Questões de Pedagogia

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A garantia do direito à educação é certamente um dos requisitos para a diminuição das disparidades sociais existentes. De um lado, são inegáveis os avanços no plano formal; de outro lado, o cotidiano das escolas contradizem o ideal de uma educação de qualidade para todos. Este é um problema antigo da educação brasileira. Anísio Teixeira, há décadas, denunciava a distância entre valores proclamados e valores reais, indicando que

  • A.

    a má formação dos educadores constitui o principal entrave à realização da proposta educacional.

  • B.

    a falta de motivação dos alunos, e até uma certa hostilidade, representa o principal obstáculo à ação dos educadores.

  • C.

    a escola é, em si, uma instituição artificial e incompleta, sem recursos para realização de um projeto educacional.

  • D.

    a duplicidade de objetivos educacionais decorre de uma sociedade dividida entre ricos e pobres.

  • E.

    a escola brasileira deveria ser inventada e não recriada, visto que a escola real é um prolongamento da escola européia.

Considere os itens abaixo.

I. Cada escola deverá se organizar de forma a oferecer, no ensino fundamental e médio, carga horária mínima de 800 (oitocentas) horas anuais ministradas em, no mínimo, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar, respeitada a correspondência, quando for adotada a organização semestral.

II. Consideram-se de efetivo trabalho escolar, os dias em que forem desenvolvidas atividades regulares de aula ou outras programações didático-pedagógicas, planejadas pela escola, desde que contem com a presença de professores e a freqüência controlada dos alunos.

III. Para cumprimento da carga horária prevista em lei, o tempo de intervalo entre uma aula e outra, assim como o destinado ao recreio, serão considerados como atividades escolares e computados na carga horária diária da classe ou, proporcionalmente, na duração da aula de cada disciplina.

 

É correto o que está afirmado em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    apenas II e III.

  • C.

    apenas I e III.

  • D.

    apenas II.

  • E.

    apenas I.

O Diretor da Escola estava insatisfeito com o trabalho da Tânia, zeladora da escola. Havia muita interferência da família no seu trabalho. Muitas vezes o marido reclamava que a jornada de trabalho dela era dupla uma vez que, além de zeladora, era funcionária da escola. Às vezes o fechamento da escola tinha que ser feito pela direção porque o marido impedia a esposa de fazê-lo, alegando que depois das 23 h não tinha cabimento que ela ainda fosse trabalhar. Como faltava um ano para completar o prazo de avaliação, o Diretor resolveu tomar as providências cabíveis.

Para solucionar o caso a que o texto se refere o Diretor de Escola

  • A.

    encaminhou solicitação à Diretoria de Ensino para substituir a atual zeladora.

  • B.

    convocou o Conselho de Escola para avaliar a atuação da ocupante da zeladoria.

  • C.

    instalou processo administrativo para apurar responsabilidades da zeladora.

  • D.

    protocolou, na Coordenadoria de Ensino, pedido de instalação de inquérito.

  • E.

    constituiu comissão especial de sindicância para avaliar a negligência.

Considere os seguintes casos:

I. Kátia, professora de matemática, com carga horária semanal de 25 horas a serem cumpridas na unidade escolar, deixou de atender à convocação para a reunião pedagógica que se realizou na escola das 7h às 12h.

II. Elen, professora de química, com carga horária semanal de 12 horas a serem cumpridas na unidade escolar, faltou em determinado dia da semana na primeira e na segunda aula do período noturno.

 

Tendo em vista a legislação que dispõe sobre critérios relativos à apuração de faltas do pessoal docente, pode-se afirmar que

  • A.

    o primeiro caso caracteriza-se como "falta-aula", e o segundo como "falta-dia".

  • B.

    o primeiro caso caracteriza-se como "falta-dia", e o segundo como "falta-aula".

  • C.

    tanto o primeiro como o segundo caso caracterizam-se como "falta-aula".

  • D.

    tanto o primeiro como o segundo caso caracterizamse como "falta-dia".

  • E.

    somente o primeiro caso caracteriza-se como "falta-dia".

A partir do texto, é correto afirmar que, em relação à Primeira República brasileira,

  • A.

    a forma de governo local promovia uma redução das desigualdades sociais.

  • B.

    o coronelismo garantia a ampliação da participação política popular estadual.

  • C.

    a política dos governadores consistia num acordo entre a União e os estados.

