Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a avaliação da aprendizagem na visão crítica, assinale a afirmativa INCORRETA.
Acerca das tecnologias assistivas adequadas ao atendimento educacional especializado para alunos cegos ou com baixa visão, assinale a opção correta.
Sobre as relações entre política e planejamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Estado, detentor exclusivo do monopólio do dever de educar, deve formular e implementar suas políticas com base na legislação e com o planejamento estratégico.
( ) No setor público, o planejamento é um processo que ocorre no âmbito do Estado e que envolve diretamente a tomada de decisões acerca da utilização do fundo público.
( ) A legislação estabelece direitos, objetivos, diretrizes para a ação do Estado e as políticas públicas são ferramentas para o cumprimento dos dispositivos legais.
( ) No Estado Democrático de Direito, que tem como princípios a transparência, a participação popular e o controle social, nos processos de planejamento e formulação de políticas públicas, deve ser garantida a ampla participação da sociedade, inclusive com utilização de tecnologias digitais.
Assinale a sequência correta.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
A equipe pedagógica de uma escola inclusiva organizou uma roda de conversas com os professores para discutir a implantação de um ambiente educacional bilíngue para os alunos com deficiência auditiva.
Com relação à educação bilíngue nessa escola, assinale a opção correta.
A avaliação a ser desenvolvida por uma instituição de educação superior, envolvendo todos os participantes da instituição para repensar e redefinir seus compromissos e metas, modos de atuação, finalidades e resultados do trabalho acadêmico denomina-se:
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Os múltiplos fatores que podem ocasionar deficiência intelectual são classificados em pré-natais, quando ocorrem antes do nascimento, perinatais, quando ocorrem durante o parto, e pós-natais, quando ocorrem depois do nascimento. Nesse sentido, o uso de álcool, tabaco ou drogas pela gestante e traumas obstétricos são fatores de risco ao desenvolvimento de deficiência intelectual nos períodos
Castells (2005) pontua que, no final do século XX, vivenciou-se a transformação da cultura material pelos mecanismos de um novo paradigma tecnológico que se organiza em torno da tecnologia da informação.
Em relação às reflexões desse autor sobre a revolução da tecnologia da informação, é incorreto afirmar que:
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Acerca da deficiência visual, assinale a opção correta.
Beiler, Lage e Medeiros (2003), no livro Educação a distância: cartografias pulsantes em movimento, mencionam que, além da diversidade de denominações, estruturas, metodologias, organizações, uso de tecnologias, tamanho das instituições, demandas diferenciadas e projetos, todos os sistemas de educação a distância têm uma série de características comuns.
São características da educação a distância, EXCETO:
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
Analise as seguintes afirmativas sobre a relação da escola com a produção / reprodução das desigualdades sociais e escolares, sinalizada por Dubet, Duru-Bellat e Vérétout (2012).
I. Para a compreensão do papel da escola na produção e na reprodução das desigualdades sociais, devem ser analisadas as consequências escolares das desigualdades sociais como também os efeitos sociais das desigualdades escolares.
II. O índice de escolarização é, em si, um fator de redução das desigualdades escolares esse índice basta para reduzir as variações de desempenhos entre os alunos e para limitar a influência do meio social sobre seus conhecimentos.
III. A criação de uma escola mais justa demanda ação não só no próprio funcionamento da escola, como também no nível de influência das qualificações escolares, para que as desigualdades escolares não definam a totalidade dos percursos dos indivíduos.
Estão corretas as afirmativas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...