Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe a imagem abaixo:

Considerando o aspecto lúdico no processo educacional, o brinquedo acima se faz adequado para que as crianças:

  • A. Desenvolvam noções sobre linguagem e nutrição.
  • B. Ampliem saberes e conhecimentos acerca da linguagem plástica e visual.
  • C. Possam estimular o pensamento criativo, a coordenação motora, a orientação espacial e o conhecimento das cores.
  • D. Relacionem conhecimentos acerca da linguagem musical.

Geralmente, no ambiente escolar, a indisciplina:

  • A. A indisciplina questiona a autoridade que o Professor detém sobre o currículo e até sobre o comportamento da turma.
  • B. A indisciplina dos alunos pode ser revidada com castigos físicos aos mesmos.
  • C. A indisciplina dos alunos é consequência exclusiva dos professores com pouca experiência na docência.
  • D. A indisciplina dos alunos não se relaciona com a prática docente, tampouco com o currículo seguido, devendo unicamente às relações familiares dos alunos.

Para caracterizar o desenvolvimento de uma criança de dois a três anos podemos corretamente atribuir a realização da seguinte ação:

  • A. Nesta fase a criança está pronta para abandonar o uso das fraldas.
  • B. No primeiro mês, reage perante barulhos muito altos e pode se assustar com barulho inesperado.
  • C. Fica na postura de bruços e se apóia nos antebraços quando quer ver o que está acontecendo ao seu redor.
  • D. Apresenta equilíbrio quando colocado sentado.

Na Educação Infantil, ter livros, revistas, enciclopédias e jornais ao alcance das crianças:

  • A. Contribui para as crianças participarem da comunidade de leitores e escritores.
  • B. A descrição do ciclo vital dos seres vivos.
  • C. Possibilita a identificação dos tipos de linha.
  • D. Reconhecer as sementes como estrutura produzida na flor e presentes nos frutos com função de reprodução do vegetal

Na Educação Infantil, para que saberes e conhecimentos sejam construídos no campo da formação humana “corpo e linguagem corporal” o profissional de educação deve apresentar a seguinte organização ou postura:

  • A. Propor atividades artísticas e experiências significativas de apreciação estética.
  • B. Possibilitar o acesso das crianças a livros, imagens, filmes.
  • C. Organizar o espaço da sala de aula e do pátio, de forma a privilegiar e favorecer o movimento das crianças.
  • D. Ampliar o conhecimento de mundo da criança por meio do contato com objetos e materiais artísticos.

Leia o fragmento abaixo:

No contexto educacional, o conteúdo do fragmento acima pode ser corretamente associado à seguinte estratégia pedagógica:

  • A. Combinados.
  • B. Autoritarismo.
  • C. Gestão escolar democrática.
  • D. Negligência docente.

Na Educação Infantil é importante que à criança se possibilitada de circular por espaços da instituição, bairro e cidade. Esta é uma experiência que provoca o desenvolvimento infantil na seguinte dimensão da formação humana:

  • A. Na dimensão com as quantificações matemáticas.
  • B. Na relação da criança com o mundo social.
  • C. Na relação da criança com a linguagem plástica e visual.
  • D. Na dimensão com as brincadeiras e o brincar.

Na Educação Infantil, ao se desenvolver temáticas atinentes à relação ao cuidado e às relações humanas espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos que lhes permitam ser capazes de:

  • A. Desenvolver o gosto e a sensibilidade em relação aos sons, à música, aos movimentos e à dança.
  • B. Perceber a sonoridade em relação às diferentes fontes sonoras como o corpo humano, animais, objetos e contextos do mundo natural e social.
  • C. Explorar os diferentes usos sociais e funções da matemática no cotidiano.
  • D. Desenvolver hábitos de autocuidado, aprendendo a cuidar de si e valorizando atitudes relacionadas ao bem-estar à saúde, à higiene, à alimentação, ao conforto, à segurança e à proteção do corpo.

De acordo com Goleman, em sua obra Inteligência emocional, podem ser identificados estilos distintos de líderes, tais como: visionário, coaching, afiliativo, democrático, timoneiro e autoritário. A respeito desse tema, é correto afirmar que

  • A. o líder democrático é o que estimula seus liderados a participar das tomadas de decisões.
  • B. autoritário é o líder que estabelece uma relação harmônica entre seus liderados.
  • C. visionário é o líder que estabelece objetivos desafiantes e estimulantes para seu grupo.
  • D. o líder coaching desestimula as conexões entre os objetivos dos liderados e os objetivos da instituição.
  • E. afiliativo é o líder que estabelece um clima negativo no grupo que lidera.

Numa determinada idade, a criança responde a perguntas simples. Usa gestos simples como abanar a cabeça para dizer “Não”. Essa competência constitui parâmetro do desenvolvimento infantil esperado de uma criança:

  • A. Aos três meses de idade, em seu aspecto cognitivo.
  • B. Aos seis meses de idade, em seu aspecto motor.
  • C. Aos nove meses de idade, em seu aspecto social.
  • D. Aos doze meses de idade, em seu aspecto linguagem.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...