Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue os itens que se seguem. As práticas pedagógicas atuais consideram perspectivas interdisciplinares e transdisciplinares.
Analise as afirmativas correlatas a seguir.
I. Quando utilizam a linguagem do faz de conta, as crianças enriquecem sua identidade.
PORQUE
II. Podem experimentar outras formas de ser e pensar, ampliando suas concepções sobre as coisas e pessoas ao desempenhar vários papéis sociais ou personagens.
Assinale a alternativa correta.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue os itens que se seguem. As concepções de educação são influenciadas pelo contexto sociocultural de cada época, gerando tendências e práticas pedagógicas distintas e adequadas à finalidade da formação humana que cada sociedade almeja.
A construção da identidade e da autonomia diz respeito ao conhecimento, desenvolvimento e uso dos recursos pessoais para fazer frente às diferentes situações da vida. De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A fonte original da identidade está naquele círculo de pessoas com quem a criança interage no início da vida.
II. É preciso planejar oportunidades em que as crianças dirijam suas próprias ações, tendo em vista seus recursos individuais e os limites inerentes ao ambiente.
III. A passagem da autonomia para heteronomia supõe recursos internos sociais e culturais e externos afetivos e cognitivos.
IV. O complexo processo de construção da identidade e da autonomia consiste, basicamente, das interações socioculturais.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Para um aluno das séries iniciais do Ensino Fundamental, identificar, sem contar, conjuntos que possuem mais, menos, muitos, poucos ou mesma quantidade de elementos, representa um objetivo da Alfabetização Matemática. E, para que esse objetivo seja alcançado, o Professor, em sala de aula, deverá trabalhar com os estudantes a seguinte temática:
Assim como o tempo, o espaço também deve ser organizado levando-se em conta o objetivo da educação infantil de promover o desenvolvimento integral das crianças. Com base na citação, assinale a afirmativa INCORRETA.
Na prática pedagógica de uma escola, é importante que os professores expliquem para os alunos de forma clara e simples os objetivos das matérias que estão sendo estudadas em sala de aula. Esta é uma circunstância que sinaliza qualidade na educação. E, de tal modo, este fato pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:
Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o convívio com a diversidade, que é marca da vida social brasileira. Acerca do exposto, é INCORRETO afirmar que:
Caracterizar as figuras geométricas planas: retângulo, quadrado, triângulo e círculo representa um objetivo da Alfabetização Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental. E, para que esse objetivo seja alcançado, o Professor, em sala de aula, deverá trabalhar com os estudantes a seguinte temática:
A avaliação formativa é a componente indispensável e indissociável da prática pedagógica; suas múltiplas funções se consubstanciam na orientação e na regulação do processo ensino-aprendizagem no âmbito da aprendizagem significativa. NÃO é um pressuposto da avaliação formativa:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...