Questões de Pedagogia

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Um sistema de banco de dados é uma coleção de dados que estão inter-relacionados e também de um conjunto de programas que tem como função a permissão aos usuários para acessar e modificar tais dados. Um dos modelos de dados, o relacional, tem como base uma coleção de tabelas. Acerca do modelo relacional, é correto afirmar que “______________ de uma relação refere-se ao seu projeto lógico; e, ______________ da relação refere-se ao seu conteúdo em um ponto no tempo”. Assinale a alternativa que complementa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. esquema / instância
  • B. integridade / esquema
  • C. instância / atomicidade
  • D. atomicidade / integridade

Leia o texto abaixo e responda ao item 12.

Texto 2

OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO A UNESCO reuniu alguns dos maiores luminares do mundo na Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, que elaborou o relatório "Educação: um tesouro a descobrir" (Delors et al., 1996). Neste relatório, a Comissão destacou quatro pilares que são as bases da educação, ao longo de toda a vida, para o século que já começou e até nos surpreende com tantas inovações e que precisa rever este “tesouro” tão necessário à sociedade.

Diante do exposto, relacione os quatro pilares às suas definições e depois marque a alternativa correta:

(1) Aprender a conhecer.

(2) Aprender a fazer.

(3) Aprender a conviver.

(4) Aprender a ser.

( ) Desafiar a aprender com a convivência.

( ) Gerar o interesse.

( ) Tornar aptas a enfrentar situações.

( ) Objetivar viver melhor com responsabilidade pessoal.

( ) Querer adquirir, reelaborar e reconstruir novos conhecimentos.

  • A. 3 – 2 – 4 – 1 – 2.
  • B. 4 – 3 – 1 – 2 – 3.
  • C. 3 – 1 – 2 – 4 – 1.
  • D. 1 – 2 – 4 – 3 – 2.
  • E. 3 – 2 – 1 – 1 – 4.

Leia o texto abaixo e responda ao item 11.

Texto 1

A escola como ato social foi assim vista pela primeira vez pelo pedagogo Émile DURKHEIM, que defendia a postura social que a escola e a educação em si, devem permear. Apesar deste autor não ter desenvolvido modelos pedagógicos, suas ideias ajudaram a compreender o significado social do trabalho do professor, onde a educação escolar deixa de ser vista de forma individualista e sim através de uma perspectiva coletiva.

A respeito da afirmação acima, julgue os itens abaixo e escolha a alternativa correta:

  • A. Saviani considera que a escola é conservadora e reprodutora, contudo acredita que ela pode ser, além disso, um espaço de transformação.
  • B. Pérez Gomes atribui à escola a função de promover o homem e, nessa perspectiva, propõe melhorias profundas na formação docente e no ensino discente.
  • C. Boudelaire propõe uma escola unitária e desinteressada, uma escola que não aja de forma imediatista, mas desinteressadamente, conduzindo o aluno ao hábito de estudar, analisar, raciocinar e abstrair.
  • D. Gramsci demonstra como as funções reprodutivista e pedagógica foram secundarizadas na escola cedendo espaço às novas funções geradas pelo desenvolvimento tecnológico.
  • E. O sociólogo francês Pierre Bourdieu afirma que os mecanismos objetivos que determinam a função social da escola são dois: conservar as desigualdades e reproduzir as classes sociais.

Analise a seguinte situação hipotética: “ao iniciar o ano escolar, os docentes da escola X foram convocados para uma reunião para início dos trabalhos letivos. A maioria dos docentes eram novatos na instituição e no sistema. Assim foram informados acerca das incumbências do estabelecimento e dos docentes de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.” Relacione adequadamente as funções a seguir, considerando (1) para Estabelecimentos e (2) para Docentes.

( ) Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.

( ) Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

( ) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento

. ( ) Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

( ) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

( ) Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei.

A sequência está correta em

  • A. 1, 1, 2, 2, 2, 1.
  • B. 1, 2, 2, 2, 2, 1.
  • C. 2, 2, 1, 1, 2, 2.
  • D. 1, 1, 2, 1, 2, 2.

O Ministério da Educação (MEC) coordena o programa nacional de capacitação profissional ofertado aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Acerca desse programa, é correto afirmar que os

  • A. institutos federais devem reservar um percentual de vagas aos jovens que cumprem medidas socioeducativas nos cursos de licenciatura.
  • B. jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas em regime semiaberto não têm prioridade em vagas de cursos técnicos ofertadas pelos institutos federais.
  • C. institutos federais devem ampliar suas vagas em cursos técnicos, priorizando os jovens que cumprem medidas socioeducativas.
  • D. institutos federais deverão ofertar seus cursos em instituições que acolham adolescentes em liberdade privada.
  • E. adolescentes em liberdade privada, quando aprovados em processos seletivos, poderão cursar os cursos de graduação ofertados em instituições públicas.

