Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que está DE ACORDO com a concepção interacionista da linguagem.

    A) A norma culta é vista como uma variante, uma possibilidade a mais de uso e não exclusivamente como o único uso linguisticamente correto e a única linguagem representante de uma cultura.

    B) O texto é visto como simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, bastando a este, para tanto, o conhecimento do código, já que o texto, uma vez codificado, é totalmente explícito.

    C) O decodificador assume, também, nessa concepção, um papel passivo, uma vez que a informação deve ser recebida tal qual havia na mente do emissor.

    D) Defende que quem fala ou escreve bem, seguindo e dominando as normas que compõem a gramática da língua, é um indivíduo que organiza logicamente o seu pensamento.

    E) O texto é visto como um produto – lógico – do pensamento do autor, nada mais cabendo ao leitor/ouvinte senão captar essa representação mental, juntamente com as intenções (psicológicas) do produtor.

As organizações educacionais são formadas por diferentes tipos de grupos que assumem importante papel no processo educativo. Acerca das organizações grupais, é correto afirmar que

    A) os macrogrupos possibilitam aos participantes estabelecer entre si relações explícitas e ter uma percepção recíproca uns dos outros.

    B) nos microgrupos os participantes só conseguem estabelecer relacionamentos interpessoais com a mediação de terceiros e isto facilita o processo de aprendizagem.

    C) os grupos operativos são formados no campo institucional, organizacional, comunitário, com foco psicoeducativo.

    D) os microgrupos existentes nas organizações, cujo fim é a formação continuada de seus colaboradores, são classificados como microgrupos naturais.

    E) os microgrupos momentâneos prescindem de uma relação afetiva, por isso não devem ser cultivados dentro de uma estrutura organizacional educativa.

No ensino da língua estrangeira, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, é importante haver espaços no programa para possibilitar a exposição do aluno à compreensão e memorização de letras de música, de certas frases feitas, por exemplo: “How do you do?”, de pequenos poemas, trava-línguas e diálogos. No entanto, esses momentos não implicam:

    A) Oferecimento de certa consciência dos sons da língua e de seus valores estéticos.

    B) Abordagem de alguns modos de veicular algumas regras de uso da língua estrangeira, tais como polidez, intimidade ou saudações.

    C) Permitir o envolvimento com aspectos lúdicos que a língua oral possibilita, aumentando, dessa forma, a vinculação afetiva com a aprendizagem.

    D) Engajamento no discurso oral.

Analise as afirmativas a seguir:


I. O educador deve saber que o binômio ensino-aprendizagem é prejudicial para os alunos, pois impede que dominem os conhecimentos e métodos ensinados no ambiente escolar. Impede, também, que desenvolvam a criatividade e a independência do pensamento.

II. O educador deve dispor o contato dos alunos com objetos e situações, problematizando-os de modo que o educando seja impedido de ter acesso a novos conteúdos e possa elaborar respostas aos problemas suscitados, elaborando conhecimento de forma crítica, criativa e pouco significativa.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

De acordo com os estudos de Bloom (1993) a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória). Analise as afirmativas a seguir sobre tais funções e marque V (verdadeiro) ou F (falso).


? A avaliação diagnóstica é adequada para o início do o período letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer.


? A avaliação formativa é utilizada objetivando pré-determinar a maneira pela qual o educador deverá encaminhar, através do planejamento, a sua ação educativa. Terá como função estabelecer os limites para tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e eficaz.


? A avaliação somativa visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem.


? Por depender mais da sensibilidade e do olhar técnico do educador, a avaliação somativa fornece mais informações que permitem a customização do trabalho do professor com base nas necessidades de cada aluno.


A sequência CORRETA é:

    A) V – F – V – F.

    B) F – V – F – V.

    C) F – V – V – F.

    D) V – F – F – F.