  • D.

    as oligarquias estaduais defendiam a centralização política do poder da União.

  • E.

    o sistema representativo possuía mecanismo que impedia a fraude eleitoral local.

Considere os itens abaixo.

I. Conceder prorrogação de prazo para exercício dos funcionários e servidores.

II. Dar exercício aos funcionários e servidores designados para a unidade sob sua subordinação.

III. Propor, quando for o caso, modificações nos horários de trabalho dos funcionários e servidores.

IV. Conceder o gozo de férias, relativas ao exercício em curso, aos subordinados.

V. Aprovar a escala de férias dos funcionários e servidores. S

 

ão competências do Secretário de Escola o que está afirmado APENAS em

  • A.

    I e II

  • B.

    I e III

  • C.

    II e IV

  • D.

    III e V

  • E.

    IV e V

De acordo com esse trecho, nas aulas de matemática seria importante que os professores

  • A.

    pedissem a seus alunos que esquecessem os conhecimentos anteriores, trazidos de suas relações familiares e sociais, a fim de que eles não impedissem o aprendizado dos novos conceitos matemáticos.

  • B.

    formassem grupos diferentes dentro da sala de aula com base no conhecimento prévio dos alunos; aqueles que trazem conhecimento maior agrupam-se paralelamente àqueles que trazem conhecimentos menores.

  • C.

    mostrassem às crianças que fatores de natureza lingüística, religiosa, moral e genética impedem que elas se desenvolvam intelectualmente, e que, por isso mesmo, são os primeiros problemas a serem atacados.

  • D.

    envolvessem as crianças em atividades cujos procedimentos e contextos permitissem a elas compreender a importância do estudo acadêmico em suas profissões futuras.

  • E.

    respeitassem as origens culturais dos alunos e os conhecimentos matemáticos adquiridos por eles em suas relações sociais.

... terá a função de dar apoio ao processo educacional, auxiliando a direção nas atividades relativas a:

I. documentação e escrituração escolar e de pessoal;

II. organização e atualização de arquivos;

III. expedição, registro e controle de expedientes;

IV. registro e controle de bens patrimoniais, bem como de aquisição, conservação de materiais e de gêneros alimentícios;

V. registro e controle de recursos financeiros.

 

Os itens de I a V identificam na escola o núcleo

  • A.

    técnico.

  • B.

    executivo.

  • C.

    pedagógico.

  • D.

    administrativo.

  • E.

    operacional.

Os autores Juan Ignácio Pozo e Yolanda Postigo Angon, em capítulo do livro "A solução de Problemas" - Editora Artmed -Porto Alegre, 1998, definem critérios para a formulação de problemas em sala de aula. Em um trecho do livro, citam:

Para que se configurem verdadeiros problemas que obriguem o aluno a tomar decisões, planejar e recorrer à sua bagagem de conceitos e procedimentos adquiridos, é preciso que as tarefas sejam abertas, diferentes umas das outras, ou seja, imprevisíveis. Um problema é sempre uma situação de alguma forma surpreendente.

Leia atentamente as afirmações abaixo.

I. Exigir que as tarefas propostas sejam resolvidas segundo estratégias pré-definidas e acordadas entre todo o grupo classe.

II. Propor tarefas abertas que admitam vários caminhos possíveis de resolução.

III. Enunciar tarefas de modo a evitar que o aluno faça, de antemão, associação da tarefa com um tipo de problema conhecido.

Está de acordo com o texto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I

  • B.

    III

  • C.

    I e III

  • D.

    II e III

  • E.

    I e II

Ao examinar os prontuários dos professores o Secretário de Escola deparou-se com as seguintes situações:

I. Elisangela, professora de português, com jornada básica de trabalho docente e carga suplementar de oito horas semanais na unidade escolar e professora de inglês, com jornada inicial de trabalho docente em outra unidade escolar.

II. Elisabete, professora de geografia, com jornada inicial de trabalho docente na unidade escolar e gerente de uma das agências do Banco do Brasil, com jornada de quarenta horas semanais.

III. Ângela, coordenadora pedagógica da unidade escolar, com jornada completa de trabalho e professora de ciências em outra unidade escolar, com jornada básica de trabalho docente.

 

De acordo com as normas em vigor constitui-se situação regular o que está identificado em, APENAS,

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e III

  • E.

    II e III

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