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Vigotski (1999) acreditava que a internalização dos sistemas de signos, produzidos culturalmente, provoca transformações comportamentais e estabelece um elo entre as formas iniciais e tardias do desenvolvimento individual. Analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( ) A linguagem é, portanto, um meio de construção de cultura e toda ela representa um sistema de signos.
( ) O uso de signos conduz os seres humanos a uma estrutura específica de comportamento que se destaca do desenvolvimento biológico e cria novas formas de processos psicológicos, enraizados na cultura.
( ) A linguagem escrita é constituída por um sistema de signos, formado somente pelas palavras. Assim, a linguagem escrita converte-se num sistema de signo que simboliza diretamente as entidades reais e as relações entre elas.
( ) O domínio de um sistema complexo de signos não deve ser alcançado de maneira puramente mecânica e externa; esse domínio é o culminar de um longo processo de desenvolvimento de funções comportamentais complexas.
A sequência correta é
Julgue os itens subsequentes, relativos à prática pedagógica. Na avaliação de treinamento embasada nos critérios, ou níveis, reação, aprendizado, comportamento e resultados, cada um desses critérios/níveis é indicador do sucesso no treinamento, não se podendo afirmar que haja correlação entre eles.
A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida que se articula com o projeto pedagógico e com o projeto de ensino. Na prática da verificação do aproveitamento escolar, os professores realizam, basicamente, três procedimentos sucessivos: medida do aproveitamento escolar; transformação da medida em nota ou conceito; utilização dos resultados identificados. Uma vez identificados, esses resultados poderão ser utilizados para promoção do educando. A verificação do rendimento escolar poderá observar os seguintes critérios, exceto:
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a necessidade, no campo científico e pedagógico, de superação da visão fragmentada da produção de conhecimento e de articulação entre as inúmeras partes que compõem os conhecimentos da humanidade.
Planejar, nas escolas em geral, tem sido um modo de operacionalizar o uso de recursos materiais, financeiros, humanos e didáticos. As denominadas semanas de planejamento passaram a acontecer no início de cada ano como uma forma de efetivação de ações futuras dentro do ambiente escolar.
Pode-se considerar que o planejamento do ensino:
I- É a previsão inteligente e bem articulada de todas as etapas do trabalho escolar.
II- É a previsão das situações específicas do professor com a classe.
III- É o processo de tomada de decisões bem informadas que visam à racionalização das atividades do professor e do aluno.
IV- Deve envolver situações ensino-aprendizagem, possibilitando melhores resultados e, em consequência, maior produtividade.
V- É a previsão de todas as atividades que o educando realiza sob orientação da escola para atingir os fins da educação.
São verdadeiras as afirmações
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a estruturação de currículos, utilizando-se, para tal, a metáfora da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que os galhos representam as especializações, apontando para diversas direções.
Ao longo dos oito anos do ensino fundamental, espera-se que os alunos adquiram, progressivamente, uma competência em relação à linguagem que lhes possibilite resolver problemas da vida cotidiana, ter acesso aos bens culturais e alcançar a participação plena no mundo letrado. Para que essa expectativa se concretize, o ensino de Língua Portuguesa deverá organizar-se de modo que os alunos sejam capazes de, EXCETO:
As políticas públicas brasileiras têm caminhado para a construção de um sistema nacional de educação que valorize a universalidade de direitos e a necessidade de superar desigualdades sociais e incorporar o respeito à diversidade no sistema educacional. A propósito desse assunto, assinale a alternativa correta.
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve o reconhecimento do paradigma de disjunção como o mais apropriado para a educação contemporânea, em contraposição à conjunção disciplinar complexa.
Até a década de 1930 predominava, nas escolas brasileiras, a concepção pedagógica tradicional. São características do ensino nessa concepção:
I- O professor era visto como centro do processo de ensino, dominando os conteúdos fundamentais a serem transmitidos aos alunos.
II- A aula expositiva era considerada como a técnica mais adequada à transmissão de conhecimentos.
III- A importância dada ao papel do professor teve um caráter verbalista, autoritário e inibidor da participação do aluno.
IV- Novas técnicas de ensino foram assimiladas pelos professores, como atividades predominantes em sala de aula.
São verdadeiras as afirmações
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