Questões de Pedagogia

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“Para ele, o professor libertador é aquele que ultrapassa as fronteiras de um repassador de conteúdos e surge como alguém que instiga seus educandos à compreensão e à transformação. O diálogo se consolida. De acordo com esse autor, a educação cumpre sua função na medida em que promove a construção de um cidadão que, por intermédio de sua formação, busca compreender a realidade e modificá-la em benefício de si e dos outros. A educação deve ir além de uma ação que vise à manutenção do que já existe.”

O texto se refere a:

  • A. Paulo Freire
  • B. Augusto Comte
  • C. Lev Vygotsky
  • D. Friedrich Froebel

O método cartesiano, proposto por René Descartes em sua obra “O Discurso do Método”, é um método que segue o caminho da dúvida e que tem como objetivo identificar a verdade. Na educação, esse modelo se faz presente nas “grades curriculares”, onde é estruturado o todo educativo, aparecendo, em seus diversos quadros, as disciplinas e seus respectivos conteúdos a serem trabalhados de forma fragmentada e descontextualizada. Esse método de raciocínio proposto por Descartes, consiste em seguir quatro regras básicas:

  • A. A regra da evidência, a regra da competição, a regra simples e a regra da enumeração.
  • B. A regra da concorrência, a regra da análise, a regra da dificuldade e a regra da enumeração.
  • C. A regra da análise, a regra simples, a regra composta e a regra numérica.
  • D. A regra da evidência, a regra da análise, a regra da ordem e a regra da enumeração.

Sobre as tendências pedagógicas que norteiam a prática docente, analise as afirmativas a seguir:

I. A tendência pedagógica tradicional é uma tendência onde o professor é o dono do saber e cabe a ele a função de transmitir informações, isto é, os conhecimentos já existentes, não se preocupando com a construção de novos saberes.

II. A tendência pedagógica crítica, conhecida como crítico-social, chegou ao Brasil no início da década de 1970, sendo contemporânea ao modelo tecnicista.

III. Na tendência pedagógica libertária, os conteúdos possuem a missão de difundir a cultura acumulada historicamente.

IV. Na tendência pedagógica tecnicista, a sala de aula é organizada de forma racional; os alunos são dispostos de maneira que o professor possa atingir a todos. Muitas vezes, as aulas acontecem em laboratórios, oficinas mecânicas ou ateliês de costura. A relação professor/aluno é objetiva, cabendo ao professor transmitir as informações e ao aluno, fixá-las.

Assinale a alternativa correta:

  • A. Somente a afirmativa I é verdadeira.
  • B. Todas as afirmativas são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

  • A. a centralidade no diálogo entre docentes e gestores na organização e administração dos espaços da unidade escolar.
  • B. a eficácia das ações dos docentes junto aos alunos, visando a garantir uma melhor colocação no ranking das escolas.
  • C. a compreensão da natureza do trabalho individual e a execução das tarefas previamente definidas e organizadas para a transposição/mediação na sua área de conhecimento.
  • D. uma ação político-pedagógica que considere legítimo o enfrentamento das demandas dos distintos segmentos da comunidade escolar.
  • E. uma intensa participação dos diretores e coordenadores pedagógicos nos projetos de formação oferecidos pelas secretarias de educação.

Fortalecer mecanismos de desenvolvimento profissional nas carreiras, estimulando a manutenção de servidores no serviço público e valorizando a progressão nas carreiras.

  • A. Balancete do último trimestre do fundo.
  • B. Cópia da Lei Orçamentária Anual (LOA).
  • C. Cópia da última ata de reunião ordinária.
  • D. Cópia da lei de criação do fundo e de sua regulamentação.
  • E. Cópia da ata que aprova o envio dos documentos à CIB.

Ao iniciar o primeiro conselho de classe de sua escola, a coordenadora pedagógica destaca o seguinte aspecto:

- A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve organizar-se de forma a retratar, o quanto possível, a vida. À escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, e numa interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente.

