Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A mente e o corpo não funcionam independentemente um do outro, e a atividade mental se submete às mesmas leis que, em geral, governam a atividade biológica. Isto foi defendido por:
John Dewey;
Wallon;
Rousseau;
Montessori;
Jean Piaget.
Em uma aula tradicional, reprodutiva, o professor ensina e o aluno aprende, cada um no seu lugar. Pedro Demo diz que se deve trabalhar não apenas a abordagem instrucionista do conhecimento e da aprendizagem, mas ir mais além, extrapolando a fronteira do que é ensinado e buscando, de forma proativa, uma maior riqueza na abordagem de fenômenos que necessitam gerar conhecimento e aprendizagem que vão além das fronteiras das disciplinas. O autor sugere que o ideal seria adotar uma postura não linear e complexa para a aprendizagem. Nesse sentido:
Observe o INFOGRÁFICO.
Então a carreira de professor está entre as dez mais... Podemos considerar que
Analise a situação abaixo e assinale a alternativa correta.
Os alunos apresentaram falhas diferentes num ditado feito em classe. Para corrigir estas falhas, a professora dividiu os alunos de acordo com a dificuldade que apresentaram e deu a cada grupo um atendimento adequado. Isto demonstra que a professora sabe que a aprendizagem:
É um processo cumulativo.
Se faz por pequenos passos.
Deve atender às diferenças individuais.
Ocorre por transmissão.
Só se efetiva quando o aluno está maduro.
Quando alguém adoece em um grupo familiar, há uma tendência deste grupo em excluir o paciente. Este movimento tem o nome de:
dissocialização;
mecanismo de segurança;
afastamento provisório;
movimento esquizóide;
patologia da quebra do vínculo.
João é daqueles meninos que incomoda muito na sala de aula (isso é um problema), e é posto repetidamente de castigo ou enviado à direção da escola (isso é processo, ou uma tentativa de solução). Para o Prof. Danilo Gandin, não será suficiente analisar a situação numa relação direta: problema => solução. A fim de descobrir qual é a necessidade ou quais são as necessidades que devem ser satisfeitas para solucionar ou diminuir o problema, é necessário chegar a ele com:
Observe com atenção os dois textos (asserções).
Analisando os dois textos como asserções, podemos concluir que a(s)
Analise a atuação do professor nas situações descritas abaixo e relacione-a com a abordagem pedagógica subjacente a cada uma delas.
( ) Exige absoluto silêncio da turma enquanto explica o assunto.
( ) Estimula a criatividade do aluno.
( ) Incentiva o debate entre os alunos.
( ) Realiza, ele mesmo, todas as experimentações.
( ) Procura desenvolver uma atitude crítica no aluno.
( ) Acredita que a transmissão de informações resulta numa aprendizagem efetiva.
( ) Incentiva a busca de soluções pelos próprios alunos.
1. Professor numa abordagem tradicional.
2. Professor numa abordagem construtivista.
A seqüência correta é:
2,1,2,1,2,1 e 2
2,2,2,2,1,1 e 1
1,2,2,2,1,1 e 2
2,2,1,2,1,2 e 1
1,2,2,1,2,1 e 2
Na família, o doente é, fundamentalmente, o portavoz das ansiedades do grupo. Como integrante desta, ele desempenha um papel específico que é de:
membro depositante dos conflitos;
sujeito passivo que adoece com a carga de conflitos e informações;
representante do grupo que produz a doença mental;
depositário das tensões e conflitos grupais;
denunciante das situações conflituosas.
A Pedagogia da Virtualidade está apoiada na apropriação tecnológica em razão dos princípios da educação popular, que tem por objetivo o encaminhamento para a conformação de uma sociedade aberta e democrática que, por sua vez, deve sustentar-se na ética e na vontade política dos sujeitos. No contexto da natureza política da educação aliada ao uso criativo da Internet, fica demonstrada a possibilidade de uma ação transformadora, por meio de um sistema que facilite o espaço de intervenção, a partir de uma ótica sócio-histórica com a qual sejam potencializados os recursos pedagógicos, sobretudo com um suporte em rede que esteja apoiado, na sua programação, em situações reais.
Um dos desafios da Pedagogia da Virtualidade é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...