Questões de Pedagogia

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O Projeto Político‐Pedagógico das instituições educativas que ofertam a educação básica devem considerar, EXCETO:

  • A. A aprendizagem como processo de memorização.
  • B. Capacidade de aprender permanente, desenvolvendo a autonomia dos estudantes.
  • C. Articulação teoria e prática, vinculando o trabalho intelectual às atividades práticas ou experimentais.
  • D. Problematização como instrumento de incentivo à pesquisa, à curiosidade pelo inusitado e ao desenvolvimento do espírito inventivo.

Para os liberais, a função social da escola é prover o ensino de qualidade para todos os estudantes independentemente do nível socioeconômico.

Para os socialistas, a escola também deve ensinar com qualidade todos os alunos, no entanto para se atingir este objetivo

  • A. o ensino deve ser organizado por conteúdos distintos para cada classe social, visando atender ao mercado de trabalho.
  • B. as diferenças de níveis socioeconômicos entre os alunos não os impedem de aprender igualmente.
  • C. é preciso que o professor elabore propostas pedagógicas diferenciadas, de acordo com a capacidade cognitiva de seus alunos.
  • D. o professor deve planejar um trabalho pedagógico que recupere as deficiências culturais dos alunos pobres.
  • E. é necessária a eliminação dos desníveis socioeconômicos e a distribuição do capital cultural e social.

Quanto ao Projeto Político‐Pedagógico, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. É um instrumento formativo e auxilia a desenvolver uma ação coletiva.
  • B. Exige que cada professor tenha uma proposta, um plano de ensino articulado ao projeto da escola.
  • C. Exige uma ação colegiada para verificar se as atividades pedagógicas estão coerentes com os objetivos propostos.
  • D. Tem uma função social importante ao redefinir as relações sociais no interior da escola, impossibilitando a abertura de espaço para práticas democráticas.

As políticas educacionais neoliberais dão sinais de suas intenções ao darem ênfase à, EXCETO:

  • A. Formação crítica.
  • B. Avaliação (controle).
  • C. Educação a distância.
  • D. Educação técnica/profissionalizante.

Leia o texto abaixo e responda ao item 17.

Texto 6

CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR A disciplina está associada às diferentes áreas do conhecimento. Temos no currículo escolar diferentes disciplinas. Muitas vezes encontramos para uma mesma área do conhecimento várias disciplinas. A Matemática, por exemplo, está nos currículos dividida em disciplinas como álgebra, geometria, etc. Organizamos os conhecimentos que foram selecionados para serem incorporados ao currículo escolar, de uma maneira que cada conteúdo deve ser alocado em um espaço definido, em uma disciplina específica. O MEC orienta que o novo currículo está estruturado sobre os eixos da interdisciplinaridade e da contextualização, sendo que esta última vai exigir que “todo conhecimento tenha como ponto de partida a experiência do estudante, o contexto onde está inserido e onde ele vai atuar como trabalhador, cidadão, um agente ativo de sua comunidade”.

Baseado no texto acima e nos seus conhecimentos sobre interdisciplinaridade e contextualização, marque com C para Contextualização e I para Interdisciplinaridade e depois relacione os conceitos à resposta certa. (C) Contextualização. (I) Interdisciplinaridade.

( ) Conteúdos intercruzados e unificadores de temas.

( ) Aponta para o tratamento de certos conteúdos como contexto de outros.

( ) Imprime significados e relevância aos conteúdos escolares.

( ) Inter-relacionamento entre os conteúdos das disciplinas.

( ) Perspectiva de articulação interativa entre as diversas disciplinas no sentido de enriquecê-las através de relações dialógicas entre os métodos e conteúdos que as constituem.

  • A. C – C – I – I – C.
  • B. I – I – C – C – I.
  • C. I – C – C – I – I.
  • D. C – I – C – I – C.
  • E. I – I – C – I – I.

Leia o texto abaixo para responder ao item 16.

Texto 5

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico – o famoso PPP – que se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.

Relacione as três grandes dimensões que compõem o PPP e, a seguir, marque a alternativa correta:

(1) Marco situacional.

(2) Marco conceitual.

(3) Marco operacional.

 ( ) Apresenta as grandes linhas de ação referentes à gestão democrática, currículo escolar, formação continuada e qualificação das condições físicas e didático-pedagógicas da escola.

( ) Expressa a opção teórica que revela a utopia social e educacional: o que se pretende alcançar em termos de transformação da prática pedagógica e social.

