Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na década de 80 do século passado, Yves Chevallard, um matemático francês, levou o conceito de transposição didática para dentro do contexto da matemática. Em suas pesquisas sobre o assunto, Chevallard analisou como o conceito de “distância” entre objetos se insere na pesquisa em matemática pura e como ele ressurge, de forma modificada, quando o contexto é o ensino de matemática.

Tendo como referência as análises de Chevallard, assinale a opção correta a respeito do conceito de transposição didática.

  • A. Na sala de aula, o professor deverá traduzir fielmente os conteúdos apresentados no texto do livro didático adotado para os alunos.
  • B. A transposição didática consiste em um instrumento eficiente para analisar o processo por meio do qual o “saber sábio”, produzido pelo cientista na academia, modifica-se e é transformado no “saber a ensinar”, aquele que integra os programas escolares estaduais e nacionais e está contido nos livros didáticos e, finalmente, aparece, por meio dos educadores, nas salas de aula sob a forma do “saber ensinado”.
  • C. Para Chevallard, a transposição dos conhecimentos entre a academia e a escola deverá ser feita por uma instituição que ele nomeou de “Noosfera”, composta integralmente por membros da academia, que serão os responsáveis por definir quais saberes serão ensinados e de que forma esses saberes chegarão à sala de aula.
  • D. Segundo Chevallard, a transformação de saberes na transposição didática deverá ser uma mera simplificação e trivialização dos objetos complexos que fazem parte dos conteúdos acadêmicos que compõem o “saber sábio".
  • E. Para Chevallard, o professor, ao dar roupagem nova a um conceito a ser ensinado, poderá distorcê-lo, contanto que o objeto didático seja preservado.

O projeto de pesquisa é o documento que serve como guia para a investigação científica. Tem por finalidades antever e metodizar as etapas de um trabalho de pesquisa, sendo, portanto, o primeiro documento gerado em qualquer processo de investigação. Elaborar o projeto de pesquisa é planejar as ideias a serem desenvolvidas, prevendo as etapas do trabalho. Assinale a alternativa que apresenta unicamente elementos constituintes da estrutura do projeto de pesquisa.

  • A. Capa; folha de rosto; resumo, sumário; justificativa; hipótese; objetivos específicos; fundamentação teórica; metodologia; dados; análise quantitativa dos dados coletados e cronograma.
  • B. Capa; folha de rosto; resumo, sumário; introdução; justificativa; problema; hipótese(s); objetivos; fundamentação teórica; metodologia; cronograma e referência.
  • C. Elementos pré-textuais; problema(s); hipótese(s); objetivo geral; fundamentação teórica; metodologia; análise crítica dos dados qualitativos, resultados e referência.
  • D. Elementos pré-textuais; problema(s); hipótese(s); fundamentação teórica; metodologia; dados quantitativos; análise de dados qualitativos; cronograma e referência.

Analise a tirinha acima e, considerando a interrelação entre a prática pedagógica e as áreas de conhecimento, julgue os seguintes itens.

Na Educação Infantil, o ensino religioso é um componente curricular obrigatório.

  • C. Certo
  • E. Errado

A autonomia didático-científica é condição necessária para a atividade-fim da universidade. Sobre o papel de decisão dos colegiados de ensino e pesquisa da instituição no exercício dessa autonomia, com base na legislação vigente, considere:

I - Criar, modificar e extinguir cursos.

II - Deliberar sobre os planos de carreira docente.

III - Elaborar programação dos cursos, pesquisas e das atividades de extensão.

Está correto o que se afirma em

  • A. II e III, apenas.
  • B. II, apenas
  • C. I e III, apenas.
  • D. I, II e III.

Analise a tirinha acima e, considerando a interrelação entre a prática pedagógica e as áreas de conhecimento, julgue os seguintes itens.

É de extrema importância a implementação da linguagem digital nas escolas de Educação Infantil, de modo a promover o desenvolvimento integral das crianças com até cinco anos de idade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da oferta e abrangência dos cursos e programas da educação superior brasileira, considere:

I - Cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

II - Cursos de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo.

III - Cursos de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino.

IV - Cursos de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.

Está correto o que se afirma em

  • A. I e II, apenas.
  • B. III e IV, apenas.
  • C. I, II, III e IV.
  • D. II e III, apenas.

Analise a tirinha acima e, considerando a interrelação entre a prática pedagógica e as áreas de conhecimento, julgue os seguintes itens.

Em relação à produção escrita e oral, a ação pedagógica deve proporcionar ao aluno experiências que evidenciem o rigor da norma culta da língua portuguesa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise a tirinha acima e, considerando a interrelação entre a prática pedagógica e as áreas de conhecimento, julgue os seguintes itens.

O ensino da matemática nos anos iniciais deverá abranger os conhecimentos de estatística, combinatória e probabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Kenski (2007) menciona que são utilizados vários tipos de tecnologias para aprender e saber mais e que se necessita da educação para aprender e saber mais sobre as tecnologias.

Tendo como base as ideias da autora, analise as seguintes afirmativas sobre relação entre a educação e as tecnologias e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Grande parte das tecnologias é usada como auxiliar no processo educativo – elas não são o objeto, a sua substância e nem a sua finalidade.

( ) As tecnologias, por si só, fazem a diferença qualitativa no processo educativo.

( ) Um dos problemas, na atualidade, relativos ao uso das tecnologias na educação refere-se à não adequação da tecnologia ao conteúdo a ser ensinado e aos propósitos do ensino.

( ) As articulações entre as instituições educacionais via redes devem ser pensadas somente como um modo diferente de promoção do ensino.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F V F
  • B. F V F V
  • C. V F F V
  • D. F V V F

Considerando essa situação hipotética e as relações entre prática pedagógica e áreas do conhecimento, julgue os próximos itens.

Na perspectiva do acesso dos estudantes com deficiência ao currículo, o professor poderá organizar ambientes em sala de aula que favoreçam aprendizagens significativas, bem como adequar materiais escritos de uso comum.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...