Questões de Pedagogia

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A Lei 9.394 estabelece:

    A) o Estatuto da Criança e do Adolescente.

    B) os Parâmetros Curriculares Nacionais.

    C) as diretrizes e bases da educação nacional.

    D) o Plancon Municipal.

    E) Nenhuma das alternativas acima.

A Lei 9.394 é uma Lei:

    A) Federal.

    B) Municipal.

    C) Estadual.

    D) Internacional.

    E) Dos estados do Mercosul.

Marque a sigla dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

    A) PEC’s.

    B) PECN’s.

    C) PSN’s.

    D) PCN’s.

    E) Nenhuma das alternativas.

A Lei nº 8.069 dispõe sobre:

    A) Diretrizes e Bases Nacionais.

    B) Parâmetros Curriculares Nacionais.

    C) Plancon Municipal.

    D) Estatuto do Idoso.

    E) O Estatuto da Criança e do Adolescente.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, marque “V” para verdadeiro e “F” para falso.
( ) Em seu Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.
( ) No Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
( ) No Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Assinale a alternativa correta.

    A) F, F, V.

    B) V, V, V.

    C) V, F, F.

    D) V, V, F.

    E) F, V, V.

A Lei que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências é de:

    A) 13 de julho de 1990.

    B) 13 de julho de 1989.

    C) 13 de maio de 1990.

    D) 13 de junho de 1990.

    E) 13 de julho de 1991.

Leia cada item abaixo sobre os PCN’s.


I. São diretrizes elaboradas pelo Governo Federal com o objetivo principal de orientar os educadores por meio da normatização de alguns fatores fundamentais concernentes a cada disciplina.


II. Abrangem tanto a rede pública, como a rede privada de ensino, conforme o nível de escolaridade dos alunos.


III. Sua meta é garantir aos educandos o direito de usufruir dos conhecimentos necessários para o exercício da cidadania.


IV. Servem como norteadores para professores, coordenadores e diretores, que podem adaptá-los às peculiaridades locais.


Assinale a alternativa correta.

    A) Apenas o item I está correto.

    B) Apenas o item II está correto.

    C) Apenas o item III está correto.

    D) Todos os itens estão corretos.

    E) Todos os itens estão incorretos.

Leia atentamente casa item das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.


I. São orientações para estabelecer, por exemplo, acesso, inclusão e equidade, qualidade, oportunidades de aprendizado e desenvolvimento ao longo da vida etc.


II. A razão ou o que explica a importância das práticas propostas. Princípios devem ser internalizados, consultados e devem guiar as práticas propostas.


III. Indicadores: instrumento de quantificação para aferir o nível de aplicabilidade do parâmetro. Parâmetros são mais amplos e genéricos, indicadores mais específicos e precisos. Indicadores, enquanto medidas quantitativas, podem ser usados para verificar o andamento ou a qualidade dos processos de implementação das Políticas Públicas de Educação Infantil.


Assinale a alternativa correta.

    A) Somente o item I está correto.

    B) Somente o item II está correto.

    C) Os itens I, II e III estão corretos.

    D) Somente o item III está correto.

    E) Apenas os itens I e III estão corretos.

De acordo com as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, leia atentamente cada item abaixo.
I. reconhecer as práticas aqui recomendadas como norteadoras para a melhoria das práticas pedagógicas;
II. participar de momentos de estudos sobre os conceitos e as práticas apresentadas neste documento e também criar estratégias e abordagens que respondam aos parâmetros aqui apresentados, como forma de enriquecer as relações, mediações e propostas realizadas junto às crianças;
III. documentar a aprendizagem e o desenvolvimento da criança e realizar uma autorreflexão sobre a prática pedagógica a partir dos parâmetros estabelecidos;
IV. identificar e solicitar ao Gestor da instituição de Educação Infantil e à Secretaria de Educação as condições e os insumos necessários para executar as ações e práticas aqui propostas;
V. criar indicadores que possibilitem uma avaliação escalonada das suas práticas se elas atendem integralmente, parcialmente ou insatisfatoriamente os Parâmetros de Qualidade.
Os itens acima são:

    A) Orientações para os professores de Ensino Fundamental.

    B) Itens do código de Ética para os professores.

    C) Artigos para a Gestão na Educação Infantil.

    D) Leis para profissionais da Educação Infantil.

    E) Referências para orientar o planejamento e a avaliação das práticas pedagógicas para o professor de Educação Infantil.

De acordo com o Art. ______ da LDB – Lei de Diretrizes e Bases. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço em branco.

    A) 1º.

    B) 2º.

    C) 3º.

    D) 4º.

    E) 5º.

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