Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Considerando as ideias de Maria Montessori expressas no texto precedente, assinale a opção correta, a respeito da leitura e da escrita na educação infantil.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Acerca das concepções pedagógicas contra-hegemônicas, julgue os itens que se seguem. Os movimentos populares fortaleceram a educação popular, contrapondo-os às instituições estatais e escolares.
Leia o trecho a seguir, sobre Pedagogia Crítica uma das iniciativas desenvolvidas no ensino da arte , preencha as lacunas e marque a alternativa que apresenta a CORRETA sequência de palavras:
Fundamentada na teoria crítica e nas ideias ________________, buscou-se dar ênfase aos conteúdos ______________ - ________________, valorizando os conhecimentos e os processos de aprendizagem pautados na cultura local (popular) e o repertório de saberes do estudante. Porém, à revelia de suas principais proposições teóricas e práticas, são apontados certos reducionismos, tais como a recusa das formas ________________ de arte e cultura consideradas _________________ e das manifestações da cultura de massa, tidas apenas como meios de _______________________ (BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica).
Tendo o texto 5A4AAA como referência inicial, assinale a opção correta.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Acerca das concepções pedagógicas contra-hegemônicas, julgue os itens que se seguem. As pedagogias contra-hegemônicas cultivavam ideias homogêneas de fundamentação marxista.
No contexto educacional, o termo currículo só não assume a seguinte concepção:
Independentemente do estágio de desenvolvimento em que os seres humanos encontram-se, a aquisição de conhecimentos, segundo Piaget, acontece por meio da relação sujeito/objeto. Esta relação é dialética e se dá por processos de esquema, assimilação, acomodação e equilibração, num desenvolvimento sintético, mútuo e progressivo. Relacione adequadamente os processos com os pressupostos a seguir.
1. Esquema.
2. Assimilação.
3. Acomodação.
4. Equilibração.
( ) É a incorporação de elementos do meio externo a um esquema ou estrutura do sujeito, ou seja, é o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza, possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas.
( ) É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado. Tanto pode criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou modificar um já existente, de modo que o estímulo possa ser incluído nele.
( ) São as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente organizam o meio, onde se modificam com o desenvolvimento mental e que se tornam cada vez mais refinadas à medida em que a criança torna-se mais apta a generalizar os estímulos.
( ) Representa o fundamento que explica todo o processo do desenvolvimento humano, pois se trata de um fenômeno que tem, em sua essência, um caráter universal, já que é de igual ocorrência para todos os indivíduos da espécie humana, mas que pode sofrer variações em função de conteúdos culturais do meio em que o indivíduo está inserido.
A sequência está correta em
O desenvolvimento da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos de socialização. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir.
I. Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos.
II. Na interação com o outro o sujeito constrói laços de afeto e respeito e evidencia características coletivas.
III. A atividade de ensino-aprendizagem é determinada pela interação social dos sujeitos envolvidos neste processo.
IV. A ação consciente do educador leva à promoção de interações em sua sala de aula.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
No Ensino da Língua Portuguesa das séries iniciais do Ensino Fundamental, o Professor deve promover situações em que o aluno possa compreender o sistema de escrita alfabético. De tal forma, o aluno será capaz de:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2016
Os distúrbios de aprendizagem podem ser encontrados em crianças, adolescentes e pessoas na fase adulta. Eles geram dificuldades que estão presentes no cotidiano da escola sendo enfrentadas por educadores e, também, pelos responsáveis e demais pessoas que convivem com indivíduos detentores desses problemas. A dislexia tem sido o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Analise as afirmativas e assinale a única que NÃO se trata de uma característica da dislexia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...