Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) requer o monitoramento do:

    A) Consed e Undime.

    B) MEC e Consed.

    C) CNE, Consed e Undime.

    D) MEC, CNE, Consed e Undime.

    E) MEC e CNE.

Na Pedagogia Tradicional, a organização dos conteúdos assume as seguintes características:
I. Centralizados a partir dos interesses dos alunos. II. Desenvolvidos de forma objetiva. III. Exaltação do enciclopedismo.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Sobre a aplicação da didática em sala de aula, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A didática é considerada arte e ciência do ensino, ela não objetiva apenas conhecer por conhecer, mas procura aplicar seus princípios com a finalidade de desenvolver no indivíduo as habilidades cognitivas para torná-los críticos e reflexivos.

    B) É dever dos alunos garantir uma relação didática entre ensino e aprendizagem, tendo em mente que sua postura em sala de aula deve auxiliar o trabalho do professor.

    C) É dever do professor garantir uma relação didática entre ensino e aprendizagem, tendo em mente a formação individual da personalidade de cada um dos seus alunos.

    D) Por meio da aula o docente organiza esse processo de ensino e faz a mediação, junto aos alunos, do conhecimento prévio com o conhecimento adquirido durante o processo de formação dos estudantes.

    E) A didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos que favoreçam o desenvolvimento de habilidades, tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.

Com base no texto 5A4AAA, assinale a opção correta.

  • A. As práticas pedagógicas do CEI Hilca Schnaider dão sinais de oposição ao seguinte conceito de leitura e letramento defendido pela educadora Magda Soares: É preciso desmanchar essa ideia do livro como objeto sagrado; é sagrado sim, mas para estar nas mãos das pessoas, ser manipulado pelas crianças.
  • B. Do trecho ‘o maior objetivo é que os pais percebam a qualidade das histórias que estão sendo trabalhadas com seus filhos’ (segundo parágrafo), concluiu-se que a progressão das crianças fica em segundo plano nos objetivos das atividades do CEI Olga Bremer.
  • C. Os alunos no CEI Olga Bremer praticam a atividade de leitura como atividade extraescolar.
  • D. No CEI Hilca Schnaider, as crianças não possuem liberdade de escolha dos livros, uma vez que passam por um processo semelhante a uma subida de “degraus” para o acesso à leitura.
  • E. O texto relata diferentes realidades nos dois CEI: no primeiro, há uma situação de familiarização da criança com o livro e a leitura; no segundo, esse processo inexiste.

Acerca das concepções pedagógicas contra-hegemônicas, julgue os itens que se seguem. Para a pedagogia histórico-crítica, a prática educativa parte de uma situação hipotética e tem como finalidade a prática social.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à organização de conteúdos e a sua aplicação, assinale a opção correta.

  • A. A duração de uma sequência de atividades pode variar conforme o objetivo, o desenrolar de suas etapas, o desejo e o interesse das crianças pelo assunto tratado.
  • B. O conceito de atividade permanente está relacionado ao fato de a criança, ao final de um projeto, aprender porque participou e resolveu problemas diversos.
  • C. As orientações constantes no referencial curricular não representam um modelo fechado que define um padrão único de intervenção.
  • D. Pintura e modelagem são conceituadas como atividades de trabalho básicas e cognitivas.
  • E. Rodas de histórias e de conversas são classificadas como atividades orais permanentes cognitivas.

Julgue os próximos itens, relativos a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. Para a pedagogia histórico-crítica dos conteúdos, a didática é uma prática social de determinado contexto orientada por determinadas ideias de escola e de sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das modalidades organizativas dos conteúdos e seus respectivos produtos, assinale a opção correta.

  • A. Atividades encadeadas, continuadas e diversificadas são classificadas como sequências didáticas.
  • B. Desenho, pintura e modelagem não estão incluídos no referencial curricular como áreas de conhecimento, sendo consideradas atividades de importância secundária.
  • C. Atividade permanente é um conjunto de ações para a elaboração de um produto final a ser usado pela comunidade escolar.
  • D. Projeto didático é uma série de atividades que envolvem um mesmo conteúdo, planejadas com ordem crescente de dificuldade.
  • E. Sequência didática é uma série de atividades que envolvem conteúdos diversos e que faz parte do planejamento didático menor.

Julgue os próximos itens, relativos a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. Um dos princípios da tendência pedagógica progressivista é o da aprendizagem por meio da prática.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da formação continuada dos profissionais da educação infantil, assinale a opção correta.

  • A. É vedada a participação dos professores da rede municipal de educação infantil em eventos de formação continuada que se realizem fora da escola onde eles trabalhem.
  • B. Os conhecimentos promovidos pelos cursos de formação continuada para professores da educação infantil restringem-se a noções de sabedoria experiencial e técnicas de criatividade.
  • C. Trata-se de um treinamento técnico, no qual o professor aprende a aplicar em sala de aula os procedimentos dispostos nos manuais que recebe da secretaria municipal de educação.
  • D. A formação continuada auxilia o professor a compreender o que está dando certo ou não em sua prática pedagógica.
  • E. A formação continuada constitui um concurso para os professores aprenderem a lidar com crianças portadoras de necessidades especiais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...