Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao planejamento e à avaliação, julgue os itens seguintes. Modelo piramidal e rede de tópicos são elementos da organização dos conteúdos de ensino: o primeiro permite selecionar componentes diversos em torno de um projeto concreto; o segundo tem, na estrutura curricular, uma base comum para todos os alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento e à avaliação, julgue os itens seguintes. Para desenvolver as competências e as habilidades desejadas nos alunos, o professor deve utilizar os objetivos de ensino presentes no planejamento de conteúdo como um guia de ação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento e à avaliação, julgue os itens seguintes. A ação de planejar é crucial para o trabalho do professor. Uma fase árdua do planejamento do ensino é a delimitação dos objetivos, momento em que não há a participação dos alunos, visto que essa tarefa cabe unicamente ao professor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento e à avaliação, julgue os itens seguintes. Plano, programa e projeto são documentos componentes do planejamento sistematizado: o projeto é o mais abrangente deles e engloba o plano.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias psicológicas que fundamentam a aprendizagem humana, julgue os itens a seguir. O sucesso da aprendizagem por meio do condicionamento operante, segundo Skinner, pode ser garantido com o condicionamento de comportamentos. Para ele, a palavra-chave é reforçamento, o qual é oferecido após uma resposta e pode ser positivo ou negativo, de modo que o reforço positivo aumenta a probabilidade da resposta e o reforço negativo diminui essa probabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as afirmativas correlatas.

I. “Na organização e gestão do currículo, as abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar.”

PORQUE

II. “Revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. A segunda afirmativa contradiz a primeira.
  • C. A segunda afirmativa é uma justificativa correta da primeira.
  • D. As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.

Acerca das teorias psicológicas que fundamentam a aprendizagem humana, julgue os itens a seguir. Gestalt e behaviorismo, duas das teorias psicológicas que estudam os processos de aprendizagem humana, se diferenciam fundamentalmente pela convicção da primeira de que a aprendizagem se dá por tentativa e erro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da organização escolar do tempo de aprendizagem, é INCORRETO afirmar que

  • A. a Lei nº 9.394/1996, Art. 23, institui os ciclos como possível forma de organizar o ensino.
  • B. a seriação pretende padronizar e massificar, com legitimidade, o processo de ensino e aprendizagem.
  • C. a seriação são períodos de escolarização maiores que os ciclos e que superam a fragmentação e desarticulação excessiva do currículo.
  • D. a seriação surgiu na escola centrada no trabalho docente, então mero transmissor de conhecimentos advindos, em geral, de livros didáticos.

Acerca das teorias psicológicas que fundamentam a aprendizagem humana, julgue os itens a seguir. De acordo com Vigotski, memória lógica e atenção arbitrária são funções superiores dominadas pela criança na idade escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ensinar Ciências é um grande desafio. A construção dos conhecimentos científicos e o desenvolvimento tecnológico crescem a velocidades inimagináveis. Nesse sentido, assinale o que for CORRETO:

  • A. Pesquisas e estudos apontam o crescente interesse dos alunos pelas Ciências e a facilidade de aprendizagem dos conteúdos que lhes são ensinados. Avaliações e pesquisas têm apontado que os alunos encontram poucas dificuldades conceituais e não enfrentam dificuldades no uso de estratégias de raciocínio e soluções de problemas próprios da pesquisa científica.
  • B. Os experimentos muitas vezes são vistos pelos alunos como situações de demonstração e não como de pesquisa. A atividade intelectual presente no trabalho de investigação científica é vista pelos alunos como uma atividade solitária permeada pelo esforço individual, e as conquistas, como mérito pessoal e não situações de cooperação, busca conjunta e aprendizagem coletiva.
  • C. O desajuste entre a Ciência que é ensinada na escola e os próprios alunos é cada vez menor, refletindo numa superação da crise na cultura educacional.
  • D. Nenhuma das alternativas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...