Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a construção do conhecimento voltada a constituir a consciência pessoal e totalizada, pois a realidade é una e supera os limites da fragmentação do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

São características da avaliação formativa, Exceto:

  • A. É conduzida pelo professor.
  • B. Fornece informações diagnósticas.
  • C. Destina-se à promoção da aprendizagem.
  • D. Professores e alunos exercem papel central. Professores conduzem o processo de ensino e alunos aprendem.

Quando nas escolas de hoje, formula-se a pergunta sobre a pertinência de se aplicar uma sanção, conforme o desenvolvimento suposto das capacidades psicológicas do "indisciplinado", está se virando uma página um tanto curiosa na história da educação. Com efeito, há algum tempo, era bastante comum que os educadores aplicassem sanções pedagógicas como, por exemplo, escrever mil vezes: ”não devo conversar" ou ficar em pé horas a fio na frente da sala de aula.

Considere as seguintes afirmações

I- Saímos do sadismo pedagógico ou da pedagogia humilhante, para o reinado da interrogação acerca da pertinência pedagógica de vir a aplicar algum tipo de sanção escolar.

II- No cotidiano escolar, não imperam verdadeiras leis, poder-se -ia dizer que, preferencialmente, imperam regras ou normas morais.

III- Em uma perspectiva genericamente psicológica, a questão da indisciplina estará inevitavelmente associada à ideia de uma carência psíquica do aluno.

IV- Anteriormente, disciplina evocava silenciamento, obediência e resignação.

V- O comportamento indisciplinado não resulta de fatores isolados, mas sim da multiplicidade de influências.

Estão corretas as afirmações

  • A. III e IV.
  • B. IV e V.
  • C. I, II e III.
  • D. I, II, III, IV e V.

O comportamento bullying pode ser identificado em qualquer faixa etária e nível de escolaridade. Entre 3 e 4 anos de idade, podese perceber um comportamento abusivo, manipulador, dominador e, por outro lado, passivo, submisso e indefeso.

São intervenções de combate ao bullying que podem ser feitas pelo professor, exceto:

  • A. respeito e autoconhecimento potencializam o incentivo ao bullying.
  • B. leitura de texto com os alunos, levando-os à percepção que diferentes convivem de maneira harmoniosa.
  • C. desenvolvimento do respeito às diferenças; tratar bem o outro é questão importante para combater o bullying, visto que estimula a convivência pacífica entre os sujeitos.
  • D. desenvolvimento de atitudes solidárias com atitudes positivas ao convívio social que elevem as crianças a uma importante reflexão: a solidariedade modifica a vida das pessoas.

Para Perrenoud, as competências são utilizadas para enfrentar um conjunto de situações complexas, o que implica, também, em uma capacidade de adequação dos saberes. Com relação a esse conceito, é correto afirmar que

  • A. o termo competência é antônimo do termo capacidade.
  • B. competências são capacidades que se apoiam em conhecimentos.
  • C. a competência independe de atitudes e ações.
  • D. o termo competência é sinônimo do termo habilidade.
  • E. as competências não se relacionam com as atualizações de saberes.

O trabalho coletivo na escola deve estar voltado para a construção de um perfil de cidadão, na ótica da educação escolar, que interaja com o processo educativo que ocorre na sociedade como um todo. A respeito da interação grupal no processo do planejamento, assinale a alternativa correta.

  • A. Trabalhar coletivamente é algo a ser conquistado a médio e a longo prazos, exigindo disponibilidade de cada uma das pessoas envolvidas no processo.
  • B. O trabalho coletivo está voltado para ações conjuntas que independem da compreensão da problemática da escola.
  • C. O processo de planejamento não interfere no trabalho em equipe, uma vez que cada pessoa tem seus interesses particulares e estes devem estar acima dos interesses comunitários.
  • D. Para se engajar em um trabalho coletivo em educação, basta compreender os objetivos finais da proposta pedagógica da escola.
  • E. O processo de constituição de equipes será dispensável quando a proposta pedagógica da escola for bem feita e fácil de ser executada.

Acerca da pesquisa participante, assinale a alternativa correta.

  • A. Prega a neutralidade do pesquisador.
  • B. Rejeita a perspectiva neopositivista.
  • C. É cientificista.
  • D. Tem uma postura espontaneísta.
  • E. Nega a relação dialética entre teoria e realidade.

Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem. A educação, no cenário atual, congrega aspectos formais, não formais e informais, mas, a depender da concepção do profissional, as práticas contempladas em projetos sociais tanto podem proporcionar mudanças sociais quanto manter a realidade antes existente, não concretizando sua função principal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem. As práticas educativas vinculadas a comunidades e grupos sociais e realizadas mediante a execução de projetos sociais estão direcionadas à educação não formal, cuja intenção é educar para a cidadania.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem. A ação pedagógica no contexto dos projetos sociais está voltada à inserção social dos sujeitos envolvidos, razão por que dispensa a realização de planejamentos estruturados com objetivos claros e prazos estabelecidos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...