Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A mente e o corpo não funcionam independentemente um do outro, e a atividade mental se submete às mesmas leis que, em geral, governam a atividade biológica. Isto foi defendido por:

  • A.

    John Dewey;

  • B.

    Wallon;

  • C.

    Rousseau;

  • D.

    Montessori;

  • E.

    Jean Piaget.

Em uma aula tradicional, reprodutiva, o professor ensina e o aluno aprende, cada um no seu lugar. Pedro Demo diz que se deve trabalhar não apenas a abordagem instrucionista do conhecimento e da aprendizagem, mas ir mais além, extrapolando a fronteira do que é ensinado e buscando, de forma proativa, uma maior riqueza na abordagem de fenômenos que necessitam gerar conhecimento e aprendizagem que vão além das fronteiras das disciplinas. O autor sugere que o ideal seria adotar uma postura não linear e complexa para a aprendizagem. Nesse sentido:

  • A. as abordagens educacionais biológicas e sociológicas são fundamentais.
  • B. a ideia de pensamento complexo e de transdisciplinaridade são inseparáveis.
  • C. o pensamento é visto como algo a ser conquistado com o intelecto.
  • D. o conhecimento deve ser abordado de maneira holística e sistemática.
  • E. os fundamentos educacionais são perenes e não transmutáveis.

Observe o INFOGRÁFICO.

Então a carreira de professor está entre as dez mais... Podemos considerar que

  • A. o professor deve ser preparado para contribuir com as exigências do mercado competitivo das outras nove profissões.
  • B. o mundo econômico moderno determina os conteúdos de ensino e atribui sentido prático à formação do professor.
  • C. para se alcançar um salto de qualidade na educação, é preciso buscar as competências do professor na sociedade.
  • D. uma concepção moderna da tarefa do professor requer apenas ampliar certas fórmulas preestabelecidas de sua identidade profissional.
  • E. o papel do professor é fundamental e a sua formação assume uma função central nas políticas educacionais.

Analise a situação abaixo e assinale a alternativa correta.

Os alunos apresentaram falhas diferentes num ditado feito em classe. Para corrigir estas falhas, a professora dividiu os alunos de acordo com a dificuldade que apresentaram e deu a cada grupo um atendimento adequado. Isto demonstra que a professora sabe que a aprendizagem:

  • A.

    É um processo cumulativo.

  • B.

    Se faz por pequenos passos.

  • C.

    Deve atender às diferenças individuais.

  • D.

    Ocorre por transmissão.

  • E.

    Só se efetiva quando o aluno está maduro.

Quando alguém adoece em um grupo familiar, há uma tendência deste grupo em excluir o paciente. Este movimento tem o nome de:

  • A.

    dissocialização;

  • B.

    mecanismo de segurança;

  • C.

    afastamento provisório;

  • D.

    movimento esquizóide;

  • E.

    patologia da quebra do vínculo.

João é daqueles meninos que incomoda muito na sala de aula (isso é um problema), e é posto repetidamente de castigo ou enviado à direção da escola (isso é processo, ou uma tentativa de solução). Para o Prof. Danilo Gandin, não será suficiente analisar a situação numa relação direta: problema => solução. A fim de descobrir qual é a necessidade ou quais são as necessidades que devem ser satisfeitas para solucionar ou diminuir o problema, é necessário chegar a ele com:

  • A. um plano estratégico definido para que se possa atuar sem erros.
  • B. uma boa dose de paciência e muita conversa e compreensão.
  • C. um convite para que os pais compareçam à escola para ajudar.
  • D. uma motivação afetiva que envolva a situação familiar do aluno.
  • E. um conjunto de ideais e de crenças sobre o processo educativo.

Observe com atenção os dois textos (asserções).

Analisando os dois textos como asserções, podemos concluir que a(s)

  • A. duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
  • B. duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
  • C. primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
  • D. primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
  • E. duas asserções são proposições falsas.

Analise a atuação do professor nas situações descritas abaixo e relacione-a com a abordagem pedagógica subjacente a cada uma delas.

( ) Exige absoluto silêncio da turma enquanto explica o assunto.

( ) Estimula a criatividade do aluno.

( ) Incentiva o debate entre os alunos.

( ) Realiza, ele mesmo, todas as experimentações.

( ) Procura desenvolver uma atitude crítica no aluno.

( ) Acredita que a transmissão de informações resulta numa aprendizagem efetiva.

( ) Incentiva a busca de soluções pelos próprios alunos.

1. Professor numa abordagem tradicional.

2. Professor numa abordagem construtivista.

A seqüência correta é:

  • A.

    2,1,2,1,2,1 e 2

  • B.

    2,2,2,2,1,1 e 1

  • C.

    1,2,2,2,1,1 e 2

  • D.

    2,2,1,2,1,2 e 1

  • E.

    1,2,2,1,2,1 e 2

Na família, o doente é, fundamentalmente, o portavoz das ansiedades do grupo. Como integrante desta, ele desempenha um papel específico que é de:

  • A.

    membro depositante dos conflitos;

  • B.

    sujeito passivo que adoece com a carga de conflitos e informações;

  • C.

    representante do grupo que produz a doença mental;

  • D.

    depositário das tensões e conflitos grupais;

  • E.

    denunciante das situações conflituosas.

A Pedagogia da Virtualidade está apoiada na apropriação tecnológica em razão dos princípios da educação popular, que tem por objetivo o encaminhamento para a conformação de uma sociedade aberta e democrática que, por sua vez, deve sustentar-se na ética e na vontade política dos sujeitos. No contexto da natureza política da educação aliada ao uso criativo da Internet, fica demonstrada a possibilidade de uma ação transformadora, por meio de um sistema que facilite o espaço de intervenção, a partir de uma ótica sócio-histórica com a qual sejam potencializados os recursos pedagógicos, sobretudo com um suporte em rede que esteja apoiado, na sua programação, em situações reais.

Um dos desafios da Pedagogia da Virtualidade é:

  • A. romper com o paradigma da supervalorização dos aspectos cognitivos da aprendizagem.
  • B. criar cursos de alfabetização digital para os professores nas escolas em que atuam.
  • C. superar a cultura do silêncio mediante uma criação de círculos na cibercultura.
  • D. proporcionar vivências e dinâmicas de integração de grupos não entrosados.
  • E. atualizar os profissionais da Educação que ainda não têm acesso à Internet.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...