Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A gestão democrática é um princípio consagrado pela CF e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira do PPP da escola. Nesse sentido, é correto afirmar que o(a)

  • A. busca pela gestão democrática exclui a participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola nas decisões administrativo-pedagógicas.
  • B. gestão democrática, no interior da escola, é um princípio fácil de ser consolidado na construção do projeto político-pedagógico e na sua gestão.
  • C. conselho escolar será escolhido pelos gestores da escola e deverá aprovar as decisões de acordo com eles para que ocorra a gestão democrática.
  • D. comunidade escolar é formada pelos gestores e professores e as decisões democráticas devem ocorrer apenas entre esses dois grupos.
  • E. gestão democrática implica principalmente o repensar da estrutura de poder da escola, tendo em vista sua socialização.

Explorar o ambiente engatinhando pelos espaços da instituição constitui uma experiência para o desenvolvimento infantil. No contexto da formação humana, qual a importância dessa experiência na Educação Infantil?

  • A. Essa experiência pode incitar a criança aos estágios superiores de autonomia da adolescência.
  • B. A experiência em questão constitui um ponto de partida para todas as vivencias no campo cognitivo.
  • C. Com essa experiência poderá se completar a dinamização do campo de experiência da práxis educativa.
  • D. A partir dessa experiência a criança poderá vincular aprendizados em relação ao mundo natural.

Existem diferentes dimensões de avaliação e todas estão envolvidas pela tomada de decisão. Considerando as avaliações do sistema, a institucional e em sala de aula, analise as características a seguir.

I. Baseada nos conjuntos dos alunos, tratados em conjunto.

II. Possui natureza classificatória e é realizada periodicamente.

III. Possui natureza formativa e somativa.

IV. Baseada na relação professor/aluno.

V. Realizada para poucos alunos, ou seja, apenas a turma na sala de aula.

Com relação à avaliação institucional, estão corretas apenas as alternativas

  • A. I e III.
  • B. II e IV.
  • C. II, IV e V.
  • D. III, IV e V.

Um Professor de Educação Infantil que se propõe desenvolver atividades no campo da Arte, da linguagem plástica e visual deve se atentar a que procedimento didático?

  • A. Propor atividades de culinária em que as crianças têm de ouvir o passo a passo da receita para depois desenvolvê-la.
  • B. Priorizar o trabalho com o faz de conta.
  • C. Possibilitar o acesso das crianças a livros, imagens, filmes, fotografias, cenários naturais, pinturas, colagens, esculturas, gravuras, ilustrações e desenhos.
  • D. Possibilitar que as crianças brinquem e contem sobre suas brincadeiras.

A proposta de projetos pedagógicos interdisciplinares rompe com os paradigmas da pedagogia tradicional centrada na exposição de conteúdos pelos professores. Esse novo modelo propõe que o docente abandone o papel de “transmissor de conteúdos” e adote uma postura de pesquisador, de organizador do processo de ensino-aprendizagem. E o aluno, por sua vez, passe de receptor passivo a ator do processo. A eficiência de um projeto pedagógico será importante para o ensino-aprendizagem se for concebido e executado a partir, EXCETO:

  • A. Da necessidade dele, com relação primeira ao professor para explorar e compreender um tema, realizar algo, ou conhecer um fato que atrai a atenção.
  • B. Da mobilização das competências cognitivas e das habilidades dos alunos para investigar informações, trocar ideias e experiências sobre determinado assunto.
  • C. Das linguagens e de outras maneiras de comunicação a serem usadas, envolvendo os alunos participantes e o objeto de estudo, promovendo, assim, maior aprendizagem significativa.
  • D. Das linguagens e de outras maneiras de comunicação a serem usadas, envolvendo os alunos participantes e o objeto de estudo, promovendo, assim, maior aprendizagem significativa.

Na Educação Infantil, um Professor possibilita desenvolvimento da linguagem oral da criança através da seguinte ação pedagógica:

  • A. Identificar dados apresentados de maneira organizada na forma de tabelas e gráficos (barra e pictórico).
  • B. Ampliar seu vocabulário e avançar progressivamente em relação ao pensamento conceitual, possibilitando uma compreensão, cada vez maior, de si e do mundo em que vive.
  • C. Compreender e utilizar os instrumentos convencionais e não convencionais de medida como formas de comparar quantidades contínuas e descontínuas.
  • D. Desenvolver a linguagem matemática, utilizando formas convencionais e não convencionais de registro para representar os conhecimentos matemáticos.

Nos processos pedagógicos da Educação Infantil, quando a criança é encorajada a “conhecer as principais famílias de instrumentos musicais”, a ela é possibilitada a oportunidade de desenvolver-se em que campo da formação humana?

  • A. No campo do brincar e as brincadeiras.
  • B. No campo da linguagem plástica.
  • C. No campo da música e da linguagem musical.
  • D. No campo da linguagem visual.

O currículo do Ensino Médio deve, dentre outros aspectos, organizar os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação de tal forma que ao final do Ensino Médio o estudante demonstre:

I. domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna.

II. conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.

III. apreço pela atividades integradoras artístico-culturais, vinculadas ao meio ambiente e à prática social.

IV. valorização da leitura e da produção escrita em todos os campos do saber.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. III e IV.
  • B. II e III.
  • C. I e II.
  • D. I e IV.
  • E. I e III.

Com as crianças acima de dois anos, o Professor de Educação Infantil pode promover a seguinte brincadeira:

Com devido propósito pedagógico, essa brincadeira é indicada para estimular especificamente:

  • A. Linguagem e força.
  • B. Nutrição e cuidados higiênicos.
  • C. Conhecimento de cores e resistência física
  • D. Cooperação, coordenação motora, concentração.

Com relação à didática, é correto afirmar que

  • A. desde o seu surgimento, a didática tornou fundamento da prática educativa, constituindo-se num conjunto de conhecimentos que interliga a teoria e a prática educativa.
  • B. investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização do ensino, ocupa-se dos métodos, conteúdos e organização da aula. Ela oferece embasamento para a relação ensino-aprendizagem, eliminando a dicotomia entre teoria e prática.
  • C. fundamenta a ação docente; é através dela que a teoria e a prática se consolidam de forma viável e eficaz, pois ela se ocupa do processo de ensino nas várias dimensões, não se restringindo à educação escolar, mas investiga e orienta a formação do educador na sua totalidade.
  • D. a dissociação entre teoria e prática possibilita os profissionais da educação articular a prática em proveito da teoria. Como resultado dessa separação, a prática educativa tende a criar a espontaneidade e a praticidade nas práticas escolares. Nesse sentido, a didática visa a contribuir para essa concepção ambígua de intera
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...