Questões de Pedagogia

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Carlos Marcelo Garcia desenvolveu um programa de formação de professores que utiliza a reflexão como eixo central. Este programa trabalha com a figura do mentor que pode ser definido como:

  • A.

    Professor com vasto conhecimento teórico capaz de exercer contínua reciclagem entre seus pares.

  • B.

    Orientador pedagógico que fiscaliza e supervisiona os projetos antes de sua aplicação.

  • C.

    Professor do mesmo nível dos demais que dará parecer crítico sobre o trabalho de seus pares.

  • D.

    Professor com larga experiência docente que dará o seu apoio aos professores principiantes e que com eles desenvolverá ciclos de supervisão clínica.

A diretora Maria Auxiliadora assumiu o cargo em uma escola pública de 1.ª a 4.ª série que atende alunos de classes desfavorecidas. Diante dos problemas encontrados na instituição, tais como falta de material didático-pedagógico, péssimas condições do espaço físico, falta de mobiliário adequado, carteiras quebradas e desmobilização da associação de pais e mestres, em seu discurso de posse, falou sobre a importância da integração da família na escola como parceira para a resolução de problemas. Em seguida, professores e funcionários foram convidados a discutir a implantação do planejamento participativo (todas fases) naquela escola, envolvendo os demais membros da comunidade escolar.

Com base na situação hipotética e considerando a concepção, a construção, o acompanhamento e a avaliação do planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

Para efetivar o planejamento participativo eficiente e eficaz, Maria Auxiliadora transmitiu aos professores e funcionários a idéia de que é necessário a participação de toda a comunidade escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A experiência de trabalho com a primeira infância em Reggio Emilia (na Itália) concebe a criatividade como sendo:

  • A.

    uma faculdade mental que não influencia a construção do conhecimento pela criança, já que difere dos aspectos cognitivos propriamente ditos.

  • B.

    uma característica do indivíduo que deve ser respeitada pelo professor, tendo em vista a observação do cotidiano da criança na escola.

  • C.

    uma atitude espontânea que permeia as ações infantis em qualquer contexto de suas vidas.

  • D.

    expressa por meio de processos cognitivos, afetivos e imaginativos, que de forma integrada apoiam a construção de soluções inesperadas.

  • E.

    uma capacidade a ser desenvolvida por meio de técnicas de trabalho e métodos artísticos reconhecidos pelo trabalho pedagógico com as linguagens artísticas.

A descrição acima refere-se à concepção de educação

  • A.

    libertadora.

  • B.

    tecnicista.

  • C.

    progressista.

  • D.

    renovada não-diretiva.

  • E.

    crítico-social dos conteúdos.

Constitui uma das técnicas de aprendizagem por conceitos:

  • A.

    debate cruzado;

  • B.

    estágio;

  • C.

    dramatização;

  • D.

    projeto;

  • E.

    dinâmica de grupo.

Constitui uma das fases do "aprender a ensinar" que tem sido sistematicamente esquecida, tanto pelas instituições universitárias como pelas instituições dedicadas à formação em serviço dos professores. Trata-se:

  • A.

    De como avaliar.

  • B.

    De como disciplinar.

  • C.

    Dos primeiros anos de docência.

  • D.

    Dos últimos anos de docência.

A diretora Maria Auxiliadora assumiu o cargo em uma escola pública de 1.ª a 4.ª série que atende alunos de classes desfavorecidas. Diante dos problemas encontrados na instituição, tais como falta de material didático-pedagógico, péssimas condições do espaço físico, falta de mobiliário adequado, carteiras quebradas e desmobilização da associação de pais e mestres, em seu discurso de posse, falou sobre a importância da integração da família na escola como parceira para a resolução de problemas. Em seguida, professores e funcionários foram convidados a discutir a implantação do planejamento participativo (todas fases) naquela escola, envolvendo os demais membros da comunidade escolar.

Com base na situação hipotética e considerando a concepção, a construção, o acompanhamento e a avaliação do planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

A diretora concebe o planejamento participativo como uma ação planejada e efetivada pela própria comunidade em função de suas necessidades e interesses de forma consciente, crítica, competente e responsável em suas decisões.

  • C. Certo
  • E. Errado

A inclusão das crianças com necessidades educativas especiais no contexto das instituições de Educação Infantil

  • A.

    atende a princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania definidos no âmbito do ordenamento legal da educação nacional.

  • B.

    atende, principalmente, à necessidade das crianças especiais, que não tinham nas instituições destinadas a elas um atendimento de qualidade.

  • C.

    não respeita o professor pois, na maioria dos casos, estas crianças precisam de professores de educação especial.

  • D.

    constitui uma situação insustentável dentro de creches e pré-escolas, devido a não participação dos familiares no atendimento a essas crianças.

  • E.

    atende a uma ausência nas políticas públicas em propiciar espaços, diferentes dos regulares, para as crianças em situações especiais de aprendizagem.

Se o paradigma de uma empresa é holístico, então:

  • A.

    a competição é a mola que move a empresa;

  • B.

    um bom gerente deve ser, antes de tudo, um bom técnico;

  • C.

    a cooperação é a mola que move a empresa;

  • D.

    a produção é o centro de atenção;

  • E.

    o lucro é a prioridade.

Podemos falar de diversas formas e momentos de reflexão. Weis e Lourden (citado em texto de Carlos Marcelo Garcia), defendem que pensamento reflexivo e a ação podem decorrer separada ou simultaneamente e, com base nesta relação, identificam quatro formas de reflexão. Assinale a alternativa que corresponde a segunda forma de reflexão, o exame:

  • A.

    Implica uma referência do professor a acontecimentos ou ações que ocorreram ou que podem ocorrer no futuro.

  • B.

    Implica uma reflexão interiorizada, pessoal, mediante a qual o professor reconsidera os seus pensamentos e sentimentos numa perspectiva distanciada relativamente à atividade diária e cotidiana.

  • C.

    Permite ao professor analisar a sua prática, identificando estratégias para melhorar.

  • D.

    Reporta-se aos pensamentos dos professores durante o ato de ensino.

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