Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao se discutir a qualidade do ensino público no Brasil, Vitor Paro afirma ser necessário

  • A.

    confirmar o senso comum de que a má qualidade do ensino público é somente devida à má preparação dos alunos para o mercado de trabalho.

  • B.

    a aceitação de que a má qualidade é um fato concreto por não oferecer a mesma qualidade da escola privada.

  • C.

    que as escolas públicas tornem possível, aos alunos, subir na escala social por meio do esforço pessoal.

  • D.

    considerar o fato da escola particular atender apenas os filhos das famílias mais ricas.

  • E.

    a escola compreender-se como locus da educação sistematizada e espaço para a apropriação da cultura.

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 49 e 50.

A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

                    (Art. 23 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

No sistema de ensino do Estado de São Paulo a concretização de uma das alternativas de organização do ensino, a que o texto se refere, pode ser identificada

  • A.

    na progressão continuada.

  • B.

    no currículo modularizado.

  • C.

    na educação profissional.

  • D.

    na progressão parcial.

  • E.

    no ensino técnico.

"Toda prática educativa demanda a existência de sujeitos, um que ensinando aprende, outro que aprendendo, ensina..." Segundo Paulo Freire, uma prática educativa NÃO pode ser

  • A.

    radical.

  • B.

    bancária.

  • C.

    libertadora.

  • D.

    progressista.

  • E.

    popular.

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 49 e 50.

A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

                    (Art. 23 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

O artigo da Lei a que o texto se refere identifica o princípio da

  • A.

    burocratização.

  • B.

    flexibilidade.

  • C.

    centralização.

  • D.

    autonomia.

  • E.

    legalidade.

A Declaração Mundial sobre a Educação para Todos, realizada em Salamanca, em 1994, explicita que a organização educacional deve considerar como alunado, "crianças deficientes e super-dotadas, crianças de rua e que trabalham, crianças de origem remota ou de população nômade, crianças pertencentes a minorias lingüísticas, étnicas ou culturais, e crianças de outros grupos desavantajados ou marginalizados".

Portanto, esta Declaração

  • A.

    prioriza o atendimento escolar às crianças e jovens com necessidades especiais.

  • B.

    prioriza o atendimento à criança ou jovem vivendo em desamparo social.

  • C.

    demonstra que, infelizmente, nem todos podem ter acesso à educação escolar.

  • D.

    reafirma o direito social à educação, como direito de todos.

  • E.

    garante o direito ao ensino fundamental público às populações em conflito étnico.

Considere os itens abaixo.

I. Participação dos profissionais da escola na elaboração da proposta pedagógica.

II. Participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar, direção, professores, pais, alunos e funcionários - nos processos consultivos e decisórios, através do conselho de escola e associação de pais e mestres.

III. Transparência nos procedimentos pedagógicos, administrativos e financeiros, garantindo-se a responsabilidade e o zelo comum na manutenção e otimização do uso, aplicação e distribuição adequada dos recursos públicos.

 

Uma gestão escolar baseada nos princípios a que os itens se referem caracteriza-se como

  • A.

    tradicional.

  • B.

    libertadora.

  • C.

    progressista.

  • D.

    democrática.

  • E.

    conservadora.

O Estatuto da Criança e do Adolescente é uma legislação pioneira ao estabelecer que os alunos e/ou seus responsáveis têm direito de ser informados sobre

  • A.

    o número de vagas no ensino público e privado.

  • B.

    as vagas disponíveis no mercado de trabalho.

  • C.

    os critérios de avaliação adotados pelo professor.

  • D.

    os cursos existentes para formação e qualificação tecnológicas.

  • E.

    critérios para profissionalização de jovens em situação de risco social.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que constitui-se pré-requisito para o exercício profissional de quaisquer outras funções de magistério, nos termos das normas de cada sistema de ensino

  • A.

    o estágio supervisionado.

  • B.

    a experiência docente.

  • C.

    a formação superior.

  • D.

    o tempo de serviço.

  • E.

    o curso normal.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (Lei Federal no 9394/96), a educação infantil será oferecida

  • a.

    em creches (0 − 3 anos) e pré-escolas (4 − 6 anos).

  • b.

    em creches ou pré-escolas para crianças a partir de 02 anos de idade.

  • c.

    em escolas estatais ou comunitárias, em razão da situação sócio-econômica.

  • d.

    para as crianças cujas mães trabalhem fora de casa.

  • e.

    para as crianças, cujos pais ou responsáveis estejam no mercado de trabalho.

A professora Marli, que estava respondendo pela direção da escola, convencida da importância da teoria construtivista na prática escolar, determinou que todos os professores deveriam adotá-la em sala de aula...

A decisão da diretora a que o texto se refere

  • A.

    fere o princípio do pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.

  • B.

    contribui para o desenvolvimento de um ensino com padrão de qualidade.

  • C.

    identifica uma prática comprometida com a gestão democrática do ensino.

  • D.

    garante a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

  • E.

    amplia a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...