Questões de Pedagogia

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Acerca do trecho anterior NÃO é uma ação inclusiva na educação:

  • A. Sala de aula como eixo de ensino e aprendizagem para todos, criando oportunidades constantes de estudo e pesquisa.
  • B. Elaboração e fortalecimento dos Projetos Político‐Pedagógicos (PPPs), incentivando a ação colegiada e o diferencial da respectiva comunidade.
  • C. Trabalho com as diferenças em sala de aula, no contexto da diversidade cultural em ações que desenvolvam o trabalho, privilegiando a hegemonia dos grupos, deixando cada um com as suas diferenças e variados ritmos de aprendizagem em grupos iguais.
  • D. Revisão do processo de avaliação e de seus resultados: adequação e coerência em relação ao regime de progressão continuada, organizada em ciclos, quanto aos ritmos de aprendizagem e ao desenvolvimento humano. Cada escola deve sistematizar instrumentos de avaliação compatíveis com a flexibilidade e diversidade.

A respeito do projeto político-pedagógico e do papel do professor, julgue os itens a seguir. O conceito de liberdade, como um dos eixos norteadores do projeto político-pedagógico, está associado à ideia de autonomia para pensar, propor e agir, a qual segue uma intencionalidade decidida coletivamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Jean Piaget (1896‐1980) foi um epistemólogo suíço e, também, o nome mais influente na esfera da educação durante a última metade do século XX. Foi a principal figura do estudo acerca do desenvolvimento cognitivo. Segundo Piaget, assinale a afirmativa correta.

  • A. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação.
  • B. As funções psicológicas especificamente humanas se originam nas relações do indivíduo e seu contexto cultural e social.
  • C. São instrumentos técnicos e os signos, construídos historicamente, fazem a mediação dos seres humanos entre si e deles com o mundo.
  • D. As características humanas não estão presentes desde o nascimento, nem no mero resultado das pressões do meio externo, mas, sim, na interação dialética do homem e o seu meio sociocultural.

A respeito do projeto político-pedagógico e do papel do professor, julgue os itens a seguir. No projeto político-pedagógico, apresentam-se ações intencionais claras e propõem-se metas, elaboradas pela comunidade escolar, voltadas para benefício da coletividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a teoria de aprendizagem, segundo Vygotsky, analise as afirmativas a seguir.

I. O desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio.

II. A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor.

III. Aprender é uma interpretação pessoal do mundo, ou seja, é uma atividade individualizada, um processo ativo no qual o significado é desenvolvido com base em experiências.

IV. As crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação.

V. Para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real e aquilo que o sujeito possui, potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. II, III e IV.
  • C. III, IV e V.
  • D. I, II, IV e V.

Um dos elementos importantes na estrutura da universidade corporativa é a forma pela qual os conteúdos estão organizados em programas de aprendizagem. Na abordagem baseada em competências, há três tipos de programas que são bastante comuns às organizações. São eles:

1) programa de aprendizagem que envolve competências que todos os empregados, independentemente do nível hierárquico, precisam saber;

2) programa de aprendizagem que envolve competências comuns a muitas unidades ou áreas da organização; e

3) programa de aprendizagem que envolve competências exclusivas de determinadas unidades ou áreas da organização. Tais programas de aprendizagem estão associados a currículos que sustentam a universidade corporativa.

Assim, é correto afirmar que os programas listados estão relacionados, respectivamente, aos seguintes currículos:

  • A. básico, específico e transversal;
  • B. transversal, básico e específico;
  • C. transversal, específico e básico;
  • D. específico, básico e transversal;
  • E. básico, transversal e específico.

A respeito do projeto político-pedagógico e do papel do professor, julgue os itens a seguir. O professor deve, antes de qualquer planejamento, identificar com clareza os seus objetivos instrucionais ou educacionais, caso contrário a ação docente poderá não ter sentido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tanto a teoria psicogenética de Piaget quanto a teoria sociohistórica de Vygotsky repercutem no contexto educacional, tendo como elemento cêntrico a atitude interacionista dos indivíduos com o meio socioambiental. As duas teorias descrevem a criança como um ser ativo e atento, habilitada para constantemente gerar novas hipóteses sobre o seu entorno. Entretanto, existem diferenças entre elas. Acerca dessas teorias, assinale a afirmativa que trata de Vygotsky.

  • A. A linguagem ocorre com o desenvolvimento do processo cognitivo.
  • B. O pensamento vem antes da linguagem e esta é apenas uma das expressões do pensamento.
  • C. Pensamento e linguagem aparecem junto e a linguagem ajuda a desenvolver os processos mentais.
  • D. A formação do pensamento depende basicamente da coordenação dos esquemas sócio‐motores e não da linguagem.

Flávia trabalha como pedagoga em uma organização de grande porte que sempre investiu muito na qualificação e requalificação de seus funcionários e que tinha um departamento exclusivo para a área de treinamento e desenvolvimento (T&D). Considerando as mudanças na área, Flávia elaborou um projeto de criação de uma universidade corporativa e listou alguns argumentos comparativos entre os departamentos de T&D e tais universidades, para evidenciar para os diretores da empresa a importância de fazer a mudança que estava sendo proposta. O argumento que apresenta adequadas informações sobre os dois modelos de educação corporativa é:

  • A. o propósito geral de um departamento de T&D é apoiar a missão da organização, enquanto a universidade corporativa amplia a manutenção do conhecimento já existente;
  • B. ambos os modelos estão voltados para a construção de competências, mas a universidade corporativa apresenta um custo menor que o tradicional departamento de T&D;
  • C. o departamento de T&D tem como público-alvo de suas ações os empregados, enquanto a universidade corporativa estende seu foco para toda a cadeia de valor da empresa;
  • D. o departamento de T&D é sustentado pelo tripé treinamento, desenvolvimento e educação, e a universidade corporativa pelo tripé ensino, pesquisa e ascensão;
  • E. o departamento de T&D está voltado para as competências necessárias à empresa e a universidade corporativa para qualquer tipo de conhecimento do mundo acadêmico.

A respeito do projeto político-pedagógico e do papel do professor, julgue os itens a seguir. O projeto político-pedagógico — escrito e assinado por todos os atores do cenário educacional que participaram de sua construção — só receberá novas inserções em caso de mudança na gestão, a fim de que seja garantida sua coerência.

  • C. Certo
  • E. Errado
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