Questões de Pedagogia

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Sobre a avaliação da aprendizagem na visão crítica, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Ajuda a tornar mais claros os objetivos que o professor quer atingir e possibilita a revisão do plano de ensino.
  • B. Visa diagnosticar como a escola e o professor estão contribuindo para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos.
  • C. Deve ser preponderantemente qualitativa, pois toda situação de prova escrita leva à ansiedade, à inibição e ao cerceamento do crescimento pessoal.
  • D. Deve estar articulada aos objetivos, conteúdos e métodos expressos no plano de ensino.

Acerca das tecnologias assistivas adequadas ao atendimento educacional especializado para alunos cegos ou com baixa visão, assinale a opção correta.

  • A. O sorobã auxilia o deficiente visual a desenhar mapas e a ampliar esquemas geométricos.
  • B. O reglete é um aparelho eletrônico que ajuda o deficiente visual a superar dificuldades de natureza linguística.
  • C. Os sintetizadores de voz têm a função de gravar e ampliar o som da voz humana como meio de facilitar a leitura labial.
  • D. Lupas eletrônicas, impressoras braille e scanners de mesa são softwares que permitem a ampliação de textos.
  • E. A punção e a máquina braille são recursos que auxiliam o deficiente visual na produção de textos escritos.

Sobre as relações entre política e planejamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Estado, detentor exclusivo do monopólio do dever de educar, deve formular e implementar suas políticas com base na legislação e com o planejamento estratégico.

( ) No setor público, o planejamento é um processo que ocorre no âmbito do Estado e que envolve diretamente a tomada de decisões acerca da utilização do fundo público.

( ) A legislação estabelece direitos, objetivos, diretrizes para a ação do Estado e as políticas públicas são ferramentas para o cumprimento dos dispositivos legais.

( ) No Estado Democrático de Direito, que tem como princípios a transparência, a participação popular e o controle social, nos processos de planejamento e formulação de políticas públicas, deve ser garantida a ampla participação da sociedade, inclusive com utilização de tecnologias digitais.

Assinale a sequência correta.

  • A. F, F, V, V
  • B. V, V, F, F
  • C. V, F, V, F
  • D. F, V, V, V

A equipe pedagógica de uma escola inclusiva organizou uma roda de conversas com os professores para discutir a implantação de um ambiente educacional bilíngue para os alunos com deficiência auditiva.

Com relação à educação bilíngue nessa escola, assinale a opção correta.

  • A. Nas aulas, o uso de recursos visuais para a aprendizagem do português como segunda língua pelos surdos deverá ser evitado.
  • B. O acervo textual em língua portuguesa deve ser reduzido ao mínimo possível na educação dos surdos.
  • C. O ensino da LIBRAS exige uma organização metodológica e didática especializada.
  • D. É opcional à escola ofertar o ensino da LIBRAS, uma vez que a língua oficial do Brasil é o português.
  • E. A educação bilíngue pressupõe a realização de tradução literal das palavras do português para LIBRAS.

A avaliação a ser desenvolvida por uma instituição de educação superior, envolvendo todos os participantes da instituição para repensar e redefinir seus compromissos e metas, modos de atuação, finalidades e resultados do trabalho acadêmico denomina-se:

  • A. Avaliação institucional.
  • B. Avaliação externa da aprendizagem dos estudantes.
  • C. Avaliação pedagógica e das condições de oferta do ensino de graduação e pós-graduação.
  • D. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Os múltiplos fatores que podem ocasionar deficiência intelectual são classificados em pré-natais, quando ocorrem antes do nascimento, perinatais, quando ocorrem durante o parto, e pós-natais, quando ocorrem depois do nascimento. Nesse sentido, o uso de álcool, tabaco ou drogas pela gestante e traumas obstétricos são fatores de risco ao desenvolvimento de deficiência intelectual nos períodos

  • A. pós-natal e perinatal, respectivamente.
  • B. perinatal e pré-natal, respectivamente.
  • C. pré-natal e perinatal, respectivamente.
  • D. pós-natal e pré-natal, respectivamente.
  • E. pré-natal e pós-natal, respectivamente.

Castells (2005) pontua que, no final do século XX, vivenciou-se a transformação da “cultura material” pelos mecanismos de um novo paradigma tecnológico que se organiza em torno da tecnologia da informação.

Em relação às reflexões desse autor sobre a revolução da tecnologia da informação, é incorreto afirmar que:

  • A. uma das características do novo paradigma tecnológico diz respeito à lógica de redes em qualquer sistema ou conjunto de relações, utilizando as novas tecnologias da informação.
  • B. a difusão da tecnologia amplia seu poder de forma infinita, à proporção que seus usuários apropriem-se dela e a redefinem.
  • C. as novas tecnologias da informação não são meramente ferramentas a serem aplicadas, mas processos a serem desenvolvidos.
  • D. a atual revolução tecnológica é caracterizada pela centralidade de conhecimentos e informação.

Acerca da deficiência visual, assinale a opção correta.

  • A. A visão depende exclusivamente do bom funcionamento do olho.
  • B. A aprendizagem da pessoa com deficiência visual depende do uso de softwares e aplicativos de computador.
  • C. A baixa visão apresenta uma definição clara e objetiva, ao contrário da cegueira que inclui uma variedade de comprometimentos visuais.
  • D. Do ponto de vista educacional, considera-se deficiente visual especificamente aquele que utiliza os sentidos remanescentes no processo de aprendizagem.
  • E. A deficiência visual inclui dois grupos de condições distintas: cegueira e baixa visão.

Beiler, Lage e Medeiros (2003), no livro Educação a distância: cartografias pulsantes em movimento, mencionam que, além da diversidade de denominações, estruturas, metodologias, organizações, uso de tecnologias, tamanho das instituições, demandas diferenciadas e projetos, todos os sistemas de educação a distância têm uma série de características comuns.

São características da educação a distância, EXCETO:

  • A. Utilização de meios técnicos.
  • B. Organização de apoio – tutoria.
  • C. Comunicação unidirecional.
  • D. Comunicação massiva, porém não excludente da comunicação minoritária e individual.

Analise as seguintes afirmativas sobre a relação da escola com a produção / reprodução das desigualdades sociais e escolares, sinalizada por Dubet, Duru-Bellat e Vérétout (2012).

I. Para a compreensão do papel da escola na produção e na reprodução das desigualdades sociais, devem ser analisadas as consequências escolares das desigualdades sociais como também os efeitos sociais das desigualdades escolares.

II. O índice de escolarização é, em si, um fator de redução das desigualdades escolares – esse índice basta para reduzir as variações de desempenhos entre os alunos e para limitar a influência do meio social sobre seus conhecimentos.

III. A criação de uma escola mais justa demanda ação não só no próprio funcionamento da escola, como também no nível de influência das qualificações escolares, para que as desigualdades escolares não definam a totalidade dos percursos dos indivíduos.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas
  • D. I, II e III.
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