Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o artigo anterior, analise as afirmativas a seguir.

I. Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.

II. O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

III. Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.

IV. O ensino da história do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.

V. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática também obrigatória ao aluno.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. II, IV e V.
  • C. III, IV e V.
  • D. I, II, III e IV.

O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue os itens que se seguem. As avaliações somativas devem ser programadas para acontecer ao longo do processo de ensino, o que garante o acompanhamento da aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Libâneo, para desenvolver a abordagem das tendências pedagógicas utiliza‐se como critério a posição que cada tendência adota em relação às finalidades sociais da escola. Considerando este pressuposto e o papel da escola, diante de cada uma das tendências pedagógicas, assinale a alternativa correta.

  • A. Na tendência liberal tecnicista, a atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade.
  • B. Na tendência liberal renovada progressivista, a atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade.
  • C. Na tendência liberal renovada não diretiva, acentua‐se o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança dentro do indivíduo, isto é, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente.
  • D. Na escola liberal tradicional, em um sistema social, harmônico, orgânico e funcional, a escola funciona como modeladora do comportamento humano, através de técnicas específicas. À educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global.

O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue os itens que se seguem. A meritocracia é um dos avanços da prática avaliativa contemporânea, pois garante a equidade no processo avaliativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise os fragmentos correlatos.

I. “(...) O fracasso escolar aparece, hoje, entre os problemas de nosso sistema educacional como um dos assuntos mais estudados e discutidos. Porém, ao invés de buscar meios para se livrar de tais fracassos e buscar soluções imediatas para elevar o nível de conhecimento e de autoestima dessas crianças ditas fracassadas, o que ocorre muitas vezes é a busca pelos responsáveis por tal fracasso.”

ASSIM

II. “A ideologia do dom argumenta que a escola oferece igualdade de oportunidades para todos, mas que o sucesso e o fracasso correm por conta dos talentos de cada aluno.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As afirmativas I e II são falsas.
  • B. As afirmativas I e II são verdadeiras.
  • C. A afirmativa I é verdadeira e a II, falsa.
  • D. A afirmativa I é verdadeira e a II não complementa a I.

O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue os itens que se seguem. É correto afirmar que a avaliação diagnóstica é a responsável pela identificação de fragilidades e competências na aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ferreiro e Teberosky (1986) desenvolveram, em suas pesquisas, aspectos propriamente linguísticos da psicogênese da língua escrita, quando descrevem o aprendiz formulando hipóteses a respeito do código da escrita, percorrendo um caminho que pode ser representado em quatro níveis: pré‐silábico, silábico, silábico‐alfabético e alfabético. Essa construção demonstra que a pesquisa segue uma linha regular e organizada em períodos. Sobre este pressuposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Ocorre o período da distinção entre o modo de representação icônica (imagens) ou não icônica (letras, números e sinais).
  • B. Ocorre o período da fonetização da escrita, quando aparecem suas atribuições de sonorização, iniciado pelo período silábico e terminando no alfabético.
  • C. Ocorre o período da construção de formas de diferenciação, controle progressivo das variações sobre o eixo qualitativo (variedade de grafias) e o eixo quantitativo (quantidade de grafias).
  • D. Ocorre o período em que a escrita é uma construção real como sistema de representação, cuja criança não reinventa as letras e os números, mas utiliza os textos das cartilhas, para que se oriente na alfabetização.

O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue os itens que se seguem. As avaliações de planejamento são desenvolvidas nos momentos em que o professor tem oportunidade de refletir sobre o conteúdo já apreendido pelos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as afirmativas relacionadas aos estágios de desenvolvimento, de acordo com a epistemologia genética de Piaget.

I. “No estágio ________________ permanece até completar mais ou menos 7‐8 anos, sendo que o equilíbrio próprio é atingido quando a criança está com a idade de 4‐5 anos.”

II. “No estágio ________________ o ser humano permanece por toda a vida adulta, atingindo um estado de equilíbrio próprio por volta dos 14‐15 anos de idade.”

III. “Do nascimento até, aproximadamente, dois anos de idade, a criança se encontra no estágio ________________, atingindo um nível de equilíbrio biológico e cognitivo que permite constituir uma estrutura linguística, isto é, propriamente conceitual; e isso por volta dos 12‐18 meses.”

IV. “O estágio ________________ é calcado na capacidade de coordenar ações bem ordenadas em ‘sistemas de conjunto ou ‘estruturas’, suscetíveis de se fecharem’ enquanto tais, ele tem duração, em média, até os 11‐12 anos. E quanto, especificamente, ao nível de equilíbrio próprio, este acontece aqui por volta dos 9‐10 anos.”

 Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

  • A. pré‐operatório / operatório formal / sensório‐motor / operatório concreto
  • B. operatório formal / sensório‐motor / operatório concreto / pré‐operatório
  • C. sensório‐motor / operatório concreto / pré‐operatório / operatório formal
  • D. operatório concreto / pré‐operatório / operatório concreto / sensório‐motor

O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue os itens que se seguem. No processo educativo não se deve focar apenas nos resultados finais, mas, também, deve-se considerar os erros que ocorrem durante o processo de aprendizagem como importantes para a construção do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...