Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para determinados professores e pesquisadores e, por conseqüente, algumas escolas a aprendizagem pode modificar as percepções da realidade daquele que aprende. Esta concepção educacional está presente na seguinte vertente pedagógica:

  • A. Pedagogia Liberal Tradicional.
  • B. Tendência Liberal Renovadora Progressiva.
  • C. Tendência Liberal Renovadora não-diretiva.
  • D. Tendência Liberal Tecnicista.

Leia o texto a seguir para responder às questões 32 e 33.

“Ferreiro e Teberosky, psicolinguistas argentinas, iniciaram, em 1974, uma investigação, partindo da concepção de que a aquisição do conhecimento se baseia na atividade do sujeito em interação com o objeto de conhecimento e demonstraram que a criança, antes de chegar à escola, tem ideias e faz hipóteses sobre o código escrito, descrevendo os estágios linguísticos que percorre até a aquisição da leitura e da escrita. As pesquisadoras (1986) desenvolvem também aspectos propriamente linguísticos da Psicogênese da língua escrita, quando descrevem o aprendiz formulando hipóteses a respeito do código, percorrendo um caminho que pode ser representado nos níveis pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético.”

Considerando os níveis pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético, indique, de acordo com a imagem, qual deles representa.

  • A. Silábico.
  • B. Alfabético.
  • C. Pré-silábico.
  • D. Silábico-alfabético.

“Cuidar e educar iniciam-se na educação infantil, ações destinadas a crianças a partir de zero ano, que devem ser estendidas ao ensino fundamental, médio e posteriores.” De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Educar exige cuidado; cuidar é educar, envolvendo acolher, ouvir, encorajar, apoiar, no sentido de desenvolver o aprendizado de pensar e agir, cuidar de si, do outro, da escola, da natureza, da água e do Planeta.

II. Apenas pelo cuidado se constrói a educação e as dimensões que a envolvem como projeto transformador e libertador.

III. A relação entre cuidar e educar se concebe mediante internalização consciente de eixos norteadores, que remetem à experiência fundamental do valor, que influencia significamente a definição da conduta, no percurso cotidiano escolar.

IV. Cuidado é, pois, um princípio que norteia a atitude, o modo prático de realizar-se, de viver e conviver no mundo; por isso, na escola, o processo educativo comporta uma atitude fragmentada da ação humana.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

Na Alfabetização Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental, ações e operações mentais como “identificar, reconhecer, indicar, apontar, dentre diversos objetos, aquele que corresponde a um conceito ou às características típicas de objetos, da fala, de diferentes tipos de texto, etc.”, estimulam o desenvolvimento de diversos níveis de habilidades matemáticas relacionadas às:

  • A. Competências de nível operacional.
  • B. Competências de nível global.
  • C. Competências de nível básico.
  • D. Competências de apropriação do sistema de escrita.

“O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana.” Com base nessa citação, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A dimensão corporal integra-se ao conjunto da atividade da criança.
  • B. O movimento humano consiste unicamente no deslocamento do corpo no espaço.
  • C. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo.
  • D. Ao movimentar-se, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais.

No processo de aprendizagem, é possível notar que algumas crianças tendem a esfregar os olhos e queixam-se de que coçam e até ficam vesgos quando lêem. Tais circunstâncias indicam:

  • A. Problemas auditivos.
  • B. Problemas de leitura (visão).
  • C. Problemas relacionados ao sistema de escrita.
  • D. Problemas emocionais.

Para caracterizar o desenvolvimento de uma criança de três a quatro anos podemos corretamente atribuir a realização da seguinte ação:

  • A. Engatinha e senta sem apoio.
  • B. Consegue ficar em pé com apoio.
  • C. Nesta fase já consegue segurar um lápis na posição correta.
  • D. Pega pequenos objetos com o indicador e o polegar.

Em novembro de 2015 a chamada “Prova Brasil” foi aplicada em diversas escolas brasileiras. A “Prova Brasil” é destinada:

  • A. Apenas aos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.
  • B. Aos alunos matriculados na Educação Infantil de escolas públicas urbanas.
  • C. Aos alunos de 5º e 9º anos de escolas públicas urbanas e rurais com mais de 20 matriculados.
  • D. Aos alunos de 6º e 8º anos de escolas públicas urbanas.

Observe a imagem abaixo:

Considerando o aspecto lúdico no processo educacional, o brinquedo:

  • A. Ensina e conscientiza as crianças da importância de preservar os sons da natureza.
  • B. Favorece o desenvolvimento da coordenação viso-motora, organização temporal e a motricidade fina, estimulam a imaginação das crianças.
  • C. Desperta o interesse e a sensibilidade musical nas crianças.
  • D. Amplia o vocabulário e coordenação motora das crianças.

Na Alfabetização Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental é importante que os estudantes obtenham conhecimentos acerca de “sólidos geométricos”. E, através do trabalho com esta temática, espera-se que os alunos sejam capazes de:

  • A. Utilizar os símbolos matemáticos relacionados à adição e subtração.
  • B. Resolver problemas do campo aditivo.
  • C. Diferenciar paralelepípedos e cubos.
  • D. Utilizar instrumentos de medida de tempo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...