Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os sentidos, localizados em órgãos sensoriais, têm um papel fundamental na apropriação do empírico, do real. Porém os sentidos humanos não são entendidos como puro aparato biológico individual, e sim concebidos como sentidos sociais. A construção dos sentidos é tarefa histórica, cultural e social. Assim, a luta contra as limitações da cegueira e suas conseqüências revela a necessidade de se empreenderem ações em três dimensões, a saber:

  • A.

    mobilidade, recepção visual e nova processos sociais discriminatórios.

  • B.

    passado presente e futuro.

  • C.

    superar a barreira existente entre o normal e o patológico, entre o subnormal e o patológico, e entre o normal e o subnormal.

  • D.

    prevenção da cegueira, enquanto produção social, ações educacionais que coloquem fim ao isolamento da pessoa cega, acesso ao trabalho criador.

  • E.

    domínio da leitura em braile e acesso ao trabalho remunerado.

Segundo Melanie Klein, os conflitos, os vínculos e as redes de comunicação, perturbados pela doença psiquiátrica, estão mais relacionados com:

  • A.

    os objetos internos;

  • B.

    as atitudes psicóticas;

  • C.

    os objetos externos;

  • D.

    a posição esquizo-paranóide;

  • E.

    a posição neurótica.

O educador e a educadora devem ter consciência de que sua ação como alfabetizador e alfabetizadora é uma ação política. (Paulo Freire) Assim, é dever da educadora e do educador:

  • A. o comprometimento com a formação da cidadania.
  • B. a honestidade das suas intenções educativas.
  • C. a competência técnica para o domínio das classes.
  • D. o desenvolvimento de atividades libertadoras.
  • E. a constituição de despertar consciências.

Entende-se por cubaritmo um material:

  • A.

    necessário para garantir a mobilidade da pessoa cega.

  • B.

    utilizado para a escrita manual em braile, composto por uma prancha, uma régua com celas vazadas para a composição da escrita em relevo.

  • C.

    com caracteres braile padrão, que permite a criança cega fazer uso da matemática.

  • D.

    conectado a um computador que permite a leitura de informações exibidas em um monitor.

  • E.

    igual ao SOROBÃ.

A Psicologia do Desenvolvimento representa:

  • A.

    um conjunto de teorias psicológicas que estuda o desenvolvimento da criança;

  • B.

    o estudo do desenvolvimento humano da infância à idade adulta;

  • C.

    o estudo feito pelos diferentes psicólogos desenvolvimentistas;

  • D.

    a atuação dos teóricos do desenvolvimento humano que tentam demonstrar as diferentes etapas da criança e do adolescente;

  • E.

    uma abordagem para a compreensão da criança e do adolescente, através da descrição e exploração das mudanças que as crianças sofrem.

A figura pretende representar, além da inter-relação entre os dois mecanismos e seu caráter processual e dinâmico, a natureza complexa da evolução dos dois mecanismos ao longo de uma hipotética sequência didática, não linear e mesmo problemática. No eixo das coordenadas, representa-se ____________________________, e no eixo das abscissas, ______________________, ao longo da qual os dois mecanismos evoluem.

Os termos que completam corretamente o trecho acima são, respectivamente:

  • A. o grau de controle por parte do professor – o grau de interatividade professor/alunos.
  • B. a dimensão temporal dos processos de ensino e aprendizagem – o grau de controle por parte do professor e dos alunos.
  • C. o grau de interatividade professor/alunos – especificidade da sequência didática.
  • D. o grau de controle por parte do professor e dos alunos – a dimensão temporal dos processos de ensino e aprendizagem.
  • E. a dimensão temporal dos processos de ensino e aprendizagem – especificidade da sequência didática.

Sobre a necessidade de formação do professor para a construção da escola inclusiva não é correto afirmar que:

  • A.

    questionar a determinação biológica o que não significa negar a dimensão biológica.

  • B.

    considerar a heretogeneidade humana e, dentre ela, as particularidades referentes ao ensino da pessoa deficiente.

  • C.

    considerar que a diversidade que há entre as crianças tem raízes históricas, culturais, sociais e biológicas.

  • D.

    conhecer as raízes da diversidade humana e, assim aprender a desenvolver e criar uma práxis pedagógica que impulsione o desenvolvimento de todas.

  • E.

    tem de ser especializada, tem de dominar as técnicas e os métodos específicos. Essa especialização se faz fora dos cursos de formação para educação básica e dentro da psicologia e da medicina.

Piaget considerou o desenvolvimento cognitivo como uma adaptação ao meio. De acordo com esta concepção, quando faz uma nova experiência, a criança:

  • A.

    recebe esforço positivo;

  • B.

    associa o estímulo a uma resposta não condicionada;

  • C.

    adapta-se, assimilando e acomodando-se;

  • D.

    repete uma resposta circular primária;

  • E.

    associa aprendizagem a um condicionamento.

Os principais tipos de segmentos de interatividade (SI), propostos por Coll e colaboradores, são:

  • A. definição do conteúdo – apresentação de informação – correção de exercícios – recapitulação.
  • B. definição do conteúdo – apresentação de informação – realização de exercícios em grupos – correção de exercícios.
  • C. apresentação de informação – realização individual de exercícios – correção de exercícios – recapitulação.
  • D. definição do conteúdo – desdobramento em unidades de conteúdo – realização de exercícios em grupo – correção de exercícios.
  • E. definição do conteúdo – desdobramento em unidades de conteúdo – apresentação da informação – recapitulação.

Deficiência visual é uma categoria que inclui:

  • A.

    pessoas cegas e pessoas com visão reduzida.

  • B.

    pessoas que apresentam acuidade visual menos que 0,1 com a melhor correção ou campo visual abaixo de 20º.

  • C.

    pessoas que apresentam acuidade visual de 6/60 a 18/60 (escala métrica e/ou um campo visual entre 20 e 50 º.

  • D.

    pessoas cuja visão pode ser corrigida por tratamento clínico ou cirúrgico ou com óculos.

  • E.

    apenas as pessoas com visão subnormal e que necessitam de instrução em braile.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...