( ) Identifica, explicita e analisa os problemas e necessidades presentes na realidade social e suas influências nas práticas educativas da escola.

( ) Significa definir o conjunto de referências teóricas, políticas, filosóficas que balizará o trabalho da escola.

( ) Discussão vinculada ao contexto local, com aquilo que é específico da escola como instituição social e, de modo particular, da escola em que se trabalha, se estuda.

  • A. 3 – 2 – 1 – 2 – 3.
  • B. 1 – 3 – 2 – 3 – 1.
  • C. 2 – 1 – 3 – 1 – 2.
  • D. 3 – 2 – 2 – 1 – 3.
  • E. 3 – 1 – 2 – 3 – 2.

Leia o texto abaixo e responda ao item 15.

Texto 4

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Nas palavras de Paulo Freire, não existe ensino sem aprendizagem. Para ele e para vários educadores contemporâneos, educar alguém é um processo dialógico, um intercâmbio constante. Nessa relação educador e educando trocam de papéis o tempo inteiro: o educando aprende ao passo que ensina seu educador e o educador ensina e aprende com seu estudante. Esta relação nos remete a uma concepção de que o processo de ensinoaprendizagem tem uma estrutura e um funcionamento sistêmico, isto é, está composto por elementos estreitamente interrelacionados.

Marque a alternativa em que todos os elementos interrelacionados estão diretamente ligados ao processo ensinoaprendizagem.

  • A. Recursos materiais – Recursos humanos – Recursos financeiros – Políticas públicas.
  • B. Gestão escolar – Objetivos do ensino – Métodos de aprendizagem – Recursos materiais e humanos.
  • C. Tríade objetivos-conteúdos-métodos – Avaliação institucional – Políticas públicas.
  • D. Aluno – Professor – Problema – Objetivos – Conteúdos – Métodos – Recursos – Avaliação.
  • E. Aluno – Professor – Recursos materiais – Gestão escolar – Investimentos – Políticas públicas.

Em qualquer processo de comunicação, quatro elementos básicos podem ser identificados, ou seja, a fonte da informação; a informação propriamente dita; o veículo pelo qual a informação é transmitida; e, o receptor da informação. Baseado nesses quatro elementos pode-se concluir que seis elementos são a base da comunicação de dados em um sistema computacional, que são: transmissor; codificador; meio; receptor; decodificador; e, mensagem. Existem diferentes aplicações em comunicação de dados; uma dessas requer, em cada estação remota, um terminal inteligente e, nessa estação, durante um determinado período são executadas operações off-line. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa aplicação.

  • A. Coleta de dados.
  • B. Entrada de dados.
  • C. Distribuição de dados.
  • D. Comutação de mensagens.

Leia o texto abaixo e responda aos itens 13 e 14.

Texto 3

PRINCÍPIOS E FINS DA EDUCAÇÃO NACIONAL Os atuais princípios e fins da educação brasileira estão definidos no título II - Dos Princípios e Fins da Educação Nacional, nos artigos 2º e 3º, da LDB. O artigo 2º afirma que “a educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.  

Assinale a alternativa correta que contêm quatro princípios da educação nacional

  • A. pleno desenvolvimento do educando; preparo para o exercício da cidadania; qualificação para o trabalho; gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
  • B. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; respeito à liberdade e apreço à tolerância; vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais; coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
  • C. gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; qualificação para o trabalho; institucionalização da educação infantil via sistema de educação básica.
  • D. preparo para o exercício da cidadania; qualificação para o trabalho; incentivar a pesquisa científica; políticas de inclusão e diversidade na educação básica.
  • E. valorização da experiência extraescolar; vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais; auxílio no transporte escolar; incentivar a pesquisa científica.

O uso de documentos em sala de aula é bastante valioso. O documento permite aproximar o aluno de vários conteúdos, seja ilustrando um contexto e colorindo-o com os afetos envolvidos na sua produção, seja humanizando os eventos distantes, seja convidando o aluno a procurar os vestígios escondidos nele para enxergar como era determinada época. Assinale a alternativa CORRETA acerca da utilização de Documentos:

  • A. Segundo o historiador Adalberto Marson, é importante, para a compreensão do documento, que se faça uma análise dele como sujeito de uma ação e também como objeto.
  • B. Literatura como documento interdisciplinar são aos mais comumente utilizados em sala de aula.
  • C. A imprensa escrita como fonte e objeto de estudo histórico foi abordado por vários historiadores. Neste contexto o jornalista aborda a História tal como ela realmente se apresenta.
  • D. Nenhuma das alternativas.
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