Quando o que se busca é a oferta de uma escola que respeite as diferenças, a preocupação com a prática docente se acentua, pois o preconceito e a segregação ocorrem, no mais das vezes, de maneira sutil no cotidiano escolar. Lidar com as diferenças exige sensibilidade diante de qualquer discriminação no trato cotidiano, evitando que os próprios docentes sejam a fonte de juízos, atitudes e preconceitos que desvalorizem a experiência de certos grupos, EXCETO:

    A) Étnicos.

    B) Sociais.

    C) Simbolistas.

    D) Culturais.

    E) Religiosos.

De acordo com os estágios do desenvolvimento por Jean Piaget, julgue os itens com VERDADEIRO (V) ou FALSO(F).


( ) Pré-Operacional - Desenvolvimento da linguagem, com três consequências para a vida mental: a) socialização da ação, com trocas entre os indivíduos; b) desenvolvimento do pensamento, a partir do pensamento verbal: finalismo (porquês), animismo e artificialismo; c) desenvolvimento da intuição.

( ) Sensório-motor - Desenvolvimento da consciência do próprio corpo, diferenciado do restante do mundo físico. Desenvolvimento da inteligência em três estágios: reflexos de fundo hereditário, organização das percepções e hábitos e inteligência prática.

( ) Das operações concretas - Desenvolvimento da capacidade para construir sistemas e teorias abstratos, para formar e entender conceitos abstratos, como os conceitos de amor, justiça, democracia. O indivíduo se torna capaz de chegar a conclusões a partir de hipóteses.

( ) Das operações formais - Desenvolvimento do pensamento lógico; compreensão das relações entre coisas e capacidade para classificar objetos; superação do egocentrismo da linguagem; aparecimento das noções de conservação de substância, peso e volume.


A sequência CORRETA é:

    A) F, V, F, F.

    B) V, F, V, F.

    C) V, V, F, F.

    D) F, F, V, V.

    E) F, V, F, V.

Considere as seguintes definições, relativas ao papel da supervisão na educação.


I A supervisão tem o papel de manter o funcionamento da escola sem intervir nos processos educativos e fazendo cumprir as regras estabelecidas pelo sistema.

II A supervisão visa à fiscalização dos procedimentos e à inspeção dos documentos elaborados para o cumprimento das ações docentes.

III A supervisão deve assumir um papel de liderança nas atividades educativas, promovendo a reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem e instigando o diálogo entre os atores envolvidos nesse processo, no intuito da formação autônoma.


Nesse caso,

    A) a definição I e a III partem do princípio de que a supervisão prescinde de transformação social.

    B) a definição II contradiz a concepção tecnicista de educação.

    C) a definição I assume um papel conservador do processo educacional, dentro das concepções pedagógicas.

    D) a definição II e a III apresentam princípios da pedagogia libertadora e da educação para emancipação.

    E) a definição III reproduz uma ideologia liberal, que atende aos princípios do capitalismo.

A habilidade de leitura, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais:


(__) Atende as necessidades da educação formal, mas é a habilidade que o aluno menos utiliza em seu contexto social imediato.

(__) Ajuda o desenvolvimento integral do letramento do aluno.

(__) Aprender a ler em outra língua pode colaborar no desempenho do aluno como leitor em sua língua materna.


Sabendo que V significa verdadeiro e F significa falso, a alternativa que contém a sequência correta, respectivamente, é:

    A) F – V – V.

    B) F – F – V.

    C) V – V – F.

    D) V – F – F.

Analise as afirmativas a seguir:


I. As decisões sobre o calendário escolar é um dos principais temas das reuniões sobre a gestão escolar, já que é preciso tomar decisões sobre todo o planejamento do ano letivo (períodos de avaliação, reuniões de pais e responsáveis, entrega de boletins e finalizações dos projetos didáticos), as estratégias de acompanhamento das ações e a realização de adequações, quando necessário.

II. O foco da atuação do gestor escolar dentro da dimensão pedagógica tem como orientação principal coordenar a elaboração coletiva da ação educacional e pedagógica da escola, propiciando uma gestão participativa e democrática. Tal objetivo é desenvolvido na liderança que deve ser exercida pelo gestor no processo de coordenação da elaboração coletiva do projeto político pedagógico.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...