Questões de Pedagogia

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Vigotski (1999) acreditava que a internalização dos sistemas de signos, produzidos culturalmente, provoca transformações comportamentais e estabelece um elo entre as formas iniciais e tardias do desenvolvimento individual. Analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) A linguagem é, portanto, um meio de construção de cultura e toda ela representa um sistema de signos.

( ) O uso de signos conduz os seres humanos a uma estrutura específica de comportamento que se destaca do desenvolvimento biológico e cria novas formas de processos psicológicos, enraizados na cultura.

( ) A linguagem escrita é constituída por um sistema de signos, formado somente pelas palavras. Assim, a linguagem escrita converte-se num sistema de signo que simboliza diretamente as entidades reais e as relações entre elas.

( ) O domínio de um sistema complexo de signos não deve ser alcançado de maneira puramente mecânica e externa; esse domínio é o culminar de um longo processo de desenvolvimento de funções comportamentais complexas.

 A sequência correta é

  • A. V, F, V, F.
  • B. V, F, V, V.
  • C. F, V, F, V.
  • D. V, F, F, V.

Julgue os itens subsequentes, relativos à prática pedagógica. Na avaliação de treinamento embasada nos critérios, ou níveis, reação, aprendizado, comportamento e resultados, cada um desses critérios/níveis é indicador do sucesso no treinamento, não se podendo afirmar que haja correlação entre eles.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida que se articula com o projeto pedagógico e com o projeto de ensino. Na prática da verificação do aproveitamento escolar, os professores realizam, basicamente, três procedimentos sucessivos: medida do aproveitamento escolar; transformação da medida em nota ou conceito; utilização dos resultados identificados. Uma vez identificados, esses resultados poderão ser utilizados para promoção do educando. A verificação do rendimento escolar poderá observar os seguintes critérios, exceto:

  • A. Impossibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.
  • B. Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries, mediante verificação do aprendizado.
  • C. Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem
  • D. Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a necessidade, no campo científico e pedagógico, de superação da visão fragmentada da produção de conhecimento e de articulação entre as inúmeras partes que compõem os conhecimentos da humanidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Planejar, nas escolas em geral, tem sido um modo de operacionalizar o uso de recursos – materiais, financeiros, humanos e didáticos. As denominadas semanas de planejamento passaram a acontecer no início de cada ano como uma forma de efetivação de ações futuras dentro do ambiente escolar.

Pode-se considerar que o planejamento do ensino:

I- É a previsão inteligente e bem articulada de todas as etapas do trabalho escolar.

II- É a previsão das situações específicas do professor com a classe.

III- É o processo de tomada de decisões bem informadas que visam à racionalização das atividades do professor e do aluno.

IV- Deve envolver situações ensino-aprendizagem, possibilitando melhores resultados e, em consequência, maior produtividade.

V- É a previsão de todas as atividades que o educando realiza sob orientação da escola para atingir os fins da educação.

 São verdadeiras as afirmações

  • A. II e V.
  • B. I, II, III e V.
  • C. I, III, IV. e V.
  • D. I, II, III e IV.

Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a estruturação de currículos, utilizando-se, para tal, a metáfora da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que os galhos representam as especializações, apontando para diversas direções.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao longo dos oito anos do ensino fundamental, espera-se que os alunos adquiram, progressivamente, uma competência em relação à linguagem que lhes possibilite resolver problemas da vida cotidiana, ter acesso aos bens culturais e alcançar a participação plena no mundo letrado. Para que essa expectativa se concretize, o ensino de Língua Portuguesa deverá organizar-se de modo que os alunos sejam capazes de, EXCETO:

  • A. conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.
  • B. valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e pela possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos.
  • C. expandir o uso da linguagem em instâncias privadas e utilizá- la com eficácia em instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir textos – tanto orais quanto escritos – coerentes, coesos, adequados a seus destinatários, aos objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados.
  • D. utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos: identificar aspectos relevantes; organizar notas; elaborar roteiros; compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes; fazer resumos, índices, esquemas

As políticas públicas brasileiras têm caminhado para a construção de um sistema nacional de educação que valorize a universalidade de direitos e a necessidade de superar desigualdades sociais e incorporar o respeito à diversidade no sistema educacional. A propósito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A. As políticas sociais são organizadas para tratar todas as pessoas igualmente, sem distinções.
  • B. Quando as políticas públicas de educação inclusiva estão aprovadas, sua implantação no ambiente escolar torna-se rápida e fácil.
  • C. A proposição da igualdade de direitos dispensa a produção de material específico para abordagem das questões de inclusão e diversidade.
  • D. Os movimentos sociais são importantes na problematização das situações de desigualdade e na afirmação da necessidade de reconhecer o direito à diferença.
  • E. O projeto político-pedagógico da escola pode ignorar as questões de inclusão, uma vez que esse tema já foi aprovado em leis e decretos.

Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve o reconhecimento do paradigma de disjunção como o mais apropriado para a educação contemporânea, em contraposição à conjunção disciplinar complexa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Até a década de 1930 predominava, nas escolas brasileiras, a concepção pedagógica tradicional. São características do ensino nessa concepção:

I- O professor era visto como centro do processo de ensino, dominando os conteúdos fundamentais a serem transmitidos aos alunos.

II- A aula expositiva era considerada como a técnica mais adequada à transmissão de conhecimentos.

III- A importância dada ao papel do professor teve um caráter verbalista, autoritário e inibidor da participação do aluno.

IV- Novas técnicas de ensino foram assimiladas pelos professores, como atividades predominantes em sala de aula.

São verdadeiras as afirmações

  • A. I e III.
  • B. I e IV.
  • C. I, II e III.
  • D. II, III e IV.
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