Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A prática do registro na Educação Infantil vem sendo reconhecida como um instrumento de trabalho dos profissionais que atuam diretamente com as crianças. A partir deste entendimento, assinale a alternativa INCORRETA com relação a esta prática pedagógica.

  • A.

    Para a prática do registro é preciso seguir uma regra geral, constituindo-se num documento obrigatório, para o controle e acompanhamento da instituição.

  • B.

    A prática do registro diário propõe encaminhamentos para o planejamento das atividades subseqüentes, a partir de diagnósticos das necessidades, interesses e das capacidades infantis.

  • C.

    O registro contempla o vivido diariamente pelas crianças, isto é, as observações sobre o que elas aprendem e como aprendem, o que elas querem dizer, o que buscam saber sobre o mundo a sua volta.

  • D.

    A prática do registro, implica atitudes de escuta e observações, possibilitando análises e reflexões sobre a criança, nas suas experiências vividas, que se dão no individual e no coletivo.

No que concerne a concepção, importância, dimensões e níveis do processo de planejamento, julgue os itens subseqüentes.

O planejamento da educação como processo pressupõe etapas básicas. Uma delas é a avaliação. Essa etapa não pode ser considerada como o momento final. Ela deve acompanhar todo o processo de implantação do planejamento. Deve, ainda, ser concebida como um momento de encontro entre as propostas, objetivos, decisões tomadas e resultados obtidos em cada etapa do plano.

  • C. Certo
  • E. Errado

O professor está planejando a realização de um projeto voltado à investigação sobre a água, junto a um grupo de crianças de 6 anos. A forma de planejamento mais coerente com os princípios de uma pedagogia das relações é

  • A.

    apresentar a proposta para o grupo todo e permitir que cada criança dê sua contribuição individual à execução do projeto, conforme seus interesses e capacidades.

  • B.

    dividir as crianças em pequenos grupos e apresentar as etapas que todos eles deverão executar sobre o projeto para chegarem aos mesmos resultados.

  • C.

    auxiliar as crianças a se dividirem em pequenos grupos e orientar cada um deles conforme seus interesses, sendo que cada grupo poderá chegar a um resultado diferente.

  • D.

    apresentar a proposta e definir as etapas que cada criança deve executar individualmente para obter os mesmos resultados de todos.

  • E.

    desenvolver aulas expositivas sobre o assunto, executando demonstrações de experiências científicas que podem ser feitas com a água.

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II, III e IV, apenas.

  • C.

    I, II e IV,apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

  • E.

    I e II, apenas.

No processo de construção da identidade de uma empresa, é importante definir claramente três requisitos: a visão, os valores e a missão da empresa. Os sentidos desses três requisitos podem ser representados, respectivamente, pelos verbos:

  • A.

    querer, pensar e valorizar;

  • B.

    poder, sentir e valorizar;

  • C.

    sentir, valorizar e querer;

  • D.

    querer, poder e pensar;

  • E.

    pensar, sentir e querer.

Entre as destrezas necessárias à realização de um ensino reflexivo, figuram as empíricas que podem ser assim definidas:

  • A.

    São necessárias para analisar os dados descritivos compilados e a partir deles, construir uma teoria.

  • B.

    Se prendem com o processo de valoração, de emissão de juízos sobre as conseqüências educativas dos projetos e com a importância dos resultados alcançados.

  • C.

    Tem a ver com a capacidade de diagnóstico tanto em sala de aula como na escola. Implica a capacidade de compilar dados, descrever situações, processos, causas e efeitos. Requerem dados objetivos e subjetivos (sentimentos, afetos).

  • D.

    Capacidade de relacionar a análise com a prática, com os fins e com os meios, para obter um efeito satisfatório.

Coloque VERDADEIRO(V) ou FALSO(F) para as questões que correspondem à prática da documentação na Educação Infantil, isto é, o fazer educativo dos profissionais que buscam a competência e a qualidade no trabalho que desenvolvem junto às crianças.

( ) Atitudes de olhar e ouvir as crianças, bem como, refletir o processo educativo e a própria prática, para ler e escrever a realidade.

( ) Registrar o cotidiano para repensá-lo, num constante ritual, associado ao planejamento e à avaliação.

( ) Ter o registro como instrumento de trabalho auxiliar para a avaliação na Educação Infantil, tomando-o para analisar as capacidades cognitivas das crianças, para classificá-las quanto ao ingresso nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

( ) Priorizar nos registros a descrição dos acontecimentos, organizados de forma cronológica, bem como a descrição de atitudes e habilidades das crianças por faixa etária.

( ) Identificar o registro como um espaço de pesquisa e busca de respostas, por meio do qual o professor exercite um diálogo consigo mesmo, com sua prática, seus medos, seus feitos e seus desejos.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta de cima para baixo.

  • A.

    V, V, F, F, V.

  • B.

    V, V, V, V, V.

  • C.

    V, F, V, F, F.

  • D.

    F, V, F, V, V.

No que concerne a concepção, importância, dimensões e níveis do processo de planejamento, julgue os itens subseqüentes.

Com base nas diretrizes metodológicas da pedagogia liberal renovada, os sujeitos do processo de planejamento escolar serão todas as pessoas do sistema e do subsistema educacionais envolvidas direta ou indiretamente com o processo, em seus respectivos setores e segmentos, por meio da elaboração de programas e projetos específicos em cada nível de participação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A escola de Educação Infantil na vida da criança deve desempenhar o papel de

  • A.

    um espaço seguro para a criança brincar com a menor intervenção possível do professor.

  • B.

    o primeiro ambiente de aprendizagem da criança, onde ela passará a ter contato com as noções de cores, tempo, espaço, letras e números.

  • C.

    fase preparatória para a vida escolar, em que a criança desenvolverá suas aptidões e prontidão para a alfabetização.

  • D.

    um ambiente de socialização, de construção da identidade e produção da cultura infantil.

  • E.

    extensão da vida familiar, em que ela receberá basicamente o carinho das professoras enquanto está separada da mãe que precisa trabalhar.

  • A.

    III e IV.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e III.

  • E.

    I e II.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...