Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os primeiros testes de inteligência foram elaborados por:

  • A.

    Spearman;

  • B.

    Simon e Binet;

  • C.

    Lewis Terman;

  • D.

    Arnold Gesell;

  • E.

    Jean Piaget.

O sistema para análise de interação que usa como categorias a fala do professor, a fala do aluno e o silêncio, foi proposto por:

  • A. Piaget
  • B. Winnicott.
  • C. Winnicott.
  • D. Flanders.
  • E. Ausubel.

(...) " Nenhuma batalha pedagógica pode ser separada da batalha política e social " (Manacorda) Assinale a alternativa que não explica essa afirmação.

  • A.

    No Brasil, a maioria das pessoas deficientes em idade escolar não freqüenta o ensino regular e apenas uma pequena parcela de pessoas deficientes recebe algum tipo de atendimento educacional.

  • B.

    A prática social coloca milhares de crianças afastadas, privadas, recusadas pela escola regular, por serem incompatíveis com os propósitos e modelo de aluno esperado nessa rede.

  • C.

    A superação da cegueira depende de um novo projeto político, bem como da constituição de uma nova sociedade ( Vygostsky).

  • D.

    Na escola o difícil era ter material para estudar(...) Isso porque, se mandasse gravar alguma coisa, ou transcrever para o braile, muitas vezes, quando o material ficava pronto o ano já havia acabado. (depoimento de um aluno cego).

  • E.

    tinta/braile é uma das atribuições da sala de recursos, conforme rol de competências estabelecido pelo MEC /95p30.é só solicitar aos órgãos competentes.

O que mais influencia o desenvolvimento do autoconceito da criança é:

  • A.

    a presença de amigos;

  • B.

    o carinho dos que a rodeiam;

  • C.

    o ambiente familiar;

  • D.

    uma escola aconchegante;

  • E.

    uma teoria da infância e da adolescência.

Entre as características do professor competente, segundo os resultados das pesquisas processo-produto, está:

  • A. a formação superior em pedagogia.
  • B. o vínculo trabalhista com estabilidade.
  • C. o uso adequado dos recursos auxiliares de ensino.
  • D. a utilização de livro texto de autor clássico.
  • E. a maneira de fazer perguntas aos alunos.

Leia o texto abaixo e responda as questões 44 e 45. " Ela me trouxe o chapéu e eu sobe que iria sair para o sol quente. (...) Andamos (...) alguém estava tirando água, e a professora colocou minha mão debaixo da bica. Quando a corrente fria jorrou sobre minha mão, ela soletrou, na outra, a palavra água, primeiro devagar, depois rapidamente. ( ...) o mistério da linguagem me foi revelado. Soube então que água significa algo maravilhoso e frio, que escorria sobre minha mão (...) Hellen Keller No depoimento acima podemos perceber que o significado vai sendo aprendido nas diversas situações que fazem parte do cotidiano, e se desloca para:

  • A.

    novos contextos, porém de forma muito pouco clara.

  • B.

    velhos contextos, somente se houver exercícios constantes e repetitivos.

  • C.

    novos contextos ,conforme suas experiências vão aumentando.

  • D.

    toda experiência que envolva água.

  • E.

    velhos contextos, somente com a ajuda da memória e da fala da professora não há necessidade de contato táctil com as palavras.

O tipo de inteligência ligada à maneira como a pessoa se vê, como percebe suas limitações, suas potencialidades e fraquezas, é a inteligência:

  • A.

    impessoal;

  • B.

    interpessoal;

  • C.

    transpessoal;

  • D.

    pessoal;

  • E.

    intrapessoal.

Conforme apontam Coll e Solé, na análise do processo de ensino e de aprendizagem, para além dos conteúdos, há fatores importantes entre a atividade educacional do professor e a aprendizagem dos alunos. São eles:

I comportamentos do professor.

II interações professor/alunos na sala de aula.

III atividade mental construtiva dos alunos.

IV processos psicológicos dos alunos.

V atividades e tarefas escolares de ensino e aprendizagem.

Estão corretos os itens:

  • A. II e V.
  • B. II e IV.
  • C. I, II, III, IV e V.
  • D. II, IV e V.
  • E. I, II e III.

Leia o texto abaixo e responda as questões 44 e 45. " Ela me trouxe o chapéu e eu sobe que iria sair para o sol quente. (...) Andamos (...) alguém estava tirando água, e a professora colocou minha mão debaixo da bica. Quando a corrente fria jorrou sobre minha mão, ela soletrou, na outra, a palavra água, primeiro devagar, depois rapidamente. ( ...) o mistério da linguagem me foi revelado. Soube então que água significa algo maravilhoso e frio, que escorria sobre minha mão (...) Hellen Keller

O trecho do depoimento de Hellen Keller mostra que a deficiência de visão pode trazer dificuldades:

  • A.

    de locomoção que não possibilita ser superada.

  • B.

    de audição, pois não é possível fazer a leitura dos lábios.

  • C.

    tácteis pois você não vê os objetos que sente.

  • D.

    de paladar, pois as pessoas colocam comida na sua boca e retiram sem conversar.

  • E.

    de linguagem, uma barreira que com o tempo pode ser removida.

Com relação ao desenvolvimento da inteligência, é correto afirmar que a inteligência:

  • A.

    tem relação com a classe sócio-econômica;

  • B.

    vai se desenvolvendo ao longo dos anos da segunda infância;

  • C.

    tem a ver com os antecedentes culturais, pois isto é que ajuda a desenvolver a inteligência;

  • D.

    começa a desenvolver-se durante a primeira infância;

  • E.

    é hereditária e por isso direcionada.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...