Questões de Pedagogia

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De acordo com as Diretrizes para Educação Básica a avaliação no ambiente educacional compreende 3 (três) dimensões básicas:
I. Avaliação da aprendizagem. II. Avaliação de redes de educação básica. III. Avaliação institucional interna e externa.
Estão CORRETAS:

    A) I e II, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) I, II e III, todos.

    D) II e III, apenas.

Quando falamos em planejar o ensino, ou a ação didática, estamos prevendo as ações e os procedimentos que o professor vai realizar junto a seus alunos, e a organização das atividades discentes e da experiência de aprendizagem, visando a atingir os objetivos educacionais estabelecidos. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Analisar as características da clientela (aspirações, necessidades e possibilidades dos alunos). II. Prever e organizar os procedimentos do professor, bem como as atividades e experiências de construção do conhecimento consideradas mais adequadas para a consecução dos objetivos estabelecidos. III. Prever e escolher os recursos de ensino mais adequados para estimular a participação dos alunos nas atividades de aprendizagem. IV. Prever os procedimentos de avaliação mais condizentes com os objetivos propostos.

    A) Todas as assertivas estão incorretas.

    B) Todas as assertivas estão corretas.

    C) Apenas I e II estão corretas.

    D) Apenas III e IV estão corretas.

    E) Apenas I, II e IV estão corretas.

O conhecimento de Matemática no Saeb deve ser demonstrado por meio da resolução de problemas e são consideradas capacidades como: observação, estabelecimento de relações, comunicação (diferentes linguagens), argumentação e validação de processos. Os conhecimentos e as competências matemáticas esperadas para cada etapa estão indicadas nos descritores da Matriz de Referência de Matemática.(Disponível em: http://provabrasil.ine.gov.br)


São descritores do tópico/tema denominado Grandeza e Medidas do 5º ano do ensino fundamental, EXCETO:

    A) Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.

    B) Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.

    C)

    Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/ cm/mm, kg/g/mg, l/ml.



    D) Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.

    E) Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

Assim como a educação em geral, a supervisão pode ser exercida no sentido da inspeção e do controle ou no sentido da emancipação e autonomia dos sujeitos. No que diz respeito à supervisão embasada na emancipação e autonomia do sujeito, é correto afirmar que

    A) essa atividade é considerada como ação de acompanhamento da atividade profissional ou institucional com uma intencionalidade orientadora, formativa e transformadora.

    B) o supervisor deve assumir o papel de regulador do processo profissional inspecionando e controlando as atividades dos profissionais da educação com o objetivo de alcançar maior produtividade.

    C) a supervisão, sendo uma atividade a ser exercida nos contextos de educação formal, tem o papel de fazer cumprir as regras estipuladas pela organização com o foco principal na formação de pessoas capazes de obedecê-las.

    D) o supervisor, ao assumir o papel de fiscalizador das regras institucionais, deve prezar pela vigilância dos atores envolvidos no processo educacional, contribuindo para a formação das pessoas.

    E) a atividade do supervisor está diretamente relacionada com os executores do processo educacional (professores e ou instrutores), ou seja, com o processo de ensino, sem visar a atividades dos educandos ou o processo de aprendizagem.

Um ponto importante abordado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) está da didática do professor de Geografia para uma aprendizagem mais eficaz. Nesse sentido é função da atuação docente:

    A) Se ater ao livro didático, preparado para ser suficiente em relação a outros métodos de ensino, e deve segui-lo à risca, juntamente com as atividades propostas que ele contém.

    B) Realizar aulas expositivas ou leituras de textos do livro didático, e também deve trabalhar de forma mais dinâmica e instigante para os alunos, através de situações que problematizem os diferentes espaços geográficos materializados em paisagens, lugares, regiões e territórios.

    C) Realizar apenas aulas expositivas e debates, metodologia de ensino comprovadamente eficaz e suficiente para o ensino de Geografia, pois forma a criticidade do aluno.

    D) Sair completamente do padrão aula expositiva e textos do livro didático, focando-se exclusivamente na metodologia ativa, uma vez que é a vivência do aluno através de situações que problematizem as questões geográficas é que contempla a absorção de conteúdo.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 208, inciso VII e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em seu artigo 15, asseguram à gestão escolar a autonomia nas dimensões administrativa, pedagógica e financeira. A autonomia, nesse contexto, é sinônimo de responsabilidade individual e coletiva, com envolvimento da comunidade escolar para alcance das metas estabelecidas. Dessa forma, ter autonomia significa também não esquecer que a escola está inserida num processo que envolve as relações internas e externas, o sistema educativo e a comunidade escolar.