Um dos professores pede a palavra, discorda da coordenadora e afirma:

- A escola tem o papel de preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

De acordo com o pensamento educacional, as tendências pedagógicas expressas pelo argumento da coordenadora pedagógica e pelo do professor são, respectivamente,

  • A. tendência progressista libertadora e tendência progressista libertária
  • B. tendência progressista crítico-social dos conteúdos e tendência progressista libertária
  • C. tendência liberal renovada progressista e tendência progressista crítico-social dos conteúdos
  • D. tendência liberal tecnicista e tendência progressista libertadora
  • E. tendência liberal tradicional e tendência liberal renovada progressista

O dever do Estado com a Educação Escolar pública ocorrerá a partir da garantia de:

  • A. Atendimento gratuito exclusivamente para crianças que frequentam creches.
  • B. Atendimento de educação especial gratuita unicamente para os educandos com deficiência física.
  • C. O ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
  • D. Vaga na escola pública, apenas para a educação infantil, o mais próximo da residência da criança.
  • E. Atendimento no ensino fundamental por meio de programas suplementares somente de material didático e transporte.

O modelo tradicional de escola é centrado na figura do professor que transmite os conteúdos a uma plateia de alunos, que, aos poucos, os vão adquirindo. Esses conteúdos se constituem em conhecimentos e valores socialmente acumulados pelas gerações anteriores e devem ser transmitidos como verdades, cumprindo a função de preparar as novas gerações para a vida em sociedade. Esse modelo de escola está presente em muitas de nossas salas de aula e se baseia em uma concepção segundo a qual o

  • A. conhecimento é produzido a partir da interação entre o indivíduo e o meio natural e social em que vive, cabendo ao educador facilitar essa interação.
  • B. conhecimento é adquirido a partir das informações que o indivíduo recebe do meio ambiente através de seus sentidos externos bem como das diferentes combinações que a mente produz entre essas impressões, cabendo ao educador selecionar os conteúdos mais relevantes e apresentá-los a seus educandos.
  • C. conhecimento é um processo dinâmico, sendo produzido sempre que ocorre um conflito cognitivo, cabendo ao educador provocar esse conflito para que a aprendizagem ocorra.
  • D. conhecimento é uma construção coletiva e, como tal, só pode ser adquirido na interação em sociedade, cabendo ao educador ser um facilitador dessa interação.
  • E. ser humano ao nascer já traz consigo uma carga de capacidades e potencialidades, cabendo ao mundo adulto oferecer condições apropriadas para seu correto desenvolvimento.

No âmbito escolar, o processo de avaliação institucional tem por objetivo

  • A. desencadear processos mais competitivos entre os professores e alunos da escola para melhorar a qualidade do produto oferecido.
  • B. diagnosticar os problemas institucionais para a criação de rankings classificatórios entre os sujeitos.
  • C. buscar resultados que gerem novas formas de mediações pedagógicas dos professores em suas aulas.
  • D. traçar caminhos de processos que sejam mais seletivos para a gestão dos resultados obtidos com a avaliação.
  • E. favorecer o autoconhecimento da instituição sobre si mesma, subsidiando a tomada de decisões no âmbito da gestão escolar.

Os processos de ensino e aprendizagem na instituição escolar são considerados o centro da investigação e da prática didáticas. Isso significa que

  • A. toda ação e mediação educativas necessitam apoiar-se tanto em conhecimentos teóricos quanto em práticos.
  • B. a instituição escolar necessita de mediações e intervenções práticas por meio de disciplinas didáticas.
  • C. a didática é o centro da investigação sobre os processos de ensino e de aprendizagem na escola.
  • D. a pedagogia utiliza as disciplinas didáticas e metodológicas para fundamentar as teorias.
  • E. os conhecimentos práticos acerca dos processos de ensino e aprendizagem são essenciais para a articulação entre metodologia e pedagogia.
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