Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando as ideias de Maria Montessori expressas no texto precedente, assinale a opção correta, a respeito da leitura e da escrita na educação infantil.

  • A. Maria Montessori é contrária à manipulação dos materiais, a fim de não cansar e não chatear as crianças.
  • B. Segundo Montessori, em suas tarefas, o professor, no cumprimento de seu papel de mediador, deve interferir nas atividades das crianças.
  • C. No método Montessori, o aprendizado da leitura e da escrita se inicia quando as crianças completam seis anos de idade.
  • D. No método de alfabetização Montessori, dissocia-se a letra do som, para tornar o processo menos abstrato.
  • E. As ideias de Montessori se coadunam com as de Paulo Freire no que diz respeito aos conceitos de leitura.

Acerca das concepções pedagógicas contra-hegemônicas, julgue os itens que se seguem. Os movimentos populares fortaleceram a educação popular, contrapondo-os às instituições estatais e escolares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia o trecho a seguir, sobre Pedagogia Crítica – uma das iniciativas desenvolvidas no ensino da arte –, preencha as lacunas e marque a alternativa que apresenta a CORRETA sequência de palavras:

“Fundamentada na teoria crítica e nas ideias ________________, buscou-se dar ênfase aos conteúdos ______________ - ________________, valorizando os conhecimentos e os processos de aprendizagem pautados na cultura local (popular) e o repertório de saberes do estudante. Porém, à revelia de suas principais proposições teóricas e práticas, são apontados certos reducionismos, tais como a recusa das formas ________________ de arte e cultura – consideradas _________________– e das manifestações da cultura de massa, tidas apenas como meios de _______________________” (BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica).

  • A. revolucionárias; socioculturais; primitivas; elitistas; produção.
  • B. freireanas; histórico-sociais; eruditas; elitistas; alienação.
  • C. freireanas; étnico-musicais; primárias; elitistas; comunicação.
  • D. inovadoras; socioculturais; eruditas; elitistas; alienação.
  • E. revolucionárias; histórico-sociais; eruditas; elitistas; alienação.

Tendo o texto 5A4AAA como referência inicial, assinale a opção correta.

  • A. Segundo a Base Nacional Comum Curricular, devem-se considerar as práticas sociais e experiências diversas quando da organização das práticas de linguagem.
  • B. Os contos de fadas possuem caráter meramente abstrato, por trabalhar com conceitos não sociais.
  • C. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, o componente língua portuguesa desvincula-se da atuação social e passa a dar ênfase à prosa literária, como forma de preservar textos clássicos.
  • D. Infere-se do texto que o objetivo de levar um clássico da literatura infantil para casa se resume a mostrar aos pais dos alunos a importância da atividade em família.
  • E. Depreende-se do texto que, na educação infantil, os textos literários são mais importantes que outros tipos de textos.

Acerca das concepções pedagógicas contra-hegemônicas, julgue os itens que se seguem. As pedagogias contra-hegemônicas cultivavam ideias homogêneas de fundamentação marxista.

  • C. Certo
  • E. Errado

No contexto educacional, o termo “currículo” só não assume a seguinte concepção:

  • A. Conhecimento escolar.
  • B. Conjunto de experiências de aprendizagens proporcionadas aos estudantes na escola.
  • C. Um modo pela qual a cultura é representada e reproduzida no cotidiano escolar.
  • D. Uma avaliação proposta pelo sistema nacional de avaliação da educação básica do Brasil.

Independentemente do estágio de desenvolvimento em que os seres humanos encontram-se, a aquisição de conhecimentos, segundo Piaget, acontece por meio da relação sujeito/objeto. Esta relação é dialética e se dá por processos de esquema, assimilação, acomodação e equilibração, num desenvolvimento sintético, mútuo e progressivo. Relacione adequadamente os processos com os pressupostos a seguir.

1. Esquema.

2. Assimilação.

3. Acomodação.

4. Equilibração.

( ) É a incorporação de elementos do meio externo a um esquema ou estrutura do sujeito, ou seja, é o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza, possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas.

( ) É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado. Tanto pode criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou modificar um já existente, de modo que o estímulo possa ser incluído nele.

( ) São as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente organizam o meio, onde se modificam com o desenvolvimento mental e que se tornam cada vez mais refinadas à medida em que a criança torna-se mais apta a generalizar os estímulos.

( ) Representa o fundamento que explica todo o processo do desenvolvimento humano, pois se trata de um fenômeno que tem, em sua essência, um caráter universal, já que é de igual ocorrência para todos os indivíduos da espécie humana, mas que pode sofrer variações em função de conteúdos culturais do meio em que o indivíduo está inserido.

 A sequência está correta em

  • A. 2, 3, 1, 4.
  • B. 1, 2, 4, 3.
  • C. 3, 4, 2, 1.
  • D. 4, 2, 1, 3.

“O desenvolvimento da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos de socialização.” Neste sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos.

II. Na interação com o outro o sujeito constrói laços de afeto e respeito e evidencia características coletivas.

III. A atividade de ensino-aprendizagem é determinada pela interação social dos sujeitos envolvidos neste processo.

IV. A ação consciente do educador leva à promoção de interações em sua sala de aula.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. III, apenas.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I, III e IV, apenas.

No Ensino da Língua Portuguesa das séries iniciais do Ensino Fundamental, o Professor deve promover situações em que o aluno possa “compreender o sistema de escrita alfabético”. De tal forma, o aluno será capaz de:

  • A. Recitar um texto organizado em versos.
  • B. Trocar umas das letras de uma palavra e observar a mudança sonora e de sentido dessa palavra.
  • C. Relatar aos colegas a história do próprio nome.
  • D. Produzir um calendário de aniversariantes.

Os distúrbios de aprendizagem podem ser encontrados em crianças, adolescentes e pessoas na fase adulta. Eles geram dificuldades que estão presentes no cotidiano da escola sendo enfrentadas por educadores e, também, pelos responsáveis e demais pessoas que convivem com indivíduos detentores desses problemas. A dislexia tem sido o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Analise as afirmativas e assinale a única que NÃO se trata de uma característica da dislexia.

  • A. As crianças apresentam dificuldade em perceber as sinalizações gráficas e o uso de coordenação/subordinação das orações. Não aglutina ou separa devidamente as palavras.
  • B. Os disléxicos sofrem com a falta de rapidez ao ler. Sua leitura é sem ritmo e, muitas vezes, com muito sacrifício; decodificam as palavras, mas não conseguem compreendê-las.
  • C. As causas da dislexia não podem ser atribuídas a questões emocionais, culturais ou instrucionais; embora esses fatores tenham uma influência no desempenho de pessoas disléxicas, eles não são determinantes.
  • D. As crianças disléxicas possuem falhas nas conexões cerebrais. Elas podem contar apenas com a região do cérebro responsável por processar fonemas e sílabas, enquanto a área responsável pela análise de palavras não exerce a sua função.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...