organização de grêmios estudantis.

  • D.

    à elaboração de um projeto político-pedagógico, que viabilize a auto-avaliação.

  • E.

    à organização de um currículo que proponha que os pais se transformem em professores e vice-versa.

" ...é objetivo a ser perseguido incansavelmente e, ao ser implementado, deve considerar as características e peculiaridades de cada organização e do grupo de pessoas que a compõe." (Pereira Garcia, 1999, p.227) Este trecho refere-se ao seguinte aspecto de um programa de Treinamento e Desenvolvimento:

  • A.

    hierarquização;

  • B.

    participação;

  • C.

    equipamentos;

  • D.

    redução de custos;

  • E.

    produto.

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