Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Referencial curricular nacional para a educação infantil (1998) a educação infantil deve criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças de zero a três anos, garantindo oportunidades para que sejam capazes de:

  • A. Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade.
  • B. Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais.
  • C. Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.
  • D. Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.

Acerca da interdisciplinaridade, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Tem por base a construção do conhecimento de forma a constituir a consciência pessoal e totalizada.
  • B. Essa prática visa a eliminação de disciplinas, pois o conhecimento é um fenômeno com dimensões restritas.
  • C. O enfoque interdisciplinar constitui a necessidade de superar a visão mecânica e linear e reconstituir a unidade do objeto, que a fragmentação dos métodos separou.
  • D. O imprescindível é que se criem práticas de ensino, visando o estabelecimento da dinamicidade das relações entre as diversas disciplinas e se aliem aos problemas da sociedade. Isso ocorrerá por intermédio da construção lenta e gradual.

No contexto dos esquemas representativos propostos por Jean Piaget, a habilidade de discriminar, estabelecer diferenciações entre objetos, situações e fenômenos com diferentes níveis de semelhança refere-se à:

  • A. Competência matemática.
  • B. Competência combinatória.
  • C. Competência para realizar.
  • D. Competência para observar.

“(...) O desenvolvimento da mente é um processo dialético que ocorre por meio da autorregulação. Todos os processos vitais, sejam eles psicológicos, biológicos ou sociológicos, se comportam da mesma forma. Para Piaget isto significa que, diante das dificuldades de assimilação, o organismo se acomoda, e assim pode assimilar sucessivas vezes. O resultado entre a assimilação e a acomodação é a adaptação.”

Assinale a teoria correta que se refere ao trecho em destaque.

  • A. Cognitivista.
  • B. Significativa.
  • C. Sociointeracionista.
  • D. Comportamentalista.

No processo de aprendizagem, é possível notar que certas crianças pronunciam mal as palavras e, por vezes, respiram pela boca e queixam-se de problemas do ouvido. Tais circunstâncias indicam:

  • A. Problemas relacionas ao sistema de escrita.
  • B. Problemas no reconhecimento dos códigos, com ênfase na escrita.
  • C. Problemas auditivo e verbal.
  • D. Problemas emocionais.

É notável que as grandes transformações na educação brasileira, em termos de universalização do acesso e consolidação de um projeto de educação para todos, tenham ocorrido muito recentemente. No final da década de 1970 e início da de 1980 iniciou-se a expansão da rede pública de ensino no Brasil. A Constituição Federal de 1988, com todas as contradições enfrentadas, ajudou a consolidar e projetar a ideia política de uma educação republicana e democrática. No Brasil destaca-se, a partir da década de 1990, a estruturação dos elementos centrais que possibilitaram a expansão e a consolidação da educação básica pública: diretrizes, financiamento e avaliação. Nesse sentido, são marcos importantes, EXCETO:

  • A. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece princípios e direitos, determinando competências para sua garantia.
  • B. Os mecanismos transparentes de financiamento, com a criação do Fundef (1996) e posterior Fundeb (2007) – o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
  • C. A implantação do programa cultural do MOBRAL, criado com o objetivo de dar prosseguimento à formação acadêmica do indivíduo. Vislumbrava a disseminação da cultura, valorizava e preservava os valores vigentes.
  • D. A implantação de mecanismos de avaliação periódicos com dados publicados. Na década de 1990 teve início o “Provão”, que avaliava os cursos do Ensino Superior e durou de 1996 a 2003. Para a Educação Básica destaca-se a criação, em 2007, do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Observe a imagem abaixo:

Considerando o aspecto lúdico no processo educacional, para a criança, o brinquedo acima:

  • A. Desenvolve sua percepção, discriminação de cor, forma e proporção.
  • B. Estimula a criatividade, a fala e a socialização.
  • C. Ajuda a criança na descoberta da importância de uma boa alimentação.
  • D. Desenvolve na criança a possibilidade de resolução de problemas matemáticos e musicalizaçao.

Sendo a finalidade básica da avaliação trazer subsídios para a tomada de decisão: planejar, intervir ou modificar determinadas situações, relações ou práticas educativas, pode-se afirmar que a avaliação se define em torno de sua função, ou seja, decide-se qual atividade avaliativa será realizada em torno do objetivo que se tem. Considerando a função da avaliação, analise as lacunas de acordo com o tipo de avaliação adequado. 

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. somativa / somativa / formativa
  • B. somativa / formativa / somativa
  • C. formativa / somativa / formativa
  • D. formativa / formativa / somativa

Na Educação Infantil, ao se desenvolver temáticas atinentes à relação ao cuidado e às relações humanas espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos que lhes permitam ser capazes de:

  • A. Conhecer e compreender a música e a dança como arte, linguagem e patrimônio cultural da humanidade.
  • B. Desenvolver a capacidade de se auto-organizar e organizar o ambiente
  • C. Ampliar o universo sonoro, tendo acesso a um repertório diversificado que inclua vários gêneros e estilos.
  • D. Apropriar-se dos gestos, hábitos e costumes da sua cultura, significando-os.

O Conselho de Classe é um dos vários mecanismos que possibilitam a gestão democrática na instituição escolar. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. Visa possibilitar a educação continuada dos educadores com vista à melhoria da aprendizagem dos educandos.
  • B. É o responsável pela elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e a delineação de todas as ações pedagógicas da escola.
  • C. Sua função primordial não é pedagógica, mas, principalmente, administrativa e técnica com estruturação das ações de gestão na escola.
  • D. A finalidade primeira dos conselhos é diagnosticar problemas e apontar soluções tanto em relação aos alunos e turmas quanto aos docentes.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...