Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que corresponde a características do desenvolvimento cognitivo na idade escolar:

    A) Na idade escolar as crianças fazem progressos constantes nas habilidades de processar e reter informações. Compreendem como a memória funciona e desenvolvem estratégias para utilizá-la. Desenvolvem a capacidade de atenção concentrada, focalizando no relevante e desconsiderando o irrelevante da informação.

    B) Na idade escolar as crianças vão se conscientizando de seus próprios sentimentos e dos sentimentos dos outros e começam a controlar melhor suas emoções em situações sociais. O crescimento emocional se expressa em autocontrole de emoções negativas.

    C) Na idade escolar a criança pode apresentar agressão física ou verbal contra quem a contrariou e, nesse caso, o professor ou os familiares podem ajudá-la a entender os motivos do outro e identificar outras formas de expressar seu descontentamento que não seja agredindo-o.

    D) Na idade escolar os problemas de comportamentos mais frequentes são: comportamento desafiante opositor (negatividade, hostilidade e provocação); fobia escolar (medo irrealista de ir à escola); e depressão infantil (transtorno afetivo caracterizado por sintomas como falta de amigos, falta de prazer, pouca concentração etc.).

A respeito da importância do brincar leia os contextos abaixo:


[1] O ato de brincar acontece em determinados momentos do cotidiano infantil como sendo um processo de humanização, no qual a criança aprende a conciliar a brincadeira de forma efetiva, criando vínculos mais duradouros. Assim, as crianças desenvolvem sua capacidade de raciocinar, de julgar, de argumentar, de como chegar a um consenso, reconhecendo o quanto isto é importante para dar início à atividade em si. [2] O brincar se torna importante no desenvolvimento da criança de maneira que as brincadeiras e jogos que vão surgindo gradativamente na vida da criança desde os mais funcionais até os de regras. Estes são elementos elaborados que proporcionarão experiências, possibilitando a conquista e a formação da sua identidade.


Assinale a alternativa CORRETA.

    A) Apenas o primeiro contexto está correto.

    B) Apenas o segundo contexto está correto.

    C) Os dois contextos estão corretos.

    D) Apenas o primeiro contexto está incorreto.

A atividade lúdica infantil fornece informações elementares a respeito da criança, compreendendo suas emoções, a forma como interage com seus colegas, seu desempenho físico-motor, seu estágio de desenvolvimento, seu nível linguístico, sua formação moral.Com base na informação acima relacione as colunas abaixo:


(1)A ação intencional:

(2) A construção de representações mentais:

(3) A manipulação de objetos e o desempenho de ações sensório-motoras:

(4) As trocas nas interações:


( ) social.

( ) cognição.

( ) afetividade.

( ) físico.


Assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA:

    A) 3, 2, 1, 4.

    B) 4, 2, 1, 3.

    C) 2, 4, 1, 3.

    D) 1, 3, 4, 2.

A didática possui como compromisso buscar práticas de ensino, tendo como objeto de estudo:

    A) Experiências de aprendizagem.

    B) Transformação social.

    C) Desenvolvimento de funções cognitivas.

    D) Processo ensino aprendizagem.

Assinale a alternativa que corresponde a prática pedagógica reflexiva:

    A) Se caracteriza pelo rompimento da unidade indissolúvel, no processo prático , entre sujeito e objeto, e entre teoria e prática.

    B) Tem como característica principal o não rompimento da unidade entre teoria e prática, propiciando um caráter criador à prática social que define e orienta a ação pedagógica.

    C) Sua característica é não se preocupar nem criar e nem produzir uma nova realidade, há interesse em ampliar o que já foi criado.

    D) A característica do conteúdo se sujeita á forma, ao real e ideal, ao prático e concreto e ao universal e abstrato.

Em relação a aprendizagem da leitura e escrita, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Leitura e escrita são processos complementares, porém distintos, pois exigem diferentes habilidades.

    B) É possível saber ler e não saber escrever.

    C) O contato com os textos escritos, especialmente por meio da leitura feita pelos adultos, potencializa muito o aprendizado.

    D) Ser um leitor competente significa, necessariamente, ser um bom produtor de textos.

Ao contar objetos as crianças aprendem a distinguir o que já contaram do que ainda não contaram e a não contar duas (ou mais) vezes o mesmo objeto; descobrem que tampouco devem repetir as palavras numéricas já ditas e que, se mudarem sua ordem, obterão resultados finais diferentes daqueles de seus companheiros; percebem que não importa a ordem que estabelecem para contar os objetos, pois obterão sempre o mesmo resultado. De acordo com o contexto acima a criança tem aquisição ao seguinte conceito matemático:

    A) Números e sistema de numeração.

    B) Grandezas e medidas.

    C) Espaço e forma.

    D) Geometria e tempo.

Problemas na compreensão do significado da palavra, de frases, de histórias, de diálogos, vocabulário restrito e limitado; frases incompletas e mal estruturadas; dificuldades em associar palavras com imagens. Esses problemas de aprendizagem são características dos:

    A) Fatores psicomotores.

    B) Fatores cognitivos.

    C) Fatores sociais.

    D) Fatores afetivos.

Alguns métodos de leitura são utilizados em língua inglesa, possibilitando aos professores maior reflexão sobre a prática, sendo um deles método cognitivo assinale a alternativa CORRETA:

    A) Baseia-se na memorização de regras gramaticais e vocabulário, enfatizando a tradução através da leitura de textos.

    B) Procura-se com o conhecimento histórico do país onde é falada a língua a aprender; a gramática se subordina a leitura; retorna-se ao processo de tradução

    C) Baseia-se em modelos orais e intensas práticas através da qual se pretende automatizar no aluno formas e estruturas.

    D) Tem como ideal a competência bilíngue e bi cultural, e por isso dá importância tanto à leitura e à produção escrita, quanto à fala e à compreensão da língua falada.

De acordo com o Decreto nº 10502 de 30 de setembro de 2020.São princípios da Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida: Analise as afirmativas abaixo conforme o artigo citado acima:
I- desenvolvimento pleno das potencialidades do educando. II- aprendizado ao longo da vida. III- garantia dos direitos constitucionais de educação e de atendimento educacional especializado aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. IV- participação de equipe multidisciplinar no processo de decisão da família ou do educando quanto à alternativa educacional mais adequada. V- garantia de implementação de escolas bilíngues de surdos e surdocegos.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

    A) I, III e V.

    B) I, II, IV e V.

    C) I, II , III e IV.

    D) III e V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...