Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Todos têm o direito de aprender. Por isso, sua proposta consiste fundamentalmente no planejamento racional da atividade pedagógica, com operacionalização dos objetivos, privilegiando as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. O plano pedagógico deve se submeter ao administrativo.

As características apresentadas estão relacionadas à tendência da educação

  • A. tecnicista.
  • B. construtivista.
  • C. crítica.
  • D. antiautoritária.
  • E. crítico-reprodutivista.

Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino. Na elaboração do planejamento de ensino, o profissional deve delinear os objetivos e conteúdos a serem alcançados, de modo a cumprir um requisito formal e burocrático estabelecido no programa da disciplina e no programa institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um mundo em que o desenvolvimento científico está por toda parte, o ensino de Ciências deve propor situações-problema e trabalhos que gerem reflexão, permitam participação ativa e tenham relação com o dia-a-dia. Analise a seguir as quatro situações didáticas essenciais ao ensino e aprendizagem de Ciências:

I – Observação: é a análise de um experimento com a mediação do educador, deve ser proposta sempre que houver uma investigação desenvolvida em aula. Dessa forma o aluno aprende, além de conteúdos tradicionais, a observar fenômenos, elaborar hipóteses e organizar dados.

II – Experimentação: é a investigação para relacionar o saber científico ao dos alunos. A experimentação proporciona a manipulação de experimentos, relacionando novos conhecimentos com aqueles já aprendidos e propõem a resolução de problemas.

III – Pesquisas de textos: O professor cria uma oportunidade que gere dúvidas sobre um tema. Depois de todos revelarem suas concepções em conversas, desenhos e textos, ele indica a consulta a textos científicos. Assim, os alunos exercitam a compreensão de textos, aprofunda conhecimentos e informações sobre os conteúdos.

IV – Leitura e escrita sobre Ciências: Busca por respostas para a resolução de problemas em livros, revistas, jornais e internet. A atividade não é produtiva se for atrelada apenas à coleta de dados. Nesse tipo de proposta a criança aprende, além dos conteúdos relacionados, a trabalhar com obras de caráter científico e a ter maior autonomia na aprendizagem.

Podem ser assinaladas como CORRETAS:

  • A. Apenas as afirmativas II e IV.
  • B. Apenas as afirmativas I e II.
  • C. Apenas as afirmativas III e IV.
  • D. Nenhuma das afirmativas.

De acordo com Nogueira (2007), desde a década de 1970, a interdisciplinaridade adentra o ambiente escolar e deixa professores e coordenadores pedagógicos em constante euforia na busca de uma práxis. Como melhor saída para sua prática, a pedagogia dos projetos parece de alguma forma suprir, com seus conceitos e didática, as necessidades de maneira mais dinâmica e ativa para praticar a interdisciplinaridade. Estes conceitos apontam para uma práxis em que

  • A. a relação entre as disciplinas propõe um sistema sem fronteiras entre elas, cuja integração chega em um nível tão alto que é impossível distinguir onde começa e onde termina uma disciplina.
  • B. exista a justaposição de diferentes disciplinas distintas, pois todas estão no mesmo nível hierárquico do currículo ou quando existe a integração de diferentes conhecimentos dentro da mesma disciplina.
  • C. todos trabalham com o mesmo tema sem integrá-lo, ou seja, o professor reserva alguns minutos de sua aula para o tema do projeto. Nesse caso, nenhuma disciplina necessita emprestar seus diferentes saberes para outra.
  • D. a tônica é o trabalho de integração das diferentes áreas do conhecimento, um real trabalho de cooperação e troca, aberto ao diálogo e ao planejamento, cujas diferentes disciplinas não aparecem de forma fragmentada e compartimentada, pois a problemática em questão conduzirá à unificação.

Segundo Haydt (2011), na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade. Acerca do planejamento didático ou de ensino, assinale o único INCORRETO.

  • A. Planejamento de aula.
  • B. Planejamento de curso.
  • C. Planejamento de currículo.
  • D. Planejamento de unidade didática ou de ensino.

A respeito das atribuições de tutores, professores e alunos no âmbito da educação à distância (EAD), julgue os itens subsequentes. Entre as competências do professor que atua na EAD incluem-se capacitar equipes, desenvolver metodologias de ensino à distância, coordenar o trabalho dos tutores e propor metodologias de avaliação à distância.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das atribuições de tutores, professores e alunos no âmbito da educação à distância (EAD), julgue os itens subsequentes. O perfil do aluno da EAD é previsível, uma vez que as pessoas que buscam essa modalidade de ensino possuem fácil acesso aos meios tecnológicos e estão preparadas para lidar com tecnologias de informação e comunicação (TIC), o que facilita a ação dos profissionais que trabalham com a EAD.

  • C. Certo
  • E. Errado

Podemos entender que a função social do ensino não consiste apenas em promover e selecionar os mais aptos para a universidade, mas que abarca outras dimensões da personalidade. Quando a formação integral é a finalidade principal do ensino e, portanto, seu objetivo é o desenvolvimento de todas as capacidades da pessoa e não apenas as cognitivas, é INCORRETO afirmar que

  • A. o objetivo do ensino não centra sua atenção em certos parâmetros finalistas para todos, mas nas possibilidades pessoais de cada um dos alunos.
  • B. muitos pressupostos da avaliação mudam e os conteúdos de aprendizagem a serem avaliados não serão unicamente conteúdos associados às necessidades do caminho para a universidade.
  • C. o sujeito da avaliação será sempre o aluno e o objeto da avaliação serão sempre as aprendizagens alcançadas em relação às necessidades de aprendizagens futuras que foram estabelecidas de forma propedêutica.
  • D. será necessário levar em consideração os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que promovam as capacidades motoras, de equilíbrio e de autonomia pessoal, de relação interpessoal e de inserção social.

A respeito das atribuições de tutores, professores e alunos no âmbito da educação à distância (EAD), julgue os itens subsequentes. O tutor representa um elo entre docente e discente, pois auxilia nas atividades de competência do primeiro, bem como acompanha e apoia pedagogicamente o segundo.

  • C. Certo
  • E. Errado

As relações com todos os personagens no espaço da escola – professores, alunos, funcionários, diretores e orientadores –, reproduzem, em escala menor, a rede de relações que existem na sociedade. O poder professoral, por exemplo, manifesta-se através do sistema de provas ou exames em que ele pretende avaliar o aluno. Na realidade está selecionando, pois a avaliação de uma classe pressupõe contato diário. Conforme afirma o pensador francês Michel Foucault, a escola é o espaço onde o poder disciplinar produz o saber. A possibilidade de desvincular saber de poder, no plano escolar, reside na criação de estruturas:

  • A. Verticais: em que professores, alunos e funcionários formam uma comunidade real.
  • B. Verticais: em que professores, alunos e funcionários formam uma comunidade ideal.
  • C. Horizontais: em que professores, alunos e funcionários formam uma comunidade real.
  • D. Horizontais: em que professores, alunos e funcionários formam uma comunidade ideal.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...