Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A deficiência intelectual caracteriza-se por

  • A. limitações significativas no funcionamento adaptativo de habilidades como autocuidados e vida doméstica.
  • B. funcionamento intelectual significativamente inferior à média associado a distúrbios comportamentais.
  • C. funcionamento intelectual significativamente inferior à média associado à dificuldade visual.
  • D. limitações significativas no funcionamento adaptativo na área da comunicação associada à deficiência auditiva.
  • E. dificuldade de mobilidade e de comunicação iniciada antes dos dois anos de idade.

A avaliação escolar tem exigido muito mais do professor, que pouco a pouco vai tomando consciência de sua importância e procura compreendê-la como um processo que imprime dinamismo ao trabalho escolar. Atente ao que se diz sobre alguns instrumentos de avaliação na escola e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A observação é um elemento dispensável no processo de avaliação.

( ) A avaliação cooperativa é uma avaliação realizada durante o desenvolvimento, conclusão e apresentação de um trabalho em grupo.

( ) Fichas de observações podem ser usadas na avaliação contínua e permanente.

( ) A autoavaliação não deve ser muito utilizada, pois não apresenta grande valor educativo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. V, F, V, F.
  • B. F, V, F, V.
  • C. V, F, F, V.
  • D. F, V, V, F.

Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta.

  • A. O quadro de deficiência múltipla é caracterizado exclusivamente por fraturas provocadas por traumas ou acidentes.
  • B. Alunos com altas habilidades/superdotação são aqueles que apresentam potencial elevado em uma área isolada ou combinada, apresentando também um repertório de interesses estereotipado e repetitivo.
  • C. Alunos com transtorno global do desenvolvimento integram a categoria das pessoas com deficiência, dadas as características desses transtornos.
  • D. Pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de médio e longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial e cuja participação plena na escola e na sociedade pode ser restringida, em interação com diversas barreiras.
  • E. Os principais critérios considerados no diagnóstico de aluno com altas habilidades/superdotação são o bom desempenho escolar em todas as disciplinas e o fato de não precisar de ajuda no contexto escolar.

Plano de disciplina é um instrumento para sistematizar a ação concreta do professor, a fim de que os objetivos da disciplina sejam atingidos. Atente às seguintes afirmações a respeito dos aspectos fundamentais de um plano de disciplina:

I. Ao planejar a disciplina, o professor sempre deve ter em mente que os conteúdos são os fins para atingir os objetivos.

II. O foco de referência principal para o planejamento da disciplina é o livro didático.

III. A flexibilidade é uma característica de fundamental importância no plano de disciplina.

IV. O plano de disciplina ajuda o professor a selecionar os melhores procedimentos e os recursos para desencadear um ensino mais eficiente.

Está correto o que se afirma somente em

  • A. I e II.
  • B. III e IV.
  • C. II e IV.
  • D. I, II e III.

Atualmente agrupam-se sob a denominação de transtornos do espectro autista os seguintes transtornos:

  • A. autismo, síndrome de Rett e transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação.
  • B. síndrome de Rett, síndrome de Asperger e dificuldades de aprendizagem.
  • C. transtorno desintegrativo da infância, síndrome de Asperger e síndrome de Rett.
  • D. autismo, dificuldades de aprendizagem e síndrome de Down.
  • E. síndrome de Rett, síndrome de Asperger e síndrome de Down.

Tendo como base as correntes atuais da avaliação institucional em educação, relacione corretamente as colunas, escrevendo 1 para avaliação para controle e 2 para avaliação como processo para transformação.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 2, 2, 1, 1.
  • B. 1, 1, 2, 2.
  • C. 1, 2, 1, 2.
  • D. 2, 1, 1, 2.

Assinale a opção correta, em relação ao DNPM.

  • A. O atraso do DNPM é caracterizado por uma condição permanente, que resulta em déficit intelectual.
  • B. O DNPM inicia-se logo após o nascimento.
  • C. Para a avaliação de atraso do DNPM em crianças, basta a realização de entrevistas com seus professores e familiares.
  • D. A síndrome de Down é um dos fatores associados ao atraso do DNPM.
  • E. O sistema sensorial de um bebê que nasça saudável somente estará formado por volta dos vinte e quatro meses de idade.

O objetivo da avaliação institucional é oferecer elementos para que a escola e/ou o sistema educacional se aperfeiçoem e cumpram suas funções de educar e formar a população. São modalidades da avaliação institucional:

  • A. técnico-metodológica, da linguagem e de coletividade.
  • B. da totalidade, de tecnologia e de desempenho coletivo.
  • C. diagnóstica inicial, do processo e de resultados.
  • D. de tempo, de espaço e de custos.

Acerca do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM), assinale a opção correta.

  • A. Sendo o desenvolvimento físico normal, os reflexos primitivos desaparecem em torno dos vinte e quatro meses de idade.
  • B. As etapas do desenvolvimento do sistema nervoso central são estáticas, independentes entre si.
  • C. Características hereditárias não interferem no desenvolvimento neuropsicomotor.
  • D. Os fatores que determinam susceptibilidade ao atraso no DNPM podem ser de natureza biológica, social e familiar ou ambiental.
  • E. A pobreza é considerada um fator de risco ao atraso do DNPM.

O Planejamento pedagógico do professor começa coletivamente, a partir do que toda a escola pensa e realiza em seu projeto pedagógico. O plano de sala de aula precisa partir do conjunto de pensamento que se constrói no plano global. Dentre os elementos constitutivos do plano de sala de aula, encontra-se

  • A. o marco operativo.
  • B. a intervenção estatal.
  • C. a normatização da administração.
  • D. o plano arquitetônico da escola.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...