Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para determinados professores e pesquisadores e, por conseqüente, algumas escolas a aprendizagem pode modificar as percepções da realidade daquele que aprende. Esta concepção educacional está presente na seguinte vertente pedagógica:
Leia o texto a seguir para responder às questões 32 e 33.
Ferreiro e Teberosky, psicolinguistas argentinas, iniciaram, em 1974, uma investigação, partindo da concepção de que a aquisição do conhecimento se baseia na atividade do sujeito em interação com o objeto de conhecimento e demonstraram que a criança, antes de chegar à escola, tem ideias e faz hipóteses sobre o código escrito, descrevendo os estágios linguísticos que percorre até a aquisição da leitura e da escrita. As pesquisadoras (1986) desenvolvem também aspectos propriamente linguísticos da Psicogênese da língua escrita, quando descrevem o aprendiz formulando hipóteses a respeito do código, percorrendo um caminho que pode ser representado nos níveis pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético.
Considerando os níveis pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético, indique, de acordo com a imagem, qual deles representa.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2016
Cuidar e educar iniciam-se na educação infantil, ações destinadas a crianças a partir de zero ano, que devem ser estendidas ao ensino fundamental, médio e posteriores. De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Educar exige cuidado; cuidar é educar, envolvendo acolher, ouvir, encorajar, apoiar, no sentido de desenvolver o aprendizado de pensar e agir, cuidar de si, do outro, da escola, da natureza, da água e do Planeta.
II. Apenas pelo cuidado se constrói a educação e as dimensões que a envolvem como projeto transformador e libertador.
III. A relação entre cuidar e educar se concebe mediante internalização consciente de eixos norteadores, que remetem à experiência fundamental do valor, que influencia significamente a definição da conduta, no percurso cotidiano escolar.
IV. Cuidado é, pois, um princípio que norteia a atitude, o modo prático de realizar-se, de viver e conviver no mundo; por isso, na escola, o processo educativo comporta uma atitude fragmentada da ação humana.
Estão corretas as afirmativas
Na Alfabetização Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental, ações e operações mentais como identificar, reconhecer, indicar, apontar, dentre diversos objetos, aquele que corresponde a um conceito ou às características típicas de objetos, da fala, de diferentes tipos de texto, etc., estimulam o desenvolvimento de diversos níveis de habilidades matemáticas relacionadas às:
O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. Com base nessa citação, assinale a afirmativa INCORRETA.
No processo de aprendizagem, é possível notar que algumas crianças tendem a esfregar os olhos e queixam-se de que coçam e até ficam vesgos quando lêem. Tais circunstâncias indicam:
Para caracterizar o desenvolvimento de uma criança de três a quatro anos podemos corretamente atribuir a realização da seguinte ação:
Em novembro de 2015 a chamada Prova Brasil foi aplicada em diversas escolas brasileiras. A Prova Brasil é destinada:
Observe a imagem abaixo:
Considerando o aspecto lúdico no processo educacional, o brinquedo:
Na Alfabetização Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental é importante que os estudantes obtenham conhecimentos acerca de sólidos geométricos. E, através do trabalho com esta temática, espera-se que os alunos sejam capazes de:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...