Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“O conhecimento da língua permite que o indivíduo se torne um cidadão capaz de se integrar num processo educativo.” Sobre a relação oralidade e escrita, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A prática da oralidade é uma forma de inclusão cultural e de socialização.
  • B. A oralidade é adquirida nas relações sociais do nosso dia a dia, desde o nosso nascimento.
  • C. As pessoas se alfabetizam e automaticamente incorporam a prática da leitura e da escrita.
  • D. A escrita em conjunto com a oralidade é usada nos diferentes contextos sociais básicos da nossa vida.

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, quando do Ensino da Língua Portuguesa, um aluno que estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade, sinaliza ao Professor desenvolvimento de habilidade leitora da seguinte especificidade:

  • A. Crítica e avaliação.
  • B. Localização e obtenção de informações.
  • C. Leitura de textos não ficcionais.
  • D. Interpretação e integração.

Tanto Piaget quanto Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que, constantemente, cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, grandes diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento. Quanto ao papel da linguagem no desenvolvimento e a relação entre linguagem e pensamento, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A linguagem para Piaget sistematiza a experiência direta das crianças e, por isso, adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento.
  • B. Para Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. A formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensório-motores e não da linguagem.
  • C. A linguagem para Piaget só pode ocorrer depois que a criança já alcançou um determinado nível de habilidades mentais, subordinando-se, pois, aos processos de pensamento. A linguagem possibilita à criança evocar um objeto ou acontecimento ausente na comunicação de conceitos.
  • D. Para Vygotsky, pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores: ela dá uma forma definida ao pensamento, possibilita o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação.

“A organização do tempo pedagógico apresenta uma dinâmica multifacetada.” Acerca da rotina na educação infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Representa a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático.
  • B. Envolve os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagem orientadas.
  • C. Deve ser organizada de forma em que há tempo preestabelecido para todas as atividades padronizadas.
  • D. Deve ser planejada, porém flexível devendo envolver o cuidado, o ensino e as especificidades imaginativas da criança.

Quanto à perspectiva do emérito psicólogo Lev Vygostky (1896-1934), com relação ao desenvolvimento infantil da fala é adequado afirmar que:

  • A. A criança só desenvolve a fala quando são alfabetizados.
  • B. A criança desenvolve sem a ajuda de outras crianças ou adultos.
  • C. De forma autônoma, a criança não carece de estímulos externos para desenvolvimento da fala, haja vista que a fala é inerente ao ser humano.
  • D. A criança só desenvolve a fala no contato com os mais velhos.

A contribuição de maior extensão da teoria piagetiana é a compreensão dos estágios do desenvolvimento cognitivo. Piaget demonstra as estruturas de conjunto que caracterizam cada estágio. Cada estágio corresponderá um tipo de estrutura cognitiva, que possibilitará diferentes formas de interação com o meio. Assim, o homem aprende o mundo de maneira diversa a cada momento de seu desenvolvimento. Com relação aos estágios do desenvolvimento cognitivo, analise as afirmativas a seguir.

“_______________________: a presença do objeto vai sendo gradativamente substituída por hipóteses e deduções; o objeto é reconstruído internamente em todas as suas propriedades físicas e lógicas.”

“_______________________: esse período se destaca como o declínio do egocentrismo intelectual e o crescimento do pensamento lógico. É nesse período que a realidade passa a ser estruturada pela razão. A criança terá um conhecimento real, correto e adequado de objetos e situações da realidade.”

“_______________________: esse período inicia com um egocentrismo inconsciente e integral, até que os progressos da inteligência sensório-motora levem à construção de um universo objetivo, onde a criança irá explorar seu próprio corpo, conhecer os seus vários componentes, sentir emoções, estimular o ambiente social e ser por ele estimulado.”

 “_______________________: nesse período, a partir da linguagem a criança inicia a capacidade de representar uma coisa por outra, ou seja, formar esquemas simbólicos. No momento da aparição da linguagem, a criança se acha às voltas, não apenas com o universo físico, mas com dois mundos novos: o mundo social e o das representações interiores.”

 Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. Pré-operacional / Operacional-formal / Sensório-motor / Operacional-concreto
  • B. Sensório-motor / Pré-operacional / Operacional-formal / Operacional-concreto
  • C. Operacional-concreto / Sensório-motor / Pré-operacional / Operacional-formal
  • D. Operacional-formal / Operacional-concreto / Sensório-motor / Pré-operacional

Segundo Heywood (2004, p. 13.), “a fascinação pelos anos da infância, um fenômeno relativamente recente, fez com que o conceito de infância sofresse alterações significativas ao longo da história”. Nesse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Até o século XII, as condições gerais de higiene e saúde eram muito precárias, o que tornava o índice de mortalidade infantil muito alto.

( ) Por volta do século XII, iniciou a representação da infância na arte medieval.

( ) A mudança de paradigma no que se refere ao conceito de infância está diretamente ligada ao fato de que as crianças eram consideradas adultos imperfeitos.

( ) A noção de infância na modernidade se articula dentro de uma política de verdades, amparada pela autoridade do saber de seus porta-vozes.

A sequência está correta em

  • A. V, F, V, F.
  • B. V, V, F, F.
  • C. V, F, V, V.
  • D. F, V, F, F.

No Ensino Fundamental, constitui uma habilidade de leitura a ser desenvolvida com alunos da alfabetização e letramento das séries iniciais:

  • A. Planejar a produção dos gêneros estudados, levando em conta o contexto de produção e recepção do texto e suas características organizativas da linguagem.
  • B. Revisar e editar o texto produzido, focalizando aspectos estudados na análise e reflexão da língua e da linguagem.
  • C. Produção de inferências locais (contexto imediato do texto) e globais (contexto ampliado de produção e recepção do texto.
  • D. Generalização.

O método clínico de Piaget é um procedimento para investigar como as crianças pensam, percebem, agem e sentem, que procura descobrir o que não é evidente no que os sujeitos fazem ou dizem, o que está por trás da aparência de sua conduta, seja em ações ou palavras. Acerca desse método, analise os pressupostos.

I. A intervenção assistemática do experimentador ocorre como reação às ações ou respostas do sujeito e sempre é guiada pela tentativa de descobrir o significado de suas ações ou explicações.

II. O experimentador busca esclarecer qual é o sentido dos termos utilizados pela criança dentro da estrutura mental deste sujeito.

III. O experimentador formula hipóteses acerca da explicação dada pelo sujeito, de suas razões e de seu sentido, modificando-as ao mesmo tempo.

IV. O experimentador sempre mantém suas perguntas ou a situação experimental em função da conduta ou das respostas do sujeito.

V. São algumas das provas piagetianas: conservação do sólido, conservação do líquido e conservação numérica.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I , IV e V.
  • C. II, III e V.
  • D. II, III, IV e V.

“A prática de jogos e brincadeiras na educação infantil traz significativas contribuições para a aprendizagem das crianças, pois proporciona a interação e propicia o desenvolvimento das capacidades afetivas, cognitivas e sociais.” Com base no exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Na infância o brincar é intrínseco à constituição do ser criança.
  • B. O brinquedo assume somente a função lúdica, propiciando diversão.
  • C. Os jogos e brincadeiras auxiliam a criança no processo de pensar, imaginar, criar e se relacionar com os demais.
  • D. Através de jogos e brincadeiras, a criança pode estimular o desenvolvimento do seu raciocínio lógico, da cooperação, criatividade, coordenação, imaginação e socialização.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...