Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um exemplo de Tecnologia Assistiva no contexto educacional:

    A) Mouses diferenciados, teclados virtuais com varreduras e acionadores.

    B) Softwares de comunicação alternativa, leitores de texto, textos ampliados, textos em Braille, textos com símbolos.

    C) Mobiliário acessível, recursos de mobilidade pessoal.

    D) Equipamentos utilizados para melhorar a força muscular de um indivíduo, sua amplitude de movimentos ou equilíbrio.

Conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva , complete a lacuna a seguir: Na perspectiva da educação inclusiva, ____________passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

    A) a educação especial

    B) o atendimento educacional

    C) a sala de aula comum

    D) o sistema de ensino

No Atendimento Educacional Especializado – AEE para o aluno com deficiência auditiva/surdez, o professor especializado deverá atender as suas especificidades sempre em colaboração com o professor da escola comum, com os demais profissionais e com a família. Analise as afirmativas abaixo sobre algumas funções do professor especialista de AEE e marque verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial. ( )Elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade. ( ) Utilizar todas as formas de linguagens e expressões para estabelecer a melhor comunicação possível, falar as palavras bem articuladas de frente para o aluno em intensidade média, apoiar sua explicação em imagens ou objetos concretos. ( ) Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.
Assinale alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

    A) V, V, V, F.

    B) V, F, F, V.

    C) F, V, F, V.

    D) V, V, F, V.

Analise o contexto a seguir: Garantir o suprimento de material específico de Comunicação Aumentativa e Alternativa (pranchas, cartões de comunicação, vocalizadores e outros) que atendam à necessidade comunicativa do aluno no espaço escolar; adaptar material pedagógico (jogos e livros de histórias) com simbologia gráfica e construir pranchas de comunicação temáticas, para cada atividade; habilitar os alunos para o uso de softwares específicos de Comunicação Aumentativa e Alternativa, utilizando o computador como ferramenta de voz, a fim de lhes proporcionar expressão comunicativa; realizar atividades para desenvolver os processos mentais: atenção, percepção, memória, raciocínio, imaginação, criatividade, linguagem, entre outros. O contexto acima refere –se a:

    A) Alunos com deficiência mental.

    B) Alunos com deficiência visual.

    C) Alunos com dificuldades de comunicação expressiva.

    D) Alunos com altas habilidades/superdotação.

É um transtorno de múltiplas funções do psiquismo, com afetação principal nas áreas do relacionamento interpessoal e da comunicação, embora a fala seja relativamente normal. A descrição acima se refere a:

    A) Síndrome de Asperger.

    B) Autismo.

    C) Psicose infantil.

    D) Transtorno invasivo do desenvolvimento.

A articulação entre Educação Especial e escola comum, na perspectiva da inclusão, ocorre em todos os níveis e etapas do ensino básico e do superior, sendo assim os professores da escola comum e os da Educação Especial precisam se envolver para que seus objetivos específicos de ensino sejam alcançados, compartilhando um trabalho interdisciplinar e colaborativo. Com base no contexto acima assinale a alternativa que NÃO corresponde aos eixos de articulação:

    A) O estudo e a identificação do problema pelo qual um aluno é encaminhado à Educação Especial.

    B) A discussão dos planos de AEE ( Atendimento Educacional Especializado) com todos os membros da equipe escolar.

    C) O desenvolvimento em parceria de recursos e materiais didáticos para o atendimento do aluno em sala de aula e o acompanhamento conjunto da utilização dos recursos e do progresso do aluno no processo de aprendizagem.

    D) Atuação primordial no credenciamento, autorização de funcionamento e organização dos centros de AEE, zelando para que atuem dentro do que a legislação, orienta para que esse atendimento ocorra na escola comum.

Assinale a alternativa que corresponde a um fundamento psicológico da Educação Inclusiva:

    A) Na interação com o grupo e com as diferenças de sexo, de cor, de idade, de condição social e com as diferenças de aptidões e de capacidades físicas e intelectuais existentes no grupo que a criança vai construindo sua identidade, vai testando seus limites, desafiando suas possibilidades e, consequentemente, aprendendo.

    B) O direito da criança e do adolescente de estar numa sala de aula é um direito que decorre do fato de ele ser cidadão, é um direito natural.

    C) O direito da criança com deficiência de frequentar a escola comum e de receber nela um atendimento educacional especializado encontra-se hoje legalmente reconhecido e solidamente regulamentado.

    D) Na defesa da inclusão escolar de pessoas com deficiências é o fato de que todos nascemos iguais e com os mesmos direitos, entre eles o direito de convivermos com os nossos semelhantes. Ninguém pode revogar o direito à convivência e à educação.

A respeito de algumas atribuições do professor do atendimento educacional especializado, assinale a alternativa INCORRETA :

    A) Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade.

    B) Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando a disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.

    C) Estabelecer identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

    D) Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade.

As abordagens sócio críticas convergem a concepção de educação como compreensão da realidade para transformá-la, visando a construção de novas relações sociais para superação de desigualdades sociais e econômicas. São elas teoria curricular crítica ,teoria histórico-cultural, teoria sociocultural, teoria sócio cognitiva e teoria da ação comunicativa. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a teoria histórico-cultural:

    A) A aprendizagem resulta da interação sujeito-objeto, em que a ação do sujeito sobre o meio é socialmente mediada, conferindo peso significativo à cultura e às relações sociais.

    B) Abrange as práticas de aprendizagem como atividade sem situar diretamente em um contexto de cultura, de relações, de conhecimento.

    C) A aprendizagem ressalta importância as condições culturais e sociais da aprendizagem, visando ao desenvolvimento da sociabilidade por meio de processos socioculturais.

    D) Nenhuma das alternativas.

Sobre os estágios de desenvolvimento infantil segundo Wallon assinale a alternativa CORRETA sobre o estágio categorial (seis anos):

    A) Ocorre neste período uma intensa exploração do mundo físico, em que predominam as relações cognitivas com o meio. A criança desenvolve a inteligência prática e a capacidade de simbolizar.

    B) Nesta fase ocorre a construção da consciência de si, através das interações sociais, dirigindo o interesse da criança para as pessoas, predominando assim as relações afetivas.

    C) A criança dirige seu interesse para o conhecimento e a conquista do mundo exterior, em função do progresso intelectual que conseguiu conquistar até então, ela imprime às suas relações com o meio uma maior visibilidade do aspecto cognitivo.

    D) Nesta fase predominam nas crianças as relações emocionais com o ambiente. Trata-se de uma fase de construção do sujeito, em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...