Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os primeiros testes de inteligência foram elaborados por:
Spearman;
Simon e Binet;
Lewis Terman;
Arnold Gesell;
Jean Piaget.
O sistema para análise de interação que usa como categorias a fala do professor, a fala do aluno e o silêncio, foi proposto por:
(...) " Nenhuma batalha pedagógica pode ser separada da batalha política e social " (Manacorda) Assinale a alternativa que não explica essa afirmação.
No Brasil, a maioria das pessoas deficientes em idade escolar não freqüenta o ensino regular e apenas uma pequena parcela de pessoas deficientes recebe algum tipo de atendimento educacional.
A prática social coloca milhares de crianças afastadas, privadas, recusadas pela escola regular, por serem incompatíveis com os propósitos e modelo de aluno esperado nessa rede.
A superação da cegueira depende de um novo projeto político, bem como da constituição de uma nova sociedade ( Vygostsky).
Na escola o difícil era ter material para estudar(...) Isso porque, se mandasse gravar alguma coisa, ou transcrever para o braile, muitas vezes, quando o material ficava pronto o ano já havia acabado. (depoimento de um aluno cego).
tinta/braile é uma das atribuições da sala de recursos, conforme rol de competências estabelecido pelo MEC /95p30.é só solicitar aos órgãos competentes.
O que mais influencia o desenvolvimento do autoconceito da criança é:
a presença de amigos;
o carinho dos que a rodeiam;
o ambiente familiar;
uma escola aconchegante;
uma teoria da infância e da adolescência.
Entre as características do professor competente, segundo os resultados das pesquisas processo-produto, está:
Leia o texto abaixo e responda as questões 44 e 45. " Ela me trouxe o chapéu e eu sobe que iria sair para o sol quente. (...) Andamos (...) alguém estava tirando água, e a professora colocou minha mão debaixo da bica. Quando a corrente fria jorrou sobre minha mão, ela soletrou, na outra, a palavra água, primeiro devagar, depois rapidamente. ( ...) o mistério da linguagem me foi revelado. Soube então que água significa algo maravilhoso e frio, que escorria sobre minha mão (...) Hellen Keller No depoimento acima podemos perceber que o significado vai sendo aprendido nas diversas situações que fazem parte do cotidiano, e se desloca para:
novos contextos, porém de forma muito pouco clara.
velhos contextos, somente se houver exercícios constantes e repetitivos.
novos contextos ,conforme suas experiências vão aumentando.
toda experiência que envolva água.
velhos contextos, somente com a ajuda da memória e da fala da professora não há necessidade de contato táctil com as palavras.
O tipo de inteligência ligada à maneira como a pessoa se vê, como percebe suas limitações, suas potencialidades e fraquezas, é a inteligência:
impessoal;
interpessoal;
transpessoal;
pessoal;
intrapessoal.
Conforme apontam Coll e Solé, na análise do processo de ensino e de aprendizagem, para além dos conteúdos, há fatores importantes entre a atividade educacional do professor e a aprendizagem dos alunos. São eles:
I comportamentos do professor.
II interações professor/alunos na sala de aula.
III atividade mental construtiva dos alunos.
IV processos psicológicos dos alunos.
V atividades e tarefas escolares de ensino e aprendizagem.
Estão corretos os itens:
Leia o texto abaixo e responda as questões 44 e 45. " Ela me trouxe o chapéu e eu sobe que iria sair para o sol quente. (...) Andamos (...) alguém estava tirando água, e a professora colocou minha mão debaixo da bica. Quando a corrente fria jorrou sobre minha mão, ela soletrou, na outra, a palavra água, primeiro devagar, depois rapidamente. ( ...) o mistério da linguagem me foi revelado. Soube então que água significa algo maravilhoso e frio, que escorria sobre minha mão (...) Hellen Keller
O trecho do depoimento de Hellen Keller mostra que a deficiência de visão pode trazer dificuldades:
de locomoção que não possibilita ser superada.
de audição, pois não é possível fazer a leitura dos lábios.
tácteis pois você não vê os objetos que sente.
de paladar, pois as pessoas colocam comida na sua boca e retiram sem conversar.
de linguagem, uma barreira que com o tempo pode ser removida.
Com relação ao desenvolvimento da inteligência, é correto afirmar que a inteligência:
tem relação com a classe sócio-econômica;
vai se desenvolvendo ao longo dos anos da segunda infância;
tem a ver com os antecedentes culturais, pois isto é que ajuda a desenvolver a inteligência;
começa a desenvolver-se durante a primeira infância;
é hereditária e por isso direcionada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...