Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Carlos Marcelo Garcia desenvolveu um programa de formação de professores que utiliza a reflexão como eixo central. Este programa trabalha com a figura do mentor que pode ser definido como:
Professor com vasto conhecimento teórico capaz de exercer contínua reciclagem entre seus pares.
Orientador pedagógico que fiscaliza e supervisiona os projetos antes de sua aplicação.
Professor do mesmo nível dos demais que dará parecer crítico sobre o trabalho de seus pares.
Professor com larga experiência docente que dará o seu apoio aos professores principiantes e que com eles desenvolverá ciclos de supervisão clínica.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A diretora Maria Auxiliadora assumiu o cargo em uma escola pública de 1.ª a 4.ª série que atende alunos de classes desfavorecidas. Diante dos problemas encontrados na instituição, tais como falta de material didático-pedagógico, péssimas condições do espaço físico, falta de mobiliário adequado, carteiras quebradas e desmobilização da associação de pais e mestres, em seu discurso de posse, falou sobre a importância da integração da família na escola como parceira para a resolução de problemas. Em seguida, professores e funcionários foram convidados a discutir a implantação do planejamento participativo (todas fases) naquela escola, envolvendo os demais membros da comunidade escolar.
Com base na situação hipotética e considerando a concepção, a construção, o acompanhamento e a avaliação do planejamento participativo, julgue os itens a seguir.
Para efetivar o planejamento participativo eficiente e eficaz, Maria Auxiliadora transmitiu aos professores e funcionários a idéia de que é necessário a participação de toda a comunidade escolar.
A experiência de trabalho com a primeira infância em Reggio Emilia (na Itália) concebe a criatividade como sendo:
uma faculdade mental que não influencia a construção do conhecimento pela criança, já que difere dos aspectos cognitivos propriamente ditos.
uma característica do indivíduo que deve ser respeitada pelo professor, tendo em vista a observação do cotidiano da criança na escola.
uma atitude espontânea que permeia as ações infantis em qualquer contexto de suas vidas.
expressa por meio de processos cognitivos, afetivos e imaginativos, que de forma integrada apoiam a construção de soluções inesperadas.
uma capacidade a ser desenvolvida por meio de técnicas de trabalho e métodos artísticos reconhecidos pelo trabalho pedagógico com as linguagens artísticas.
A descrição acima refere-se à concepção de educação
libertadora.
tecnicista.
progressista.
renovada não-diretiva.
crítico-social dos conteúdos.
Constitui uma das técnicas de aprendizagem por conceitos:
debate cruzado;
estágio;
dramatização;
projeto;
dinâmica de grupo.
Constitui uma das fases do "aprender a ensinar" que tem sido sistematicamente esquecida, tanto pelas instituições universitárias como pelas instituições dedicadas à formação em serviço dos professores. Trata-se:
De como avaliar.
De como disciplinar.
Dos primeiros anos de docência.
Dos últimos anos de docência.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A diretora Maria Auxiliadora assumiu o cargo em uma escola pública de 1.ª a 4.ª série que atende alunos de classes desfavorecidas. Diante dos problemas encontrados na instituição, tais como falta de material didático-pedagógico, péssimas condições do espaço físico, falta de mobiliário adequado, carteiras quebradas e desmobilização da associação de pais e mestres, em seu discurso de posse, falou sobre a importância da integração da família na escola como parceira para a resolução de problemas. Em seguida, professores e funcionários foram convidados a discutir a implantação do planejamento participativo (todas fases) naquela escola, envolvendo os demais membros da comunidade escolar.
Com base na situação hipotética e considerando a concepção, a construção, o acompanhamento e a avaliação do planejamento participativo, julgue os itens a seguir.
A diretora concebe o planejamento participativo como uma ação planejada e efetivada pela própria comunidade em função de suas necessidades e interesses de forma consciente, crítica, competente e responsável em suas decisões.
A inclusão das crianças com necessidades educativas especiais no contexto das instituições de Educação Infantil
atende a princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania definidos no âmbito do ordenamento legal da educação nacional.
atende, principalmente, à necessidade das crianças especiais, que não tinham nas instituições destinadas a elas um atendimento de qualidade.
não respeita o professor pois, na maioria dos casos, estas crianças precisam de professores de educação especial.
constitui uma situação insustentável dentro de creches e pré-escolas, devido a não participação dos familiares no atendimento a essas crianças.
atende a uma ausência nas políticas públicas em propiciar espaços, diferentes dos regulares, para as crianças em situações especiais de aprendizagem.
Se o paradigma de uma empresa é holístico, então:
a competição é a mola que move a empresa;
um bom gerente deve ser, antes de tudo, um bom técnico;
a cooperação é a mola que move a empresa;
a produção é o centro de atenção;
o lucro é a prioridade.
Podemos falar de diversas formas e momentos de reflexão. Weis e Lourden (citado em texto de Carlos Marcelo Garcia), defendem que pensamento reflexivo e a ação podem decorrer separada ou simultaneamente e, com base nesta relação, identificam quatro formas de reflexão. Assinale a alternativa que corresponde a segunda forma de reflexão, o exame:
Implica uma referência do professor a acontecimentos ou ações que ocorreram ou que podem ocorrer no futuro.
Implica uma reflexão interiorizada, pessoal, mediante a qual o professor reconsidera os seus pensamentos e sentimentos numa perspectiva distanciada relativamente à atividade diária e cotidiana.
Permite ao professor analisar a sua prática, identificando estratégias para melhorar.
Reporta-se aos pensamentos dos professores durante o ato de ensino.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...