Questões de Pedagogia

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Com relação a educação, treinamento e desenvolvimento humano, julgue os próximos itens. Entende-se por treinamento aquele tipo de atuação cujo foco é imediato, já a educação é constante e permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A presença de grupos e equipes de trabalho tem sido uma constante no ambiente laboral. Um professor de pedagogia empresarial explicou corretamente aos seus alunos que:

  • A. a estruturação de equipes é o mais adequado para o trabalho nas organizações;
  • B. parte da efetividade do trabalho em equipe resulta de ela contar com pessoas com as competências necessárias;
  • C. o trabalho em equipe aumenta as chances de melhorar o desempenho e reduzir os conflitos;
  • D. equipes formadas por membros heterogêneos tendem a ser mais produtivas e harmônicas;
  • E. grupos de trabalho costumam ser mais eficientes do que equipes porque eles compartilham metas e identidades.

Um professor em um curso de pedagogia empresarial afirmou que “formação profissional compreende todos os processos educativos em escolas ou empresas que fornecem conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados à produção de bens e serviços”. Um atento aluno que estava na turma identificou que a frase apresentava uma definição restritiva do conceito de formação profissional, pois:

  • A. a natureza da formação profissional não é processual, já que a formação é um período específico da vida que antecede o ingresso no mercado de trabalho;
  • B. a ligação com o sistema educacional é tênue, sendo comum encontrar educação profissional apenas nos cursos de nível técnico que ainda são raros no Brasil;
  • C. a formação profissional não compreende todos os processos educativos relacionados à produção de bens e serviços, mas sim os processos iniciais de carreira;
  • D. a formação profissional não deve fornecer conhecimentos prontos, mas permitir que o indivíduo adquira e desenvolva conhecimentos;
  • E. os conhecimentos da formação profissional não se caracterizam como técnicos e operacionais, uma vez que a fase de formação antecede as experiências laborais.

A Sra. Marcelina foi convidada para trabalhar como pedagoga em uma organização de grande porte. Tendo atuado muitos anos em escolas de cursos livres de formação profissional, a Sra. Marcelina entendeu que o contexto organizacional tem características que lhe são próprias e, portanto, oferece desafios diferenciados para os profissionais. Para atuar bem em sua nova missão, ela decidiu estudar as responsabilidades do pedagogo empresarial e identificou na literatura da área que, embora não haja uma “receita” para atuar como pedagogo, há algumas diretrizes que favorecem o cumprimento das responsabilidades do pedagogo no ambiente corporativo, entre elas:

  • A. trabalhar mais na direção dos objetivos particulares da empresa do que na direção dos objetivos sociais;
  • B. promover mais a reflexão teórica das ações de educação corporativa do que as ações práticas;
  • C. priorizar mais os cursos com instrutores internos do que os cursos com instrutores externos;
  • D. fornecer feedbacks acerca das aprendizagens necessárias a cada funcionário mais por escrito do que verbalmente;
  • E. investir mais em ações de aprendizagem formal do que ações de aprendizagem informal.

Desenvolver relações humanas no ambiente de trabalho a partir de dinâmicas de grupo permite criar um espaço psicossocial alternativo, que pode ser muito útil para construir interações entre pessoas e áreas das empresas. São características da dinâmica de grupo:

  • A. clima de confiança mútua e treinamento em técnicas de ataque e defesa;
  • B. compartilhamento de pensamentos e adesão a uma tarefa comum;
  • C. consideração pelo outro e desenvolvimento de fórmulas de cortesia;
  • D. redução das diferenças individuais e aprendizagem de novas maneiras de agir;
  • E. valorização da integração grupal e adoção de condutas normativas.

A docência não é mais uma profissão com função de transmissão de conhecimentos como fora antes. À vista disso, a formação de um professor crítico deve voltar-se ao

  • A. preparo metodológico de sequências didáticas, visando a uma aula mais eficiente e produtiva.
  • B. estudo dos conhecimentos teóricos que embasam a disciplina que irá ministrar nas suas aulas, para assim obter maior competência em sua prática educativa.
  • C. exercício da reflexão coletiva, que possibilite uma efetiva participação na análise, na compreensão e na proposição do conteúdo e do processo de seu trabalho.
  • D. desenvolvimento de temas geradores escolhidos a partir dos assuntos de maior relevância em sua disciplina.
  • E. aprendizado de técnicas motivacionais que levem o aluno a ter prazer em estudar e apresentar maior rendimento nas aulas.

