Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito dos elementos pedagógicos da capacitação, julgue os itens subsecutivos. Ao criar os projetos, os professores devem ter como foco principal o impacto das ações desses projetos sobre a realidade da comunidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na questão do analfabetismo no Brasil, para além de um descaso de políticas públicas de educação, há que se considerar a importância do papel da mídia no senso comum, especialmente nos últimos anos, no sentido de associar, aos índices divulgados de analfabetismo, a marginalidade, a criminalidade e a miséria.

Em uma escola que ainda tem como perfil um acesso relativamente restrito e uma permanência por vezes precária, estes fatos

  • A. mostram uma clara preocupação em corrigir as injustiças sociais.
  • B. indicam a necessidade de políticas compensatórias na área da alfabetização.
  • C. demonstram a importância da assistência aos pobres e muito pobres.
  • D. apontam para a exigência de políticas assistencialistas.
  • E. denunciam a desigualdade socioeconômica brasileira e a exclusão do analfabeto.

A respeito dos elementos pedagógicos da capacitação, julgue os itens subsecutivos. Os conteúdos atitudinais têm a função de provocar a reflexão acerca dos valores e das atitudes que influenciam as relações interpessoais no contexto educacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para compreender a escola é preciso recorrer ao sentido amplo da palavra cultura, isto é, o conjunto de costumes, dos modos de viver, de vestir, das maneiras de pensar, das expressões de linguagem, dos valores das várias origens dos alunos.

Consequentemente, a escola para ser bem sucedida

  • A. deve escolher a cultura que mais se aproxima da maioria de seus alunos, visando a um tratamento democrático.
  • B. é obrigada a equilibrar os diferentes valores dessas diferentes culturas para atender igualmente a todos os alunos.
  • C. precisa colocar-se aberta às diversas culturas existentes nos grupos de alunos.
  • D. necessita perceber qual é a melhor cultura para, assim, poder contribuir com um ensino de qualidade.
  • E. exige a definição de qual cultura propicia uma melhor aprendizagem.

A concepção crítica do currículo se caracteriza por compreendê-lo intrinsecamente relacionado às questões de:

  • A. Ensino, aprendizagem, classe social, cultura e eficiência.
  • B. Ideologia, poder, currículo oculto, emancipação e libertação.
  • C. Identidade, objetivos, discurso, gênero e multiculturalismo.
  • D. Avaliação, organização, objetivos, eficácia e eficiência.
  • E. Planejamento, poder, capitalismo, metodologia e meritocracia.

Participar e comprometer-se com a prática de valores que estimule os princípios educativos no âmbito escolar exige muito mais do que uma compreensão da realidade. Exige transparência e consciência da verdadeira função que cada ator tem em estruturar as suas ações e seus diálogos. Sendo assim, uma escola que tem como foco uma boa relação interpessoal, NÃO deve ser caracterizada por:

  • A. Respeito mútuo
  • B. Tolerância.
  • C. Ênfase nos erros das pessoas.
  • D. Altos padrões éticos.

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, no que se refere ao assunto Mídia e Educação:

( ) As reflexões em torno do assunto mídia e educação vêm sendo aprofundadas há várias décadas dada a constatação de sua influência na formação do sujeito contemporâneo e da necessidade de explorar o assunto diante do rápido desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação.

( ) A educação para as mídias como perspectiva de um novo campo do saber e de intervenção vem se desenvolvendo no mundo inteiro com o objetivo de formar usuários ativos, criativos, críticos de todas as tecnologias de informação e comunicação.

( ) A internet tem cada vez mais atingido os sistema educacional. As redes são utilizadas no processo pedagógico para romper as paredes da escola, bem como para que aluno e professor possam conhecer o mundo, novas realidades, culturas diferentes, desenvolvendo a aprendizagem através do intercâmbio e aprendizado colaborativo.

( ) É imprescindível enfatizar que as novas tecnologias de informação e comunicação não passam de mero lazer, pois no campo educacional, os recursos mais importantes são o livro didático e o quadro de giz.

A sequência correta é:

  • A. F, V, V, V
  • B. V, V, V, F
  • C. V, V, V, V
  • D. V, V, F, F

No que diz respeito ao uso das novas tecnologias no campo educacional, é INCORRETO afirmar:

  • A. O potencial que os recursos tecnológicos oferecem, não pode ser negado, mas precisa ser integrado efetivamente na escola, principalmente na rede pública de escolarização, já que pode servir como mais uma possibilidade para a construção da cidadania plena.
  • B. Os recursos tecnológicos devem servir para serem utilizados de vez em quando, pois é de fundamental importância dar preferência às aulas expositivas no qual o professor é o detentor do conhecimento.
  • C. Para efetivar a aplicação das tecnologias na escola, é preciso criar conhecimentos e mecanismos que possibilitem sua integração à educação, evitando o deslumbramento ou o uso indiscriminado da tecnologia por si e em si.
  • D. A utilização da tecnologia no ambiente escolar exige uma nova postura do professor e da escola, onde os meios eletrônicos de comunicação são a base para o compartilhamento de ideias e ideais em projetos colaborativos.

Sobre a Educação Inclusiva, analise as afirmativas a seguir:

I. O termo Educação Inclusiva supõe a disposição da escola de atender a diversidade total das necessidades dos alunos nas escolas comuns.

II. A Educação Inclusiva tem sido discutida em termos não somente de novas estratégias de ensino, mas de maneira bem mais ampla como ações que levem a reformas escolares, melhorias nos programas de ensino e novas medidas de justiça social. Por isso, a inclusão pressupõe uma escola que se ajuste a todas as crianças, em vez de esperar que uma determinada criança com deficiências se ajuste à escola.

III. Uma Educação Inclusiva deve ser capaz de orientar o ensino e a formação, tendo em vista a cidadania, imbuída de uma clara noção de que a excelência humana é puramente acadêmica.

IV. A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de incluir avaliações padronizadas no processo de ensino aprendizagem, preparando os alunos para o exigente e competitivo mercado de trabalho.

Assinale a alternativa correta:

  • A. Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
  • B. Todas as afirmativas são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
  • D. Somente a afirmativa II é verdadeira.

A Declaração de Salamanca trata de princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Seu conjunto de recomendações e propostas é guiado pelos seguintes princípios, EXCETO:

  • A. Toda criança que possui dificuldade de aprendizagem pode ser considerada com necessidades educativas especiais.
  • B. O ensino deve ser diversificado e realizado num espaço comum a todas as crianças.
  • C. Os alunos devem adaptar-se às especificidades da escola, e não a escola às especificidades dos alunos.
  • D. Independente das diferenças individuais, a educação é direito de todos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...