Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Para ele, o professor libertador é aquele que ultrapassa as fronteiras de um repassador de conteúdos e surge como alguém que instiga seus educandos à compreensão e à transformação. O diálogo se consolida. De acordo com esse autor, a educação cumpre sua função na medida em que promove a construção de um cidadão que, por intermédio de sua formação, busca compreender a realidade e modificá-la em benefício de si e dos outros. A educação deve ir além de uma ação que vise à manutenção do que já existe.
O texto se refere a:O método cartesiano, proposto por René Descartes em sua obra O Discurso do Método, é um método que segue o caminho da dúvida e que tem como objetivo identificar a verdade. Na educação, esse modelo se faz presente nas grades curriculares, onde é estruturado o todo educativo, aparecendo, em seus diversos quadros, as disciplinas e seus respectivos conteúdos a serem trabalhados de forma fragmentada e descontextualizada. Esse método de raciocínio proposto por Descartes, consiste em seguir quatro regras básicas:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Sobre as tendências pedagógicas que norteiam a prática docente, analise as afirmativas a seguir:
I. A tendência pedagógica tradicional é uma tendência onde o professor é o dono do saber e cabe a ele a função de transmitir informações, isto é, os conhecimentos já existentes, não se preocupando com a construção de novos saberes. II. A tendência pedagógica crítica, conhecida como crítico-social, chegou ao Brasil no início da década de 1970, sendo contemporânea ao modelo tecnicista. III. Na tendência pedagógica libertária, os conteúdos possuem a missão de difundir a cultura acumulada historicamente. IV. Na tendência pedagógica tecnicista, a sala de aula é organizada de forma racional; os alunos são dispostos de maneira que o professor possa atingir a todos. Muitas vezes, as aulas acontecem em laboratórios, oficinas mecânicas ou ateliês de costura. A relação professor/aluno é objetiva, cabendo ao professor transmitir as informações e ao aluno, fixá-las. Assinale a alternativa correta:Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2014
Fortalecer mecanismos de desenvolvimento profissional nas carreiras, estimulando a manutenção de servidores no serviço público e valorizando a progressão nas carreiras.
Ao iniciar o primeiro conselho de classe de sua escola, a coordenadora pedagógica destaca o seguinte aspecto:
- A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve organizar-se de forma a retratar, o quanto possível, a vida. À escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, e numa interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente.
Um dos professores pede a palavra, discorda da coordenadora e afirma:
- A escola tem o papel de preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
De acordo com o pensamento educacional, as tendências pedagógicas expressas pelo argumento da coordenadora pedagógica e pelo do professor são, respectivamente,
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2014
O dever do Estado com a Educação Escolar pública ocorrerá a partir da garantia de:
O modelo tradicional de escola é centrado na figura do professor que transmite os conteúdos a uma plateia de alunos, que, aos poucos, os vão adquirindo. Esses conteúdos se constituem em conhecimentos e valores socialmente acumulados pelas gerações anteriores e devem ser transmitidos como verdades, cumprindo a função de preparar as novas gerações para a vida em sociedade. Esse modelo de escola está presente em muitas de nossas salas de aula e se baseia em uma concepção segundo a qual o
No âmbito escolar, o processo de avaliação institucional tem por objetivo
Os processos de ensino e aprendizagem na instituição escolar são considerados o centro da investigação e da prática didáticas. Isso significa que
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...