Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A ação mais adequada a uma concepção que respeita a especificidade da infância ao se deparar com uma criança que demonstra interesse por conhecer a linguagem escrita é
proporcionar situações pertinentes, continuando a utilizar a linguagem escrita em seu aspecto funcional, de forma a possibilitar que a criança vá se apropriando desta linguagem.
possibilitar à criança atividades que direcionem seu interesse para outras linguagens, já que não é papel da Educação Infantil o ensino da linguagem escrita.
estimular o interesse da criança e proporcionar atividades que trabalhem a coordenação motora fina e o desenho de letras em diferentes tipos de superfícies e de folhas.
incluir o trabalho com as letras do alfabeto, para esta criança especificamente.
continuar a desenvolver o que foi inicialmente planejado, pois a aquisição da linguagem é um processo espontâneo que acontecerá naturalmente.
No momento em que o professor entende que o aprendiz sempre sabe alguma coisa e pode usar esse conhecimento para seguir aprendendo, ele se dá conta de que a pura intuição (do professor) não é mais suficiente para guiar o trabalho.
Segundo Telma Weisz, é preciso
ensinar o professor a preparar suas aulas a partir de uma refência metodológica.
procurar uma metodologia de ensino adequada às características de cada aluno.
planejar um curso a partir das exigências apontadas em cada área do conhecimento.
organizar a prática educativa de modo que o educando possa administrar a sia própria aprendizagem.
considerar o conhecimento prévio do aprendiz e as contradições que ele enfrenta no processo de aprendizagem.
"... Propor e dirigir um exercício dessa natureza pode não ser uma das atividades mais difíceis e complicadas. Entretanto, saber fazer leituras isentas e realísticas do que foi desvelado, e, mais que isso, facilitar ao grupo fazê-las por si mesmo é sem dúvida ainda mais adequado, embora difícil." Este trecho, extraído de Marinho, 1999, p. 379, refere-se à seguinte etapa do processo de elaboração e execução de programas de treinamento e desenvolvimento:
prospecção;
foco da abordagem;
aquecimento;
planejamento;
processamento.
A primeira atitude necessária para um ensino reflexivo é a mentalidade aberta que pode ser definida como:
A limitação da mente ao objetivo proposto para que ela não se disperse em devaneios inúteis.
A ausência de qualquer idéia pré-concebida, de qualquer teoria pedagógica que influencie na exata compreensão da especificidade do processo ensino aprendizagem de um determinado momento.
Predisposição para afrontar a atividade com curiosidade, energia, capacidade de renovação e de luta contra a rotina.
A ausência de preconceitos, de parcialidades e de qualquer hábito que limite a mente e a impeça de considerar novos problemas e de assumir novas idéias integra um desejo ativo de escutar mais do que um lado, de acolher os fatos, de prestar atenção sem melindres a todas as alternativas de reconhecer a possibilidade do erro mesmo relativamente àquilo em que mais acreditamos.
A instituição de Educação Infantil é um espaço que permite à criança o exercício da cidadania. Nesse sentido, são alternativas que contribuem para a organização da rotina na Educação Infantil:
I. Os fazeres educativos que norteiam a rotina devem ser flexíveis e precisam ser discutidos, explicados, negociados e construídos com as crianças.
II. A rotina deve ser regida por horas: hora de entrar na instituição, hora de entrar na sala, hora da atividade livre, hora do lanche, hora da roda, hora da atividade pedagógica, hora do parque, hora da higiene, hora do almoço, hora do sono ou descanso.
III. As atividades das crianças, na instituição, constituem-se em dormir, acordar, tomar banho, molhar-se, secar-se, tomar sol, conviver com a natureza, crescer, criar, brincar, conviver com diferentes adultos e crianças de várias idades, ficar sozinhas, amar, ficar zangadas; estas devem ser pensadas para as crianças, respeitando-se o tempo e o espaço.
IV. A rotina deverá ser organizada de modo que a criança possa ter interações saudáveis com os coleguinhas de diferentes idades e profissionais da instituição, ter as suas experiências contadas por meio de seus registros visíveis nas paredes, oferecendo um espaço para a criança viver a sua infância.
Assinale a alternativa que contém somente afirmativas corretas.
II, III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
I, II e IV.
No que concerne a concepção, importância, dimensões e níveis do processo de planejamento, julgue os itens subseqüentes.
Uma das funções do planejamento educacional é garantir a racionalização, a organização e a coordenação dos recursos, de modo que haja previsão da realização das ações, evitando-se a improvisação.
A organização de "cantinhos" realizada pelo professor na instituição de Educação Infantil fundamenta-se na idéia de planejar espaços
separados para as crianças objetivando, principalmente, diminuir as brigas.
fixos durante o ano, que seguem um sistema de rodízio entre as diversas turmas, facilitando o trabalho do professor com a arrumação das salas, de forma que ele possa se dedicar a objetivos pedagógicos de maior prioridade.
semelhantes aos de casa, por exemplo, o quarto, a sala e a cozinha adaptados às necessidades infantis, de forma que a criança aprenda e se prepare para atividades cotidianas da vida adulta.
diversos que tornem a instituição de Educação Infantil mais adequada à infância, tirando ao máximo a aparência do cotidiano escolar.
que favoreçam a autonomia, dando condições para que as crianças possam buscar menos a atenção do adulto, ao mesmo tempo em que ampliam a rede de interações com seus pares.
biológicas e de manifestações de afetividade.
genéticas e do desenvolvimento cognitivo.
individuais e das condições de existência.
maturacionais e de fatores emocionais.
intelectuais e manifestações culturais.
Entre as dimensões que tornam uma organização qualificada, encontra-se:
o trabalho individualizado;
o foco no cumprimento de tarefas e na obediência;
a diminuição dos níveis hierárquicos;
o distanciamento entre os diferentes setores da empresa;
o impedimento do desenvolvimento da autonomia.
Os professores reflexivos necessitam de comunicar e partilhar as suas idéias com outros colegas, o que sublinha a importância das atividades de trabalho e de discussão em grupo. O trecho acima se refere a qual destreza necessária à realização de um ensino reflexivo?
Destrezas avaliativas.
Destrezas estratégicas.
Destrezas de comunicação.
Destrezas práticas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...