Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os sentidos, localizados em órgãos sensoriais, têm um papel fundamental na apropriação do empírico, do real. Porém os sentidos humanos não são entendidos como puro aparato biológico individual, e sim concebidos como sentidos sociais. A construção dos sentidos é tarefa histórica, cultural e social. Assim, a luta contra as limitações da cegueira e suas conseqüências revela a necessidade de se empreenderem ações em três dimensões, a saber:
mobilidade, recepção visual e nova processos sociais discriminatórios.
passado presente e futuro.
superar a barreira existente entre o normal e o patológico, entre o subnormal e o patológico, e entre o normal e o subnormal.
prevenção da cegueira, enquanto produção social, ações educacionais que coloquem fim ao isolamento da pessoa cega, acesso ao trabalho criador.
domínio da leitura em braile e acesso ao trabalho remunerado.
Segundo Melanie Klein, os conflitos, os vínculos e as redes de comunicação, perturbados pela doença psiquiátrica, estão mais relacionados com:
os objetos internos;
as atitudes psicóticas;
os objetos externos;
a posição esquizo-paranóide;
a posição neurótica.
O educador e a educadora devem ter consciência de que sua ação como alfabetizador e alfabetizadora é uma ação política. (Paulo Freire) Assim, é dever da educadora e do educador:
Entende-se por cubaritmo um material:
necessário para garantir a mobilidade da pessoa cega.
utilizado para a escrita manual em braile, composto por uma prancha, uma régua com celas vazadas para a composição da escrita em relevo.
com caracteres braile padrão, que permite a criança cega fazer uso da matemática.
conectado a um computador que permite a leitura de informações exibidas em um monitor.
igual ao SOROBÃ.
A Psicologia do Desenvolvimento representa:
um conjunto de teorias psicológicas que estuda o desenvolvimento da criança;
o estudo do desenvolvimento humano da infância à idade adulta;
o estudo feito pelos diferentes psicólogos desenvolvimentistas;
a atuação dos teóricos do desenvolvimento humano que tentam demonstrar as diferentes etapas da criança e do adolescente;
uma abordagem para a compreensão da criança e do adolescente, através da descrição e exploração das mudanças que as crianças sofrem.
A figura pretende representar, além da inter-relação entre os dois mecanismos e seu caráter processual e dinâmico, a natureza complexa da evolução dos dois mecanismos ao longo de uma hipotética sequência didática, não linear e mesmo problemática. No eixo das coordenadas, representa-se ____________________________, e no eixo das abscissas, ______________________, ao longo da qual os dois mecanismos evoluem.
Os termos que completam corretamente o trecho acima são, respectivamente:
Sobre a necessidade de formação do professor para a construção da escola inclusiva não é correto afirmar que:
questionar a determinação biológica o que não significa negar a dimensão biológica.
considerar a heretogeneidade humana e, dentre ela, as particularidades referentes ao ensino da pessoa deficiente.
considerar que a diversidade que há entre as crianças tem raízes históricas, culturais, sociais e biológicas.
conhecer as raízes da diversidade humana e, assim aprender a desenvolver e criar uma práxis pedagógica que impulsione o desenvolvimento de todas.
tem de ser especializada, tem de dominar as técnicas e os métodos específicos. Essa especialização se faz fora dos cursos de formação para educação básica e dentro da psicologia e da medicina.
Piaget considerou o desenvolvimento cognitivo como uma adaptação ao meio. De acordo com esta concepção, quando faz uma nova experiência, a criança:
recebe esforço positivo;
associa o estímulo a uma resposta não condicionada;
adapta-se, assimilando e acomodando-se;
repete uma resposta circular primária;
associa aprendizagem a um condicionamento.
Os principais tipos de segmentos de interatividade (SI), propostos por Coll e colaboradores, são:
Deficiência visual é uma categoria que inclui:
pessoas cegas e pessoas com visão reduzida.
pessoas que apresentam acuidade visual menos que 0,1 com a melhor correção ou campo visual abaixo de 20º.
pessoas que apresentam acuidade visual de 6/60 a 18/60 (escala métrica e/ou um campo visual entre 20 e 50 º.
pessoas cuja visão pode ser corrigida por tratamento clínico ou cirúrgico ou com óculos.
apenas as pessoas com visão subnormal e que necessitam de instrução em braile.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...