Questões de Pedagogia

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A sala de aula é um universo complexo, com vários fatores interagindo no seu interior. Envolve o campo de afetividade entre os alunos, o professor e a escola. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Geografia o interior da sala de aula deve propiciar:

    A) Um ambiente no qual o professor é autoridade máxima e o aluno deve apenas expor suas dúvidas e erros quanto forem realmente relevantes.

    B) A reprodução de pontos de vista a partir, unicamente, da fala do professor, que possui formação e clareza em determinados assuntos e por isso está correto em seus pontos de vista.

    C) Organização que estimule a ação individualizada do aluno para que possa desenvolver sua potencialidade criadora, mas que, também, esteja aberto a compartilhar com o outro suas experiências vividas fora e dentro da escola.

    D) Propiciar vários pontos de vista diferentes construídos pelos alunos, que ao final de cada aula devem ser amarrados pelo professor a fim de criar um ponto de vista homogêneo da turma sobre um determinado assunto.

Analise as afirmativas a seguir:


I. O conceito de autonomia pedagógica leva à compreensão de que a dimensão pedagógica está diretamente relacionada à autonomia que tem a escola em deliberar sobre os processos de ensino e aprendizagem. Esse conceito é fundamental para a organização das práticas escolares quanto à elaboração, à execução, ao acompanhamento e à avaliação do Projeto Político-Pedagógico da escola, assim como para a gestão das atividades pedagógico-curriculares.

II. A autonomia pedagógica representa a liberdade que a escola tem para escolher os conteúdos e os métodos de ensino, sem a qual fica comprometido o caráter pedagógico de sua intervenção escolar. A participação da comunidade escolar se configura como importante passo para a democratização dos processos decisórios da escola, por meio do compartilhamento de ideias e ações.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Assinale a INCORRETA. As etapas da Educação Básica têm previsão de idades próprias, as quais, no entanto, são diversas quando se atenta para sujeitos com características que fogem à norma, como é o caso, entre outros:

    A) De adolescentes em regime de acolhimento ou internação, jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais.

    B) De atraso na matrícula e/ou no percurso escolar; e de retenção, repetência e retorno de quem havia abandonado os estudos.

    C) De habitantes áreas suburbanas; e de circenses, indígenas e quilombolas.

    D) De portadores de deficiência limitadora; de jovens e adultos sem escolarização ou com esta incompleta.

Luckesi (2011) considera que recursos metodológicos da avaliação são:
I. Coleta de dados relevantes sobre a realidade do objeto da avaliação mediante meios consistentes de observação. II. Qualificação do objeto de avaliação por meio de comparação de sua descrição com um critério. III. Julgamento e classificação dos educandos a partir dos conteúdos atingidos e não atingidos.
Quais estão corretos?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

O trabalho com diversos textos na sala de aula, sejam eles histórias em quadrinhos, notícias, poemas, charge, contos de fadas e etc., se constitui em uma possibilidade de ampliar o repertório dos estudantes. Os diversos gêneros textuais podem favorecer o enfoque das duas facetas da aprendizagem: a alfabetização e o letramento.


Sobre o trabalho de leitura e escrita com a diversidade de textos na escola, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Quando se apresenta um texto aos alunos, é importante ressaltar quem é o autor, as intenções com que foi produzido tal texto, o assunto de que trata, o título e o gênero a que pertence.

    B) Sendo a produção de textos questão unicamente da área de linguagem, o trabalho com os gêneros textuais é indispensável nas aulas de Língua Portuguesa para demonstrar que a escrita e a fala não se relacionam.

    C) Trabalhar com textos reais aproxima os alunos da realidade que os cercam e, trabalhar com a diversidade de gêneros permite que eles se apropriem de textos que circulam na sociedade em que vivem para conhecer e entender sua função social.

    D) O estudante precisa ver um sentido naquilo que escreve. Por isso, as práticas de produção textual precisam ser significativas para que o aprendiz se sinta estimulado em escrever.

