Questões de Pedagogia

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Segundo as Diretrizes para Educação Básica, na organização modalidade de Educação Especial, os sistemas de ensino devem observar as seguintes orientações fundamentais, EXCETO:

    A) A acessibilidade arquitetônica, nas comunicações e informações, nos mobiliários e equipamentos e nos transportes.

    B) A articulação das políticas públicas intersetoriais.

    C) A formação de professores para o atendimento educacional especializado e para o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas.

    D) O pleno acesso e a efetiva participação dos estudantes no ensino diferenciado.

Na Pedagogia Tradicional, a organização dos conteúdos assume as seguintes características:
I. Centralizados a partir dos interesses dos alunos. II. Desenvolvidos de forma objetiva. III. Exaltação do enciclopedismo.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Segundo a BNCC, as habilidades indicadas para o 3º ano do Ensino Fundamental no componente curricular Matemática, na unidade temática estatística e probabilidade, compreende:

    A) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.

    B) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.

    C) Ler horas em relógios digitais e em relógios analógicos e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.

    D) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

    E) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas.

Julgue os itens a seguir, acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas no Brasil.


I A concepção pedagógica tradicional, trazida pelos jesuítas, esteve presente na educação brasileira desde a colonização do país, tendo desaparecido após a reforma pombalina.

II A educação libertadora, proposta por Paulo Freire, se fez presente nos movimentos sociais desde a década de 60 do século passado e durante todo o período militar.

III A concepção tecnicista remonta à segunda metade dos anos 50 do século passado, tendo como ápice a implementação da Lei n.º 5.692/1971.

IV A concepção crítico-social dos conteúdos teve seu auge no período da Segunda República.


Estão certos apenas os itens.

    A) I e III.

    B) I e IV.

    C) II e III.

    D) I, II e IV

    E) II, III e IV.

Acerca do conceito de psicomotricidade, é correto afirmar:

    A) Baseada numa visão holística do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial.

    B) A psicomotricidade pode também ser definida como o campo indisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade.

    C) Psicomotricidade, ainda não considerada uma ciência por conta de sua multicausalidade, é um campo que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.

    D) Psicomotricidade é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências ainda não vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade.

Analise as afirmativas a seguir:


I. O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura às crianças e aos adolescentes o direito à igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, assim como o direito de serem respeitados por seus educadores.

II. O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura às crianças e aos adolescentes do Brasil o direito de contestar critérios avaliativos, sendo-lhes vedado recorrer às instâncias escolares superiores, exceto quando o recurso for feito mediante uma organização ou entidade estudantil.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Na escola, o planejamento é o responsável por nortear as ações de todos os envolvidos para que os objetivos sejam alcançados. Portanto, pode-se corretamente considerar como desenvolvimento escolar no requisito “planejamento de ações” a seguinte característica pedagógica:

    A) Os professores e funcionários conhecem os objetivos e metas da escola.

    B) Os supervisores ou coordenadores pedagógicos orientam os professores para o alinhamento entre suas práticas docentes e os objetivos e metas da escola, prestando assistência sempre que necessário.

    C) O currículo escolar é discutido e definido por toda a equipe escolar, com validação do colegiado ou conselho.

    D) A equipe escolar avalia o desempenho de seu pessoal e o da escola como um todo, bem como o seu esforço para mudança.

São características das metodologias ativas:
I. Aprendizagem por descoberta. II. Resolução de problemas. III. Aluno como protagonista da sua aprendizagem.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Segundo a BNCC, o componente curricular Língua Portuguesa de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental indica para as práticas de Leitura/escuta o seguinte objeto do conhecimento em todos os campos de atuação:

    A) Planejamento de texto.

    B) Revisão de textos.

    C) Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.

    D) Edição de textos.

    E) Utilização de tecnologia digital.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a educação é direito de todos e dever do Estado e da família. Esse caráter de direito público e subjetivo da educação é violado quando

    A) os municípios não atendem às necessidades locais de ensino fundamental para a população em idade escolar.

    B) a União não oferta vagas suficientes para o ensino superior.

    C) os estados não promovem ações de formação profissional de acordo com as necessidades de sua jurisdição.

    D) um adolescente de quinze anos de idade é submetido a situação de menor aprendiz, trabalhando para ajudar na renda familiar.

    E) estados e municípios não conseguem ofertar vagas na educação infantil para atender à população de zero a cinco anos de idade.

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