Sabe‐se que os projetos de trabalho possibilitam um repensar do significado de aprender e ensinar e do papel dos conteúdos curriculares. Isto repercute no sentido que se dá à avaliação e nos instrumentos usados para acompanhar o processo de formação ocorrido durante todo o desenvolvimento desse projeto. Ao mudar a concepção de avaliação é preciso pensar, ainda, nos instrumentos mais adequados a esta nova visão como instrumento de avaliação. Dentro da perspectiva dos projetos, o acompanhamento e a avaliação do trabalho devem ser feitos, principalmente, através da

  • A. elaboração de testes.
  • B. organização de provas.
  • C. construção de portfólio.
  • D. organização de entrevistas.

vaA escola é um dos grandes agentes formadores e transformadores de mentalidades. O preconceito de gênero, que gera discriminação e violência contra as mulheres, se expressa no ambiente educacional de várias maneiras, como conteúdos discriminatórios e imagens estereotipadas da mulher que são ainda reproduzidos em materiais didáticos e paradidáticos, em diferentes espaços e contextos educacionais. Para a inversão desse quadro, é preciso

I. ampliar e melhorar a qualidade do atendimento educacional, incluindo a valorização profissional dessa parcela da população.

II. aumentar as taxas de matrícula feminina em todos os níveis e modalidades de ensino.

III. definir as profissões tipicamente femininas e as tipicamente masculinas na organização da educação superior.

IV. promover ações afirmativas.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. II e IV.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e IV.
  • E. I, II e III.

Sobre a interdisciplinaridade no currículo escolar, assinale a afirmativa INCORRETA.b

  • A. É uma proposta que exige interação entre duas ou mais disciplinas, o que resultará em intercomunicação e enriquecimento recíproco e, consequentemente, em uma transformação das metodologias de pesquisa, em uma modificação de conceitos, de terminologias fundamentais etc.
  • B. Permite a integração de saberes, rompendo com a ideia de que o tempo escolar deveria ser dividido em áreas do conhecimento. É importante que o trabalho pedagógico nos anos/séries iniciais do ensino fundamental, garanta o estudo articulado das ciências sociais, das ciências naturais, das noções lógico‐matemáticas e das linguagens.
  • C. É fundamental que os diferentes componentes curriculares sejam contemplados na rotina escolar e que atendam aos princípios didáticos gerais, devendo ser compreendidos como listas de conteúdos a serem ensinados aos alunos, para a construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas pedagógicas.
  • D. Faz‐se necessário pensar na seleção, organização e distribuição de conhecimentos relevantes para que todos os estudantes possam se apropriar deles, a fim de atuarem na mudança de seus contextos como sujeitos autônomos, críticos e criativos. Por serem vistos como meios, e não fins, os conhecimentos devem ser abordados pelos professores em situações dinâmicas e reflexivas, por meio do planejamento pedagógico coletivo.

Qual infância existe para os meninos-trabalhadores das olarias, das carvoarias e tantos outros trabalhos desumanos quando estamos vivendo em plena revolução tecnológica?

Uma saída importante no enfrentamento desta questão é a escola; a criança que frequenta uma escola

  • A. permitirá que seus pais reconheçam sua capacidade de estudar e, assim, obter um trabalho mais qualificado.
  • B. será capaz de profissionalizar-se e, consequentemente, conseguir sua inserção no mercado formal de trabalho.
  • C. poderá ter um certificado que irá permitir obter um emprego e, assim, melhor contribuir com a renda familiar.
  • D. irá obter auxílio da equipe pedagógica para aprender a lidar melhor com sua situação de pobreza.
  • E. terá acesso à informação, ao ensino e poderá, portanto, ter a compreensão da sua condição de explorada e lutar contra essa situação.
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