Questões de Pedagogia

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Sobre a Proposta Pedagógica, assinale a alternativa CORRETA.

    A) A proposta pedagógica da escola está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e tem como objetivo principal garantir a autonomia das instituições de ensino no que se refere exclusivamente a questões pedagógicas.

    B) Na prática, trata-se de um documento que define a linha orientadora de todas as ações da escola, desde sua estrutura curricular até suas práticas de gestão.

    C) Geralmente se distancia de uma linha educacional descrita em determinada teoria pedagógica, porque cada uma das linhas possui seus próprios valores, dificuldades, vantagens e desvantagens.

    D) Independentemente da teoria que sirva como base para a estruturação de uma proposta pedagógica, a garantia de sua real efetividade é a participação e contribuição de apenas alguns segmentos da comunidade escolar.

    E) É dispensável que a proposta pedagógica esteja em constante revisão, realinhamento e replanejamento, pois o essencial é esse documento ser revisto só ao final de cada ano.

No que se refere a projeto político-pedagógico no ambiente organizacional e a gestão educacional, assinale a opção correta.

    A) Para a promoção dos objetivos da gestão compartilhada, a proposta pedagógica deve primar pela ponderação entre recursos humanos, financeiros, técnicos, didáticos, físicos, tecnológicos, sociais e situacionais.

    B) Gestão consiste na atividade de processos intencionais e sistemáticos pela qual são mobilizados meios e procedimentos para tomadas de decisão.

    C) A gestão democrática busca a solução de problemas oriundos do dia a dia com o objetivo de unir a teoria e a prática, compreendendo a autoridade do sujeito gestor enquanto hegemonia no contexto organizacional.

    D) O projeto político-pedagógico é um modelo de gestão compartilhada que defende a construção de um planejamento com base na hierarquização das funções, considerando as dimensões técnicas, culturais e políticas e o princípio da homogeneidade.

    E) Na concepção técnico-científica, a gestão pode ser individualizada ou coletiva, a depender da organização e dos processos dessa gestão para o alcance dos objetivos traçados para a instituição.

O estudo histórico apresenta, hoje, diferentes abordagens para tratar um mesmo tema, fato ou conceito. Sobre tal iniciativa, é importante considerar que:

    A) É importante para que o aluno perceba que em cada tipo de descrição, a visão, motivos e a intenção de quem conta a história muda.

    B) Durante as aulas, o professor deve ser capaz de apresentar todas as maneiras de ver a história, demonstrando qual a correta.

    C) O professor não deve favorecer o acesso a documentos oficiais, reportagens de jornais e revistas e a outras fontes, porque isso só cabe aos pesquisadores e historiadores.

    D) Deve-se evitar que a turma assista a filmes e documentários, visite museus e entreviste os atores que vivenciaram os acontecimentos estudados, uma vez que a história oral não é indicada para ser vivenciada na escola.

Analise as afirmativas a seguir:


I. O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura aos adolescentes e às crianças o acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento apenas aos irmãos de pais casados há mais de seis anos e que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da Educação Básica.

II. No Brasil, as crianças e os adolescentes têm direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente à educação com vistas ao seu pleno desenvolvimento, ao preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:

    A) A teoria de Piaget é uma teoria de aprendizagem e não uma teoria de desenvolvimento mental. Enfatiza o conceito de aprendizagem, porém não menciona o termo "aumento do conhecimento", analisando como isto ocorre: só há aprendizagem (aumento de conhecimento) quando o esquema de acomodação sofre assimilação.

    B) É através das acomodações (que, por sua vez, levam à construção de novos esquemas de assimilação) que se dá o desenvolvimento cognitivo. Se o meio não apresenta problemas, dificuldades, a atividade da mente é, apenas, de assimilação, porém, diante deles, ela se reestrutura (acomodação) e se desenvolve.

    C) A acomodação por ser uma reestruturação da assimilação, não se configura sem assimilação. O equilíbrio entre assimilação e acomodação é a adaptação à situação.

