Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem. A ação em projetos sociais parte do pressuposto de que a educação não está ligada apenas ao ambiente escolar. Suas práticas estão vinculadas a todas as relações de socialização no dia a dia do indivíduo e alinhadas à realidade em que o sujeito está inserido.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem. A elaboração do projeto social articula elementos pedagógicos porque visa conscientizar a sociedade a respeito da realidade e promover a absorção coletiva de conhecimento.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino. Para o bom resultado do processo de ensino-aprendizagem, os fatores político, social e cultural devem ser relativizados no planejamento do ensino.
Muitos educadores, reconhecendo que a velocidade de aprendizado pode variar de criança para criança, isolam os aprendizes lentos de seus professores e companheiros através do uso de instrução programada e muitas vezes mecanizadas.
Vygotsky, valendo-se do conceito da zona de desenvolvimento proximal, vê o aprendizado como
Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino. O planejamento pedagógico é fundamentado nos objetivos a serem desenvolvidos e envolve ações sistemáticas que atendam às necessidades de uma dada realidade.
Para os teóricos sociointeracionistas, a interação social fornece a matéria-prima para o desenvolvimento psicológico do indivíduo.
Dessa maneira,
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino. Sob a concepção que considera o aluno sujeito de sua aprendizagem, planejar e avaliar são ações dinâmicas, interativas, que ocorrem ao longo de todo o processo de ensino e que exigem do profissional permanente investigação e atualização didático-pedagógica.
Acerca da construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, analise as afirmativas a seguir.
I. Ao se constituir um processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão.
II. Tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade. Nesta caminhada será importante ressaltar que o Projeto Político-Pedagógico busca a organização do trabalho pedagógico da escola na sua globalidade.
III. Sua principal possibilidade de construção passa pela total autonomia da escola, acerca da capacidade de delinear sua própria identidade. Isto significa resgatar a escola como espaço público, lugar de debate, do diálogo, fundado na reflexão coletiva. Portanto, é preciso entender que o Projeto Político-Pedagógico da escola dará indicações necessárias à organização do trabalho pedagógico, que inclui o trabalho do professor na dinâmica interna da sala de aula.
Estão corretas as afirmativas
A narração, de que o educador é o sujeito, conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado (...) Em lugar de comunicar-se, o educador faz comunicados e depósitos, que os educandos recebem pacientemente, memorizam e repetem. Eis aí a concepção bancária de educação...
Para Paulo Freire, a concepção problematizadora da educação, ao contrário desta visão, considera que
Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino. Em um plano de ensino, os métodos e as técnicas devem ser condizentes com os conteúdos a serem aprendidos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...