Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um sistema de banco de dados é uma coleção de dados que estão inter-relacionados e também de um conjunto de programas que tem como função a permissão aos usuários para acessar e modificar tais dados. Um dos modelos de dados, o relacional, tem como base uma coleção de tabelas. Acerca do modelo relacional, é correto afirmar que ______________ de uma relação refere-se ao seu projeto lógico; e, ______________ da relação refere-se ao seu conteúdo em um ponto no tempo. Assinale a alternativa que complementa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Leia o texto abaixo e responda ao item 12.
Texto 2
OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO A UNESCO reuniu alguns dos maiores luminares do mundo na Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, que elaborou o relatório "Educação: um tesouro a descobrir" (Delors et al., 1996). Neste relatório, a Comissão destacou quatro pilares que são as bases da educação, ao longo de toda a vida, para o século que já começou e até nos surpreende com tantas inovações e que precisa rever este tesouro tão necessário à sociedade.
Diante do exposto, relacione os quatro pilares às suas definições e depois marque a alternativa correta:
(1) Aprender a conhecer.
(2) Aprender a fazer.
(3) Aprender a conviver.
(4) Aprender a ser.
( ) Desafiar a aprender com a convivência.
( ) Gerar o interesse.
( ) Tornar aptas a enfrentar situações.
( ) Objetivar viver melhor com responsabilidade pessoal.
( ) Querer adquirir, reelaborar e reconstruir novos conhecimentos.
Leia o texto abaixo e responda ao item 11.
Texto 1
A escola como ato social foi assim vista pela primeira vez pelo pedagogo Émile DURKHEIM, que defendia a postura social que a escola e a educação em si, devem permear. Apesar deste autor não ter desenvolvido modelos pedagógicos, suas ideias ajudaram a compreender o significado social do trabalho do professor, onde a educação escolar deixa de ser vista de forma individualista e sim através de uma perspectiva coletiva.
A respeito da afirmação acima, julgue os itens abaixo e escolha a alternativa correta:Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
Analise a seguinte situação hipotética: ao iniciar o ano escolar, os docentes da escola X foram convocados para uma reunião para início dos trabalhos letivos. A maioria dos docentes eram novatos na instituição e no sistema. Assim foram informados acerca das incumbências do estabelecimento e dos docentes de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Relacione adequadamente as funções a seguir, considerando (1) para Estabelecimentos e (2) para Docentes.
( ) Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.
( ) Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.
( ) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento
. ( ) Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
( ) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
( ) Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei.
A sequência está correta em
O Ministério da Educação (MEC) coordena o programa nacional de capacitação profissional ofertado aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Acerca desse programa, é correto afirmar que os
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
Considerando o exposto, a escola deve ser, EXCETO:
Cipriano Carlos Luckesi afirma que a avaliação, diferentemente da verificação, envolve ato que ultrapassa a obtenção de configuração do objeto, exigindo decisão do que fazer ante ou com ele. A verificação é uma ação que congela o objeto; a avaliação, por sua vez, direciona o objeto em uma trilha dinâmica de ação. De acordo com esse autor, é correto afirmar que o(a)
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) de um curso de graduação constitui-se como um grupo de professores com atribuições acadêmicas sobre o projeto pedagógico do curso. Acerca do NDE, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que apresenta a concepção pedagógica introduzida no final da década de 1960 com o objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime vigente no Brasil.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
Uma forma de exercitar a gestão democrática é a participação dos diversos segmentos escolares e comunitários no planejamento, desenvolvimento e avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Como um instrumento de intervenção na prática educacional que se realiza na escola, o PPP da escola configura-se como uma forma de planejamento. Nesse sentido, analise os seguintes aspectos que delineiam esta reflexão:
I. O planejamento hoje em dia é frequentemente visto de forma negativa, com certo descrédito, pois foram tão divulgados nos últimos trinta anos que, na prática, nos deixaram como legado uma sociedade onde, cada vez mais, cresce a parcela da população marginalizada das conquistas políticas, culturais e econômicas, e cuja educação, saúde, alimentação, transporte e segurança lhes são negados. Nesse sentido, os direitos são acenados, mas não são concedidos.
II. O planejamento tem sido historicamente apresentado como um instrumento de administração tecnicamente neutro, cuja utilização independe da postura, escolhas e ideologias de seus idealizadores. Ele tem sido historicamente, um instrumento que retrata a concepção dominante do mundo e da sociedade. Com isso, está a serviço e endereça suas ações para um determinado grupo ou setor da sociedade. Sendo o planejamento uma ação de intervenção voluntária, na realidade, ele se configura como um instrumento político e não há neutralidade em política, portanto, apesar do planejamento ser apresentado como um instrumento neutro, ele de fato não é.
III. O planejamento, como ação administrativa, tem sido elaborado de forma isolada das políticas e da gestão do processo educativo. Verificamos que o planejamento é uma ação contínua e flexível que, também no processo educativo, retrata políticas e delineia a gestão, num constante redimensionamento de caminhos e busca do alcance dos objetivos. É o planejamento que estabelece a finalidade, a missão de uma dada ação e, com isso, instrumentaliza o processo de gestão, delimitando a forma e o espaço de intervenção.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...