Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Todos têm o direito de aprender. Por isso, sua proposta consiste fundamentalmente no planejamento racional da atividade pedagógica, com operacionalização dos objetivos, privilegiando as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. O plano pedagógico deve se submeter ao administrativo.
As características apresentadas estão relacionadas à tendência da educação
Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino. Na elaboração do planejamento de ensino, o profissional deve delinear os objetivos e conteúdos a serem alcançados, de modo a cumprir um requisito formal e burocrático estabelecido no programa da disciplina e no programa institucional.
Em um mundo em que o desenvolvimento científico está por toda parte, o ensino de Ciências deve propor situações-problema e trabalhos que gerem reflexão, permitam participação ativa e tenham relação com o dia-a-dia. Analise a seguir as quatro situações didáticas essenciais ao ensino e aprendizagem de Ciências:
I Observação: é a análise de um experimento com a mediação do educador, deve ser proposta sempre que houver uma investigação desenvolvida em aula. Dessa forma o aluno aprende, além de conteúdos tradicionais, a observar fenômenos, elaborar hipóteses e organizar dados.
II Experimentação: é a investigação para relacionar o saber científico ao dos alunos. A experimentação proporciona a manipulação de experimentos, relacionando novos conhecimentos com aqueles já aprendidos e propõem a resolução de problemas.
III Pesquisas de textos: O professor cria uma oportunidade que gere dúvidas sobre um tema. Depois de todos revelarem suas concepções em conversas, desenhos e textos, ele indica a consulta a textos científicos. Assim, os alunos exercitam a compreensão de textos, aprofunda conhecimentos e informações sobre os conteúdos.
IV Leitura e escrita sobre Ciências: Busca por respostas para a resolução de problemas em livros, revistas, jornais e internet. A atividade não é produtiva se for atrelada apenas à coleta de dados. Nesse tipo de proposta a criança aprende, além dos conteúdos relacionados, a trabalhar com obras de caráter científico e a ter maior autonomia na aprendizagem.
Podem ser assinaladas como CORRETAS:
De acordo com Nogueira (2007), desde a década de 1970, a interdisciplinaridade adentra o ambiente escolar e deixa professores e coordenadores pedagógicos em constante euforia na busca de uma práxis. Como melhor saída para sua prática, a pedagogia dos projetos parece de alguma forma suprir, com seus conceitos e didática, as necessidades de maneira mais dinâmica e ativa para praticar a interdisciplinaridade. Estes conceitos apontam para uma práxis em que
Pedagogia - Processo de Planejamento - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
Segundo Haydt (2011), na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade. Acerca do planejamento didático ou de ensino, assinale o único INCORRETO.
A respeito das atribuições de tutores, professores e alunos no âmbito da educação à distância (EAD), julgue os itens subsequentes. Entre as competências do professor que atua na EAD incluem-se capacitar equipes, desenvolver metodologias de ensino à distância, coordenar o trabalho dos tutores e propor metodologias de avaliação à distância.
A respeito das atribuições de tutores, professores e alunos no âmbito da educação à distância (EAD), julgue os itens subsequentes. O perfil do aluno da EAD é previsível, uma vez que as pessoas que buscam essa modalidade de ensino possuem fácil acesso aos meios tecnológicos e estão preparadas para lidar com tecnologias de informação e comunicação (TIC), o que facilita a ação dos profissionais que trabalham com a EAD.
Podemos entender que a função social do ensino não consiste apenas em promover e selecionar os mais aptos para a universidade, mas que abarca outras dimensões da personalidade. Quando a formação integral é a finalidade principal do ensino e, portanto, seu objetivo é o desenvolvimento de todas as capacidades da pessoa e não apenas as cognitivas, é INCORRETO afirmar que
A respeito das atribuições de tutores, professores e alunos no âmbito da educação à distância (EAD), julgue os itens subsequentes. O tutor representa um elo entre docente e discente, pois auxilia nas atividades de competência do primeiro, bem como acompanha e apoia pedagogicamente o segundo.
As relações com todos os personagens no espaço da escola professores, alunos, funcionários, diretores e orientadores , reproduzem, em escala menor, a rede de relações que existem na sociedade. O poder professoral, por exemplo, manifesta-se através do sistema de provas ou exames em que ele pretende avaliar o aluno. Na realidade está selecionando, pois a avaliação de uma classe pressupõe contato diário. Conforme afirma o pensador francês Michel Foucault, a escola é o espaço onde o poder disciplinar produz o saber. A possibilidade de desvincular saber de poder, no plano escolar, reside na criação de estruturas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...