II. A equipe gestora da escola é composta de profissionais com funções técnicas específicas, que têm a responsabilidade de colocar em prática as políticas e os planos elaborados coletivamente para o alcance de metas. Assim, é fundamental que o diretor, o coordenador pedagógico e o supervisor, como articuladores de execução do projeto maior da escola, reúnam-se para discutir sobre o planejamento da instituição.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Gardner desenvolveu a teoria das Inteligências Múltiplas, abaixo está descrita a definição de uma delas, assinale entre as alternativas o nome dessa “inteligência”.

É a capacidade de comunicação verbal e não-verbal e a percepção de reconhecer as intenções e emoções do outro. Habilidade em trabalhar em grupo, tendo como forma mais avançada de ler a pessoa, mesmo que ela tente esconder seus desejos, intenções, medos e crenças, distinguindo o temperamento, humor e motivações. Associa-se à empatia, à relação com o outro e sua plena descoberta. (DIEDERICHS, s/d).

    A) Inteligência espacial.

    B) Inteligência interpessoal.

    C) Inteligência intrapessoal.

    D) Inteligência lógica linguística ou verbal.

O Projeto Político-Pedagógico é o plano global da instituição. Nesse sentido, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, sobre como ele pode ser compreendido.
( ) Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. ( ) É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. ( ) É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição nos processos de transformação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V.

    B) V – F – F.

    C) F – F – V.

    D) F – V – F.

    E) F – F – F.

“Há uma infinidade de textos e, eles surgem da real necessidade de interação entre os indivíduos a partir do uso efetivo da língua. Assim, à medida que os indivíduos, numa determinada sociedade, participam de um conjunto maior de atividades ou compartilham de um número maior de experiências em diferentes âmbitos, o seu repertório de gêneros aumenta e se diversifica. A Internet, por exemplo, possibilitou novas formas de interações discursivas e, consequentemente, o aparecimento de novos gêneros, como o e-mail


Sobre os gêneros textuais, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Os gêneros textuais secundários desenvolvem-se na comunicação discursiva imediata, no âmbito da ideologia do cotidiano; são exemplos de gêneros primários: a conversa familiar, o relato do dia-a-dia.

    B) Os gêneros textuais são um fenômeno histórico, ligados à vida cultural e social do indivíduo. Sendo formas textuais escritas ou orais bastantes cristalizadas, fixas e imutáveis.

    C) Os gêneros textuais primários desenvolvem-se na comunicação cultural mais complexa e sistematizada, no âmbito dos sistemas ideológicos constituídos, ou seja, na esfera científica, religiosa, artística, etc. São exemplos de gêneros secundários: o romance, uma tese, um editorial, etc.

    D) Uma palestra, ainda que realizada oralmente, é um gênero secundário, pois se vincula a uma esfera da comunicação do âmbito das ideologias formalizadas e sistematizadas.

    E) Um bilhete é um gênero secundário, uma vez que emerge no âmbito da comunicação escrita sistematizada.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

    A) apresentam uma proposta de integração curricular que ignora as especificidades de cada área do conhecimento ou disciplina, pois o foco está a serviço do desenvolvimento de objetivos que definem capacidades.

    B) propõem uma organização didática por área e por ciclo, procurando garantir coerência entre os pressupostos teóricos, os objetivos e os conteúdos, mediante sua operacionalização em orientações didáticas e critérios de avaliação.

    C) apresentam propostas curriculares organizadas em disciplinas e(ou) áreas que se traduzem em temas, desprezando a integração entre as áreas de conhecimento em função da importância de cada disciplina.

    D) propõem como temas transversais a ética, a saúde, o meio ambiente, a orientação sexual e a pluralidade cultural, que devem ser implantados como disciplinas a serem criadas de acordo com as necessidades de cada escola.

    E) apresentam os conteúdos descritos de tal forma que, em cada ano ou série, deve trabalhar determinado tema, não sendo possível sua adequação às particularidades dos estados, municípios e ou escolas.

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