    E) Se ler é atribuir significado, é essencial o trabalho de leitura sobre textos contextualizados em situações em que a leitura seja funcional, pois só se pode aprender a ler, lendo.

Os traços pessoais, considerados tendentes ao sucesso, associados aos comportamentos, podem revelar o perfil do líder realmente eficaz.

George O. Klemp Jr. Competências de liderança: a partir das conclusões de um estudo de grandes empresas mundiais, o modelo dos nove baldes. In: HSM MANAGEMENT. São Paulo: HSM do Brasil, ano 3, n.º 17, nov.-dez. 1999. p. 132-40.


Tendo o texto apresentado como referência inicial, assinale a opção correta.

    A) Os traços e os comportamentos são essenciais para selecionar as pessoas para determinadas funções de liderança.

    B) Os comportamentos são o que as pessoas fazem, exercendo suas funções, e os atributos pessoais são conhecimentos que permitem que as pessoas exerçam as tarefas de liderança.

    C) Os comportamentos, matéria-prima do desempenho, são as habilidades necessárias para exercer as funções de liderança.

    D) Os atributos de um líder dependem de suas práticas: é impossível tomar decisões duras sem um alto grau de autoconfiança.

    E) Os atributos são ingredientes primários para uma liderança eficaz e sua presença garante um bom líder. Em segundo lugar estão os comportamentos, que transformam capacidades em ação.

Para o terceiro ciclo do Ensino Fundamental, descrito pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Geografia, espera-se que o ensino de Geografia torne os alunos capazes de:
(__) Reconhecer que a sociedade e a natureza possuem princípios e leis criadas pelos homens e que o espaço geográfico é uma consequência da organização destas leis;
(__) Compreender a escala de importância no tempo e no espaço do local e do global e da multiplicidade de vivências com os lugares;
(__) Reconhecer no cotidiano os referenciais espaciais de localização, orientação e distância, de modo que se desloque com autonomia e represente os lugares onde vivem e se relacionam;
(__) Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitar o desperdício e perceber os cuidados para a preservação e conservação da natureza.
Considerando-se que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso, a sequência correta das proposições acima é:

    A) V, F, V, V.

    B) V, V, F, V.

    C) F, F, V, V.

    D) F, V, V, V.

Analise as afirmativas a seguir:


I. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais, exceto quando estiverem em processo de separação ou quando as crianças estiverem há mais de dois meses convivendo com parentes ou responsáveis sem vínculo sanguíneo.

II. O Estatuto da Criança e do Adolescente determina que devem as instituições de ensino, os clubes e as agremiações recreativas assegurar medidas de conscientização, de prevenção e de enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Assinale a INCORRETA. A execução do Plano Nacional de Educação e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias:

    A) Conselho Nacional de Educação – CNE.

    B) Conselho Nacional dos Secretários de Educação – CONSED.

    C) Fórum Nacional de Educação.

    D) Ministério da Educação – MEC.

“Os objetivos antecipam resultados e processos esperados do trabalho conjunto do professor e dos alunos, expressando conhecimentos, habilidades e hábitos (conteúdos) a serem assimilados de acordo com as exigências metodológicas (nível de preparo prévio dos alunos, peculiaridades das matérias de ensino e características do processo de ensino e aprendizagem).” (LIBÂNEO: 1994)
Segundo o autor, ao elencar os objetivos o professor deve:
I. Observar uma sequência lógica, de forma que os conceitos e habilidades estejam inter-relacionados, possibilitando aos alunos uma compreensão de conjunto. II. Expressar os objetivos com clareza, de modo que sejam compreensíveis aos alunos e permitam, assim, que eles introjetem os objetivos do ensino como objetivos seus. III. Desvincular os objetivos específicos dos objetivos gerais para poder analisar as situações concretas nas quais os alunos estão inseridos.
Quais estão corretos?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

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