Considerando o exposto, a escola deve ser, EXCETO:

  • A. Pluralista, porque admite e respeita correntes de pensamento divergentes.
  • B. Humanista, por identificar o sujeito histórico como foco do processo educativo.
  • C. Consciente de seu papel político como instrumento para a emancipação e desalienação dos trabalhadores, condição para a transformação social.
  • D. Condutora de seus alunos a adaptarem-se ao contexto cultural vigente, tido como referência do modelo, sem contudo incentivar à colaboração entre pares e à democracia nas tomadas de decisões.

Cipriano Carlos Luckesi afirma que a avaliação, diferentemente da verificação, envolve ato que ultrapassa a obtenção de configuração do objeto, exigindo decisão do que fazer ante ou com ele. A verificação é uma ação que “congela” o objeto; a avaliação, por sua vez, direciona o objeto em uma trilha dinâmica de ação. De acordo com esse autor, é correto afirmar que o(a)

  • A. objetivo da avaliação da aprendizagem é estabelecer uma classificação do educando, expressa em sua aprovação ou reprovação.
  • B. objetivo da avaliação da aprendizagem é estabelecer uma classificação do educando, expressa em sua aprovação ou reprovação.
  • C. verificação da aprendizagem visa à melhoria da qualidade e do nível de aprendizagem dos educandos.
  • D. verificação se manifesta como um processo de compreensão dos avanços, dos limites e das dificuldades que os educandos estejam encontrando.
  • E. maioria das escolas brasileiras opera com a verificação e não com a avaliação da aprendizagem.

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) de um curso de graduação constitui-se como um grupo de professores com atribuições acadêmicas sobre o projeto pedagógico do curso. Acerca do NDE, assinale a alternativa correta.

  • A. O NDE é o colegiado de curso que toma decisões e as encaminha ao conselho superior para apreciação e aprovação.
  • B. Uma das atribuições do NDE é zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação.
  • C. O NDE tem o mesmo poder de decisão que o conselho superior de uma instituição pública de ensino superior.
  • D. Cabe ao NDE organizar a gestão acadêmica da instituição de ensino superior, estabelecendo objetivos e planejando e alocando recursos.
  • E. O NDE é composto pela totalidade dos professores do curso que representa.

Assinale a alternativa que apresenta a concepção pedagógica introduzida no final da década de 1960 com o objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime vigente no Brasil.

  • A. libertadora
  • B. crítico-social dos conteúdos
  • C. tecnicista
  • D. tradicional
  • E. progressista

Uma forma de exercitar a gestão democrática é a participação dos diversos segmentos escolares e comunitários no planejamento, desenvolvimento e avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Como um instrumento de intervenção na prática educacional que se realiza na escola, o PPP da escola configura-se como uma forma de planejamento. Nesse sentido, analise os seguintes aspectos que delineiam esta reflexão:

I. O planejamento hoje em dia é frequentemente visto de forma negativa, com certo descrédito, pois foram tão divulgados nos últimos trinta anos que, na prática, nos deixaram como legado uma sociedade onde, cada vez mais, cresce a parcela da população marginalizada das conquistas políticas, culturais e econômicas, e cuja educação, saúde, alimentação, transporte e segurança lhes são negados. Nesse sentido, os direitos são “acenados”, mas não são concedidos.

II. O planejamento tem sido historicamente apresentado como um instrumento de administração tecnicamente “neutro”, cuja utilização independe da postura, escolhas e ideologias de seus idealizadores. Ele tem sido historicamente, um instrumento que retrata a concepção dominante do mundo e da sociedade. Com isso, está a serviço e endereça suas ações para um determinado grupo ou setor da sociedade. Sendo o planejamento uma ação de intervenção voluntária, na realidade, ele se configura como um instrumento político e não há neutralidade em política, portanto, apesar do planejamento ser apresentado como um instrumento “neutro”, ele de fato não é.

III. O planejamento, como ação administrativa, tem sido elaborado de forma isolada das políticas e da gestão do processo educativo. Verificamos que o planejamento é uma ação contínua e flexível que, também no processo educativo, retrata políticas e delineia a gestão, num constante redimensionamento de caminhos e busca do alcance dos objetivos. É o planejamento que estabelece a finalidade, a missão de uma dada ação e, com isso, instrumentaliza o processo de gestão, delimitando a forma e o espaço de intervenção.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
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