Questões de Pedagogia

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Segundo Philippe Perrenoud, existem dez novas competências para ensinar, que podem ser reconhecidas como prioritárias para um novo papel do professor e com a necessidade de renovação da escola. As três competências que traduzem a idéia do autor são:

  • A.

    administrar crises ou conflitos individuais; trabalhar em projetos de grupos, sem esquecer o individual; envolver os alunos.

  • B.

    participar da administração da escola, junto com os pais; garantir uma representação consensual; prevenir a violência intra-institucional da escola.

  • C.

    enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; modernizar a escola; priorizar os trabalhos individuais.

  • D.

    envolver os alunos em suas aprendizagens e em seus trabalhos; instituir novos papéis para os educadores, como disciplinadores; instalar laboratórios de informática em educação.

  • E.

    administrar a progressão das aprendizagens; conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; administrar a sua própria formação contínua.

A Lei complementar 836/97, que institui Plano de Carreira, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro do Magistério da Secretaria de Estado da Educação, dispõe que o provimento dos cargos e o preenchimento das funçõesatividades serão feitos mediante, respectivamente,

  • A.

    lotação e substituição.

  • B.

    remoção e transposição.

  • C.

    ingresso e transferência.

  • D.

    nomeação e admissão.

  • E.

    acesso e designação.

Segundo Antonio Flavio Moreira, "currículos não têm uma existência à parte dos homens que os criam. Currículos são, sim, invenções sociais, como as cidades ou partidos políticos..." Nesta perspectiva, todo currículo implicaria uma seleção da cultura num determinado momento histórico do que se considera ser educação. Para o autor,

  • A.

    as disciplinas escolares tradicionais são aceitas sem questionamento como se fossem eternas e imutáveis, independentes das circunstâncias históricas e sociais que as produzem.

  • B.

    deve se justificar o caráter de permanência atribuída a certas disciplinas que se tornam cristalizadas e são tomadas como o único conhecimento.

  • C.

    os conteúdos das disciplinas têm que obedecer uma seqüência fixa para possibilitar que todos os alunos de diferentes origens sociais e etnias recebam as mesmas informações.

  • D.

    aos alunos de classe subalternas que têm a produção de seu discurso impedidas, a escola não é mera ponte para o conhecimento acadêmico.

  • E.

    a escola não deve ter papel preponderante na criação de um novo saber para uma nova sociedade.

Considere os conjuntos abaixo.

A alternativa que reúne corretamente os elementos do Conjunto A e do Conjunto B.

  • A.

    I - a ; II - b ; III - c

  • B.

    I - b ; II - c ; III - d

  • C.

    I - d ; II - a ; III - b

  • D.

    I - c ; II - d ; III - a

  • E.

    I - c ; II - a ; III - d

Marília P. Spósito, no livro Gestão Democrática, defende que a gestão democrática poderá constituir um caminho real de melhoria da qualidade de ensino se ela for concebida como mecanismo capaz de

  • A.

    padronizar o sistema de avaliação.

  • B.

    alterar práticas pedagógicas.

  • C.

    implementar o orçamento participativo nas escolas.

  • D.

    criar grêmios estudantis e associação de professores.

  • E.

    oferecer cursos de atualização aos professores.

Adriana, mãe de um aluno matriculado na sexta série de uma escola pública estadual, precisava requerer uma declaração de matrícula de seu filho, para fins de comprovação de escolaridade. Ao dirigir-se à escola em que ele estuda deparou-se com um cartaz com os seguintes dizeres:

Esta escola permanecerá fechada durante o recesso escolar de julho.

 

O fechamento da escola a que o texto se refere

  • A.

    está de acordo com as normas em vigor, que dispensa do ponto por dez dias os funcionários administrativos, durante o recesso escolar.

  • B.

    contraria a legislação vigente, pois cabe ao Diretor de Escola garantir a continuidade dos trabalhos técnico-administrativos durante o recesso escolar.

  • C.

    é assegurado por lei complementar, que atribui competência ao Diretor de Escola para decidir sobre a abertura ou o fechamento da escola no recesso escolar.

  • D.

    é motivado pela ausência de funcionários e servidores, que são impedidos, por lei, de trabalhar durante o recesso escolar.

  • E.

    apóia-se no regimento comum das escolas públicas estaduais, que dispõe sobre o direito de descanso remunerado dos funcionários administrativos no recesso escolar.

Para Regina Leite Garcia, a avaliação da aprendizagem sempre foi "uma atividade de controle que visava selecionar e, portanto, incluir alguns e excluir outros". Uma das propostas da autora, para que se mude esta prática, é a ênfase no processo e não no produto, considerando

  • A.

    que a estrutura social, por ser injusta, acaba por dispensar os exames.

  • B.

    a avaliação como o único instrumento de controle de aprendizagem.

  • C.

    a possibilidade do erro como momento para reflexão e aprendizagem.

  • D.

    as diferenças individuais como exigência de um processo unificado de avaliação.

  • E.

    a inovação tecnológica como uma ferramenta para a democratização do ensino.

Na festa junina realizada este ano conseguimos arrecadar uma quantia em dinheiro significativa para a escola, afirmou a Diretora, em reunião na sala dos professores.  Vamos aplicar tudo na fanfarra da escola, defendeu o professor de educação artística.

 Calma, disse a Diretora. É preciso, primeiro, discutir as nossas prioridades.

 

A instituição competente para discutir e deliberar sobre a aplicação do dinheiro a que o texto se refere, nas escolas públicas estaduais, é

  • A.

    a Associação de Amigos do Bairro.

  • B.

    a Associação de Pais e Mestres.

  • C.

    o Conselho de Escola.

  • D.

    o Conselho de Classe.

  • E.

    o Grêmio Estudantil.

Para José Carlos Libâneo, dos requisitos abaixo, qual deles NÃO é necessário para uma boa organização do processo de ensino pelo professor:

  • A.

    um bom plano de aula contendo os objetivos, conteúdos, os métodos e procedimentos de condução da aula.

  • B.

    a estimulação para a aprendizagem que suscite a motivação dos alunos.

  • C.

    avaliação do rendimento escolar com um controle da aprendizagem.

  • D.

    identificar e excluir as boas e más lideranças grupais.

  • E.

    estabelecimento de normas e exigências que assegurem o ambiente de trabalho escolar favorável ao ensino.

O artigo 133 da Constituição Estadual dispõe que o servidor que tenha exercido ou venha a exercer, a qualquer título, cargo ou função que lhe proporcione remuneração superior à do cargo de que seja titular, ou função para a qual foi admitido, incorporará um décimo dessa diferença, por ano, até o limite de dez décimos, desde que tenha de efetivo exercício mais de

  • A.

    um ano.

  • B.

    três anos.

  • C.

    quatro anos.

  • D.

    cinco anos.

  • E.

    dez anos.

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