Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Com relação a educação, treinamento e desenvolvimento humano, julgue os próximos itens. Entende-se por treinamento aquele tipo de atuação cujo foco é imediato, já a educação é constante e permanente.
A presença de grupos e equipes de trabalho tem sido uma constante no ambiente laboral. Um professor de pedagogia empresarial explicou corretamente aos seus alunos que:
Um professor em um curso de pedagogia empresarial afirmou que formação profissional compreende todos os processos educativos em escolas ou empresas que fornecem conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados à produção de bens e serviços. Um atento aluno que estava na turma identificou que a frase apresentava uma definição restritiva do conceito de formação profissional, pois:
A Sra. Marcelina foi convidada para trabalhar como pedagoga em uma organização de grande porte. Tendo atuado muitos anos em escolas de cursos livres de formação profissional, a Sra. Marcelina entendeu que o contexto organizacional tem características que lhe são próprias e, portanto, oferece desafios diferenciados para os profissionais. Para atuar bem em sua nova missão, ela decidiu estudar as responsabilidades do pedagogo empresarial e identificou na literatura da área que, embora não haja uma receita para atuar como pedagogo, há algumas diretrizes que favorecem o cumprimento das responsabilidades do pedagogo no ambiente corporativo, entre elas:
Desenvolver relações humanas no ambiente de trabalho a partir de dinâmicas de grupo permite criar um espaço psicossocial alternativo, que pode ser muito útil para construir interações entre pessoas e áreas das empresas. São características da dinâmica de grupo:
A docência não é mais uma profissão com função de transmissão de conhecimentos como fora antes. À vista disso, a formação de um professor crítico deve voltar-se ao
Sabe‐se que os projetos de trabalho possibilitam um repensar do significado de aprender e ensinar e do papel dos conteúdos curriculares. Isto repercute no sentido que se dá à avaliação e nos instrumentos usados para acompanhar o processo de formação ocorrido durante todo o desenvolvimento desse projeto. Ao mudar a concepção de avaliação é preciso pensar, ainda, nos instrumentos mais adequados a esta nova visão como instrumento de avaliação. Dentro da perspectiva dos projetos, o acompanhamento e a avaliação do trabalho devem ser feitos, principalmente, através da
vaA escola é um dos grandes agentes formadores e transformadores de mentalidades. O preconceito de gênero, que gera discriminação e violência contra as mulheres, se expressa no ambiente educacional de várias maneiras, como conteúdos discriminatórios e imagens estereotipadas da mulher que são ainda reproduzidos em materiais didáticos e paradidáticos, em diferentes espaços e contextos educacionais. Para a inversão desse quadro, é preciso
I. ampliar e melhorar a qualidade do atendimento educacional, incluindo a valorização profissional dessa parcela da população.
II. aumentar as taxas de matrícula feminina em todos os níveis e modalidades de ensino.
III. definir as profissões tipicamente femininas e as tipicamente masculinas na organização da educação superior.
IV. promover ações afirmativas.
Está correto o que se afirma APENAS em
Sobre a interdisciplinaridade no currículo escolar, assinale a afirmativa INCORRETA.b
Qual infância existe para os meninos-trabalhadores das olarias, das carvoarias e tantos outros trabalhos desumanos quando estamos vivendo em plena revolução tecnológica?
Uma saída importante no enfrentamento desta questão é a escola; a criança que frequenta uma escola
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...