Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas abaixo a respeito de algumas condições da organização curricular das instituições de Educação Infantil:
I-Assegurar a educação de modo integral, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. II- Considerar a integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças. III-Conhecer as culturas plurais que constituem o espaço da creche e da pré-escola, a riqueza das contribuições familiares e da comunidade, suas crenças e manifestações, e fortalecer formas de atendimento articuladas aos saberes e às especificidades étnicas, linguísticas, culturais e religiosas de cada comunidade. IV-Cumprir o dever do Estado com a garantia de uma experiência educativa com qualidade a todas as crianças na Educação Infantil.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:

    A) I, III e IV.

    B) II, III e IV.

    C) I, II e III.

    D) II e IV.

Analise o trecho a seguir: Garantir para a criança o direito de aprender e de se desenvolver. Assinale alternativa que corresponde a melhor definição do trecho:

    A) A diversidade e a complexidade dos contextos exige que o professor produza conhecimento pedagógico, tenha domínio sobre sua prática e crie formas ou procedimentos adequados ao ensino dos conteúdos indicados nas reformas da educação básica.

    B) Organizar situações de aprendizagem adequadas à criança de quatro a seis anos a partir da compreensão de que vivem um processo de ampliação de experiências com relação à construção das linguagens e dos objetos de conhecimento, considerando o desenvolvimento, em seus aspectos afetivo, físico, psicossocial, cognitivo e linguístico.

    C) A criança requer olhar atento e ações comprometidas e articuladas por parte dos adultos que com ela convivem quer no espaço institucional quer no familiar, exercendo funções distintas.

    D) É necessário construir os vínculos pela interação com a criança, no diálogo com as formas de manifestar-se dessa criança, percebendo-a como um ser competente.

Complete a lacuna a seguir: A ____________pode ser revelada desde os pequenos gestos motores de uma criança, externados através de atividades que proporcionam o conhecimento e o domínio do próprio corpo.

    A) inclusão

    B) socialização

    C) diversidade

    D) psicomotricidade

Com base na teoria Psicogenética de Wallon, sendo o processo de desenvolvimento a integração de duas suas ramificações: integração organismo-meio e integração cognitiva, afetiva e motora. Assinale alternativa CORRETA sobre tipos de domínio:

    A) O domínio motor é desenvolvido pelo jogo, onde a criança entra em contato direto com a realidade, buscando respostas para os diversos impasses propostos.

    B) O domínio afetivo deve ser trabalhado através de práticas lúdicas coletivas, para colocar de lado a timidez, os atrasos de comunicação e o sentimento de insegurança que muitos alunos detêm.

    C) O domínio cognitivo também é conhecido como psicomotor. Ele envolve o aprendizado e a combinação de atos motores e cognitivos, assim como a manipulação de objetos e ferramentas.

    D) O domínio cognitivo é concebido como o deslocamento do corpo no tempo e no espaço, com base no equilíbrio corporal. Através da motricidade, os sentimentos e as emoções são expressos.

Assinale alternativa que corresponde a portfólios referente a avaliação na educação infantil:

    A) Devem guiar os procedimentos de observação da criança, do contexto e do grupo, bem como da interação entre as crianças e entre elas e o professor nas atividades da rotina.

    B) Considerar que as crianças têm muito a dizer sobre seu próprio processo de aprendizagem e um professor atento pode qualificar muito sua avaliação com base na escuta, mesmo com as crianças bem pequenas.

    C) Devem ser uma amostragem dinâmica do que foi produzido na escola e de como foi feita essa produção, com conteúdos que façam sentido para as crianças e os docentes.

    D) Podem ser vistos e ouvidos várias vezes e apresentados para toda comunidade escolar. Por isso, cabe discutir com os gestores, no planejamento institucional da escola, formas de viabilizar esses registros.

Sobre algumas possibilidades nas organizações diárias das ações na instituição infantil, assinale a alternativa que corresponde a entrada e saída:

    A) Este momento se relaciona com o cumprimento de regras, horários estabelecidos pela escola, deste modo, busca-se avançar sobre estes estudos, confrontando este rápido instante de entrada e saída como ação participante das práticas pedagógicas e momentos de atividades.

    B) Este momento é a troca de experiências onde as crianças, possam comunicar-se e expressar-se, demonstrando seus modos de agir, de pensar e de sentir, em um ambiente acolhedor e que propicie a confiança e autoestima , é a socialização de suas descobertas, onde os conflitos e negociações são indispensáveis e solucionados em sintonia e trabalho.

    C) Este momento contribui de forma direta ou indireta para a construção da autonomia, da identidade e da socialização, é um excelente instrumento para o desenvolvimento integral da criança.

    D) É o momento o qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos é para a criança a mais valiosa forma de aprender e a conviver com pessoas, de compartilhar ideias, objetos e brinquedos.

Cultura infantil é a capacidade de a criança dar significado ao mundo, construindo uma cultura própria. A respeito dessa afirmação analise o trecho a seguir: A criança aprende a se identificar com outros seres humanos, a partir de suas ações intencionais, tentando entender seus significados, suas intenções e seus sentimentos. O trecho refere-se a :

    A) Cultura infantil e brincar.

    B) Cultura infantil e imaginação.

    C) Cultura infantil e repetição.

    D) Cultura infantil e imitação.

As manifestações lúdicas estão relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, ou seja, estão relacionados aos estágios do desenvolvimento cognitivo. (Piaget). Cada etapa do desenvolvimento está relacionada a um tipo de atividade lúdica , verificou três grandes tipos de estruturas que caracterizam o jogo infantil: o exercício, o símbolo e a regra. Assinale a alternativa que corresponde ao jogo de exercício:

    A) É a repetição de movimentos e ações que exercitam as funções tais como andar, correr, saltar e outras pelo simples prazer funcional.

    B) É a representação dos objetos por meio de palavras e manipular mentalmente as palavras.

    C) É uma forma de a criança pré-exercitar a sua imaginação, concebida como uma faculdade a desenvolver a maneira da inteligência.

    D) A criança está se desenvolvendo intelectualmente, está consolidando a capacidade de simbolizar situações que são a base do desenvolvimento da linguagem.

A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:

    A) Respeito à liberdade e apreço à tolerância.

    B) Coexistência de instituições públicas de ensino.

    C) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

    D) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

Julgue as sentenças abaixo como (V) verdadeiras ou (F) falsas.

1.Antes mesmo de receber a criança na creche para o seu primeiro dia, é fundamental que a equipe pedagógica faça uma entrevista detalhada com a família para entender os hábitos da criança.

2.É normal que bebês de até 10 meses estranhem a creche nos primeiros dias. Por isso, cabe à equipe pedagógica prestar atenção aos aspectos sensoriais da criança.

3.Uma forma de fazer a criança se adaptar à creche é definir rotinas e, quando for o caso, aplicar pequenas correções como a palmada.

Após sua análise assinale a alternativa CORRETA.

    A) 1.F; 2.V; 3.F.

    B) 1.V; 2.V; 3.F.

    C) 1.V; 2.V; 3.V.

    D) 1.V; 2.F; 3.F.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...