    D) A "estrutura cognitiva" de um indivíduo é, um complexo de esquemas de assimilação que, segundo Piaget, tendem a organizar-se segundo os modelos matemáticos de grupo e rede.

Na escola, o orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico. Com base nessa informação, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta quanto à sua atuação.
I. Deve atuar como uma ponte entre a instituição e a comunidade. II. Deve entender a realidade da comunidade. III. Deve ouvir o que a comunidade tem a dizer e abrir o diálogo entre suas expectativas e o planejamento escolar.

    A) Apenas I está correta.

    B) Apenas II está correta.

    C) Apenas III está correta.

    D) Todas estão corretas.

    E) Todas estão incorretas.

[...] não é processo simples de curtíssimo prazo, mas também não é processo tão complexo ou irrealizável, de prazo interminável. Isso significa que este se constituirá numa ação, numa prática a ser construída na escola. Ela acontecerá, por exemplo, associada à elaboração do projeto político-pedagógico da escola e à implantação de conselhos de escola que efetivamente influenciem na gestão escolar como um todo e de medidas que garantam a autonomia administrativa, pedagógica e financeira da escola, sem eximir o estado de suas obrigações com o ensino público. (Disponível em:Salto para o Futuro: Construindo a escola cidadã, projeto político-pedagógico, 1998, p. 72).


A definição apresentada acima se refere à:

    A) Aprendizagem significativa.

    B) Interdisciplinaridade.

    C) Gestão democrática.

    D) Transdisciplinaridade.

    E) Proposta curricular.

Acerca da constituição de grupos, da aplicação de critérios na distribuição de tarefas, da articulação com outros grupos sociais e do processo de planejamento, assinale a opção correta.

    A) A troca de informações em reuniões de grupos, a afetividade das aproximações e o sentimento de pertença ao grupo podem resultar em uma rede de relações geradora de informações facilitadoras da aprendizagem.

    B) A importância do processo de comunicação intragrupos e intergrupos pode ser medida por pressupostos conceituais e práticos expostos no planejamento para maximizar o processo educativo.

    C) A supervisão pedagógica de atividades formativas em grupo deve ser exercida por um profissional externo à equipe, pois esse profissional tem uma visão privilegiada de aspectos que os integrantes da equipe não são capazes de perceber.

    D) A avaliação sistemática do planejamento prima por atender às necessidades da equipe ao longo do processo, constituindo-se em ferramenta estimativa de valor homogêneo e estruturante dos objetivos a posteriori.

    E) A distribuição de tarefas a um grupo começa pelo mapeamento e pelo monitoramento, etapas que somente serão exitosas se forem identificados todos os processos da atividade.

Leia o texto abaixo.


“A aprendizagem é, então, percebida como ocorrendo no que se denomina de Zona de Desenvolvimento Proximal. Esse espaço é caracterizado pelas interações entre aprendizes e parceiros mais competentes, explorando o nível real em que o aluno está e o seu nível em potencial para aprender sob a orientação de um parceiro mais competente. Note-se que essa concepção da aprendizagem tem sido usada para explicar a aprendizagem dentro e fora da escola.”


(Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. pág. 58. Brasília :MEC/SEF, 1998.)


O texto menciona a zona de desenvolvimento proximal, conceito elaborado por:

    A) Paulo Freire.

    B) Piaget.

    C) Vygotsky.

    D) Emília Ferreiro.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Compete ao professor elaborar e cumprir o plano de trabalho de atividades educacionais de forma desalinhada à proposta pedagógica do estabelecimento de ensino e da política municipal de educação.

II. Participar das reuniões pedagógicas e demais momentos formativos, colaborando, dentro do possível, com sua experiência e conhecimentos adquiridos, para a melhoria de sua prática pedagógica e dos demais colegas, é uma das funções do professor no ambiente escolar.

III. Compete ao professor, no âmbito escolar, colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade a fim de promover a realização de atividades educativas pouco relevantes para os aducandos.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

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